A tolerância aos agrotóxicos e seus efeitos no Brasil

  • 1

Com o advento da Revolução Verde, em 1966, a produção agrícola no mundo adotou a intensa utilização de defensivos agrícolas, os chamados agrotóxicos, para combater pragas, ocasionando na amplitude da produção agrícola mundial. Conquanto, apesar de beneficiar a produção, os agrotóxicos fomentam problemas socioambientais no mundo inteiro, sobretudo no Brasil, visto que os agrotóxicos degradam o meio ambiente contaminando o solo e a atmosfera, além dos próprios produtos, o que gera problemas de saúde na população brasileira. Sendo assim, faz-se necessário o controle na utilização de agrotóxicos na produção agrícola nacional.
Em primeiro plano, conforme Paul Atson, confundador da empresa Greenpeace, inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente. No entanto, é lícito postular que as práticas agrícolas nacionais não seguem essa linha de inteligência, de tal forma que fazem uso de defensivos agrícolas contaminando os lençóis freáticos e o ar atmosférico. Tal contaminação provoca extremas mudanças nos ecossistemas globais, não só no Brasil, o que desencadeia desastres ambientais constantes, como fortes tempestades, secas e um aquecimento global desenfreado por fator da poluição causada pelos agrotóxicos. Dessa maneira, o uso intenso desses insumos se torna predominantemente preocupante para a natureza.
Outrossim, além dos problemas ambientais, tais insumos químicos afetam agressivamente a saúde da população brasileira. Uma pesquisa da Anvisa revelou que alguns produtos possuem concentração de agrotóxicos superior ao permitido para a saúde humana, sendo assim,os consumidores de tais produtos desencadeiam quadros de intoxicação, o que pode ocasionar na morte dessas pessoas. O Brasil, no final do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, registrou, aproximadamente, 2500 mortes por intoxicação e mais de 114000 registros de intoxicações por agrotóxicos, o que ameaça e assusta a população brasileira Dessa forma, a utilização ilimitada desses recursos ameaça a existência humana, não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Por conseguinte, é mister que medidas voltadas para o controle na utilização de defensivos agrícolas devem ser tomadas no Brasil. Assim, o Governo Federal, como órgão responsável pelo bem-estar do povo brasileiro, deve pedir a aprovação de leis que regulamentem e limitem a utilidade de agrotóxicos na produção agrícola brasileira, com o fito de dimuí-la. Ademais, o Ministério da Agricultura deve estudar novas formas de combater as pragas agrícolas, para que, dessa forma, possa reduzir a utilização de agrotóxicos sem alterar o desenvolvimento da produção, impactando positivamente na saúde e no meio ambiente. Quiçá, assim, diminuir-se-á os problemas socioambientais e de saúde provocados pela utilização de agrotóxicos no país.

Compartilhar

1 Correção

  1. Obrigada pela correção. O texto pareceu extenso mais foi feito no limite das 30 linhas, mas da próxima vez vou rever o texto para que ele não fique tão cansativo. Muito obrigada!
    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.