Doutor

A tendência solitária mundial: problema de saúde pública ou necessidade humana? – corrijo de volta

  • 1

O dilema do porco espinho é uma tese do filósofo Arthur Schopinhawer que retrata o companheirismo como algo doloroso e cansativo.   Entretanto, a solidão é vista como uma coisa muito mais negativa pela sociedade do que o convívio entre pessoas, o que causa diversas consequências no contexto brasileiro, como a fragilidade das relações.   Nesse viés, é necessário analisar as raízes da questão que se dão não só pela classificação da sociedade, que julga o isolamento como algo ruim, mas também a falta de debate das pessoas e mídias.

Em primeiro plano, é possível afirmar que a maneira como a população lida com a falta de convívio, lamentavelmente, corrobora, negativando a solidão.   Segundo o sociólogo Leandro Karnal, a solidão não afeta o ser humano diretamente, mas os efeitos dela são ruins pois ela é muito estigmatizada e mal compreendida.   Em suma, as pessoas, por viverem anos entendendo que ser sozinho não é considerado algo bom, interpretam essa condição como um risco e, consequentemente, passam por um estresse causado pela necessidade de interação imposta pela sociedade.

Ademais, o assunto é pouco abordado pelas mídias e pela população e, de forma inaceitável, dificulta a solução dessa situação crítica.   De acordo com o site ”Brasil Ciência”, a solidão não tem tido a devida atenção do povo brasileiro atualmente e fica dividida entre ser inserida na área de saúde ou não.   Desse modo, o isolamento social continua a ser uma adversidade, visto que os brasileiros, infelizmente, negligenciam o assunto e não procuram solucionar ou debater se esse é o real conflito a ser questionado.

Com vista no que foi mencionado, é inaceitável que a solidão permaneça como um obstáculo no Brasil.    Portanto, o Ministério da Saúde deve promover campanhas e palestras para normalizar e debater o assunto do isolamento social, por meio de verbas governamentais.   Além disso, as campanhas terão a participação de psicólogos e especialistas para ensinar a população a se familiarizar com a falta de convívio e, assim, será possível conviver com , ou sem, as relações sociais, minimizando os efeitos da solitude no Brasil.

PS; Gente parece meio estranho o que eu falo na redação, mas é que os textos motivadores penderam muito pra esse lado, então eu resolvi abordar o assunto de acordo com o que o texto motivador afirma :D

Compartilhar

2 Correções

  1. Parabéns!!! Muito bem escrito o texto, mas observei alguns poucos erros. Vou corrigir por parágrafos e no final dou uma nota, pode ser ? :) Não sou especialista nem nada, mas espero ajudar como puder! =)

    INTRODUÇÃO
    -Schopenhauer
    – começou muito bem com uma alusão
    -sem erros de gramática, o que é muito bom
    -vc apresentou uma tese bastante objetiva e as 2 problemáticas claras

    D1 (sociedade que julga o isolamento como algo ruim)
    -acredito que não seja necessária a vírgula após corrobora
    -cuidado com retição de palavras, observe q vc colocou “solidão” bem perto uma da outra
    -faltou uma vírgula após “são ruins”
    -ademais, parágrafo muito bem argumentado e organizado

    D2 (falta de debate das pessoas e mídias)
    -achei que ficou um tanto vago sobre seu posicionamento sobre a mídia
    -sem erros gramaticais e boa argumentação crítica

    CONCLUSÃO
    -o que: promover campanhas e palestras
    -como: por meio de verbas governamentais.
    -quem: Ministério da Saúde
    -pra que: para normalizar e debater o assunto do isolamento social
    -detalhamento: as campanhas terão a participação de psicólogos e especialistas para ensinar a população a se familiarizar com a falta de convívio

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 200
    NOTA: 920

    • 3
  2. Oi, não sou especialista, mas a sua redação está muito boa, então pontuarei apenas algumas coisas que você pode melhorar, a primeiro é sobre o seu 3 parágrafo, você fala sobre mídia na sua tese, porém não argumenta sobre o silenciamento dela. Tem também a sua conclusão não tem finalidade( pelo menos nao que eu tenha identificado), fora isso, ela está muito boa mesmo, facilmente tiraria uns 800 ou mais

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.