Aprendiz

A uberização do mercado de trabalho no Brasil

  • 0

Na filosofia, a palavra “Ataraxia” significa: ausência de preocupação na vida do ser. Sob essa ótica, é inegável que esse termo é ausente no dia à dia do cidadão, pois é perceptível que a uberização do mercado de trabalho no Brasil é um fator preocupante ao homem. Nesse sentido, pode-se afirmar que a falta de oportunidade, ao brasileiro, de conseguir serviços remuneratórios agrava essa situação, trazendo como consequência a desigualdade social para o país.

Em primeiro lugar, é válido frisar que a ausência de ocasião para que o trabalhador consiga um emprego contribui para a problemática. No Feudalismo, os empregados passavam maior parte de seus tempos prestando obrigações, no entanto baixas eram suas remunerações. Nos tempos atuais, infelizmente, continuam as semelhanças com  a sociedade, pois é notável que o cidadão, por conta da ausência de vagas de emprego, vai aceitar serviços com alta carga horária e pouca remuneração financeira.

Outrossim, é importante observar a desigualdade social como fator resultante. No filme “À procura da felicidade”, o protagonista passa maior parte de seu tempo trabalhando e cuidando de seu filho, porém acaba perdendo sua casa, tendo em vista que é alugada e seu pagamento (remuneração do trabalho) não é o bastante. Fora do mundo cinematográfico, nota-se a semelhança à realidade, logo, percebe-se que é inaceitável que a classe baixa e média sejam vítimas dessa injustiça, visto que com todo avanço tecnológico, o mesmo que possibilitou a uberização, o homem continue com as mesmas condições que eram dadas no Feudalismo.

Portanto, necessita-se, urgentemente, que a Secretaria do Trabalho em parceira com o Ministério da Educação realizem, por meio de investimentos monetárias, a criação de empresas de diversos setores, que usem recursos tecnológicos para facilitar, como a empresa uber, para assim a desvalorização ao trabalhador não ser um tópico presente. Dessa forma, espera-se, por meio dessas ações, promover um futuro melhor para o Brasil.

 

(não consegui botar os parágrafos)

Compartilhar

4 Correções

  1. Boa noite! Sua redação está muito boa. Eu ainda sou inciante então minha humilde opinião é de que acredito que sua contextualização não tenha tido uma ligação real com o tema, pois nunca vai haver ausência de preocupação na vida do cidadão, parece que você colocou só pra ficar no lugar de contextualização, mas você poderia colocar algo mais específico ligado ao tema.
    Espero ter ajudado.

    • 0
  2. Olá, gostei dá muito da sua redação, mas tem alguns pontos que você deve estar atenta.
    INTRODUÇÃO: Observei algumas vírgulas em lugares erradas como por exemplo “Na filosofia, a palavra” “a falta de oportunidade, ao brasileiro,”
    .
    1D: Houve um trecho do seu segundo paragrafo que ficou meio confuso. Talvez tenha faltado alguma palavra. “infelizmente, continuam as semelhanças com a sociedade, ” Qual sociedade? Deixe explicito no texto para que o corretor possa entender o que você quer dizer. Também tente melhorar sua contextualização em relação ao Feudalismo.
    .
    2D: “Outrossim, é importante observar a desigualdade social como fator resultante” Resultante do que? Cuidado! tente detalhar o melhor possível sua redação. Você citou nesse paragrafo que a classe média sobre que as condições precárias de trabalhos observadas no seu texto. Entretanto, isso não é real, visto que, a classe média possui diversos privilégios mesmo que não sejam iguais ao da classe alta.
    Outro ponto também foi quando você relacionou os trabalhos atuais como Feudalismo, sendo que não há tanta igualdade. Cuidado, talvez não tenha se explicado direito.
    .
    CONCLUSÃO: “necessita-se, urgentemente,” Retirar vírgula depois de necessita-se. ” investimentos monetárias” MonetáriOs*
    .
    GERAL: A sua redação está boa, você só precisa treinar mais. Você sabe argumentar, sabe escrever possui domínio do texto dissertativo argumentativo e isso é muito bom.
    Sua conclusão possui os 5 critérios exigidos pelos corretos e isso também é muito bom. Mas tente detalha-la melhor.
    .
    DICA: Assista aos vídeos do corretor sincerão no youtube. Treine redação pelo menos 1 vez na semana. Corrija redações aqui na plataforma e as suas próprias ( isso ajuda muito).
    .
    PARABÉNS!!!

    • 0
  3. *ESPERO TE AJUDAR DE ALGUMA FORMA*
    Primeiras impressões do seu texto:
    Introdução confusa, não há relação clara entre o primeiro período do parágrafo e a tese.
    2º parágrafo- interessante alusão histórica, mas a articulação feita com o tema é frágil. Afinal, o que é uberização? Sem a definição torna-se difícil a compreensão do texto.
    3º paragrafo- bem escrito
    Conclusão- ausência de modo e detalhamento da proposta de intervenção

    C1= 160 – poucos desvios gramaticais leves
    C2= 120- argumentação obvia ou previsível
    C3= 120- traz informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas de forma mediana
    C4= 120- articulação das partes do texto abaixo do adequado
    C5= 120- elaborou, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto
    TOTAL= 640

    • 0
  4. Bom, no primeiro parágrafo poderia ter feito a referência do filme do terceiro parágrafo, acho que ficaria mais organizado, também na introdução poderia ter citado os problemas decorrentes da uberização, os motivos para se tornar uma profissão cada vez mais crescente o Brasil, assim ao decorrer do texto você teria mais facilidade ao explicar seus argumentos, pois achei um pouco confuso. A conclusão está boa, mas eu desenvolveria mais, achei um pouco confuso também. É isso,eu também deixaria o tema mais claro, já que citou o serviço de Uber pouquíssimas vezes. Mas se continuar ficará cada vez melhor, veja alumas aulas com estruturas de redação e veja a que vc mais gosta, é uma dica muito boa, enfim, muito sucesso pra vc. Penso que a nota deve ficar em torno de 600.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.