” A tolerância da sociedade brasileira à violência sexual contra mulheres ” (corrigir no modelo do unesp, onde não deve ter proposta de intervenção e sim problematização do tema)

  • 0

   A violência sexual contra mulheres é retratada de uma forma bastante clara e até perturbadora na série The Handmaid’s Tale, onde mostram um modelo de sociedade americano que obriga mulheres férteis a terem relações sexuais com homens de poder a fim de procriar. Mostra-se a falta de respeito que elas são tratadas, gerando indignação em seus telespectadores, e se você não se comover com as cenas, possivelmente você é complacente e se abstém em situações de violência. Isso se deve à forma que fomos criados, sempre sexualizando-as e objetificando-as. A sociedade patriarcal ensina que mulheres devem tolerar qualquer tipo de abuso pois foi merecido, e homens estão livres de sua culpa pois é de sua natureza tais feitos.
A sexualização da mulher é evidente nas mídias sociais e meios de comunicação, como em comerciais de cerveja que em sua maioria trás uma mulher semi-nua servindo o homem. Certamente a figura feminina não tem ligação à cerveja, está ali com o intuito de chamar atenção e instigar a compra do produto. Como resultado dessa e de outras atitudes, a mulher é vista como um troféu, um prêmio pertencente aos homens, que por sua vez se sentem no direito de fazer e tratá-las como quiserem. Dessa forma, muitas vezes acabem praticando atos que consumam a violência sexual. E a sociedade mais uma vez foi complacente indiretamente.
Além disso, resultantes de comportamentos como os citados acima, podemos mencionar a pesquisa do Ministério da Saúde de 2012, informando-nos que a cada 1 hora, o SUS recebe 2 mulheres com sinais de violência sexual. Tais dados alarmantes conferem a ideia de que o machismo estrutural no brasil não vem dos dias de hoje, e sim é fruto de todo um sistema a qual ensina que às mulheres devem satisfação aos homens. Sistema esse falho, que a sociedade não deveria mais tolerar.
Entende-se que a série citada é uma crítica ao mundo contemporâneo por permitir que as mulheres sejam tratadas como objeto, que todos os seres humanos são dignos de liberdade e respeito. A triste ficção vivenciada nas telas é uma projeção hiperbólica da sociedade e serve para abrirmos o olho. É preciso que lutemos por igualdade e não nos afugentemos por submissão!

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá. Boa noite.

    Na introdução: Eu te aconselho a procurar citações ou alusões para melhorar seus argumentos. Vou te mandar um link que me ajudou muito sobre isso, do youtube https://www.youtube.com/watch?v=uWLz3NefFJk
    Na parte em que você diz “se você não se comover com as cenas, possivelmente você é complacente e se abstém em situações de violência.” Parece que você da a sua opinião, não é que não possa dar, mas não deixe tão evidente. Demonstre a sua opinião de forma indireta. Também te aconselho a assistir aulas sobre redação para concurso gratuitamente no site da kultivi lá tem curso de redação para concursos e muitos outros cursos, tudo gratuito.
    Tente usar mais conectivos no inicio dos parágrafos como “De início, ademais, cabe destacar, outrossim, etc. Pesquise sobre isso também.

    No desenvolvimento 1: Ficou bom, mas novamente te aconselho a fortalecer seus argumentos com citações e alusões. Sobre essa parte “E a sociedade mais uma vez foi complacente indiretamente”, no link que eu te mandei, tem uma alusão da Simone Beavoir que ia se encaixar bem nesse contexto.

    O desenvolvimento 2: Está muito bom, você informou dados que fortaleceram seus argumentos. Uma dica, para essa redação, você poderia informar que muitas mulheres não chegam a denunciar, prejudicando o número de registros de denuncias. Outra vez te aconselho a começar com um conectivo no parágrafo.

    Conclusão: Evite usar o “nós”, “abrirmos”, não é errado, mas também não é aconselhável, tente usar o abre-se, percebe-se, observa-se, ser impessoal. Melhore a sua retomada da tesa aqui. E comece com conectivos de conclusão como “portanto”, por exemplo.

    Notei que você não deixou muito espaço entre os parágrafos, mas acredito que seja um erro de digitação.

    Segue a nota:

    Tema: é feita uma análise para averiguar se o candidato atende à temática proposta pela banca = Nota 5

    Estrutura: é avaliado se o texto atende às características do tipo dissertativo. Além disso, verifica-se se as ideias apresentadas são coerentes, se o candidato sustenta a sua tese baseada em argumentos e como este foi organizado = Nota 5

    Expressão: considera-se questões referentes à coesão textual e ao domínio da Língua Portuguesa. A banca examina se o candidato domina sintaxe, ortografia, morfologia, pontuação, além de analisar a escolha das palavras e o grau de formalidade ou informalidade que as palavras e expressões transmitem = Nota 5

    Nota final: 15 de 28

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.