Iniciante

A tendência solitária mundial: problema de saúde pública ou necessidade humana?

  • 1

Primeiramente, é evidente que as instituições competentes à saúde pública devem, caso haja a ocorrência de algum mau que acometa as pessoas, tomar medidas solucionadoras.  A partir desse ponto, fazem-se fundamentais políticas que abordem a tendência solitária mundial, que cresceu muito nos últimos anos, uma vez que esse movimento ocasiona questões preocupantes e que inflige boa parcela da sociedade. Para o entendimento desse problema, no entanto, é coerente observar o contexto e as possíveis causas desse fenômeno: as novas tecnologias e as novas relações causadas por elas.

É preciso, inicialmente, depreender o que esses avanços tecnológicos trouxeram para o corpo social e aquilo que está relacionado com a complicação em questão. Houve um estabelecimento de novos comportamentos regados pela flexibilidade que o meio digital possui; pois com isso pôde-se manter relações  com outras pessoas à distância, porém essas ações levaram a um certo afastamento nas ligações interpessoais diretas. E essa disposição é maior justamente em países desenvolvidos, segundo a OCDE (Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico), onde se concentra em maior escala o desenvolvimento tecnológico.

Além disso, soma-se que a solidão causa  o enfraquecimento do corpo humano deixando-o  propenso a ataques de doenças de natureza física e psicológica, conforme o que está disposto no jornal espanhol El Pais. Por isso a imprescindibilidade de um olhar mais profundo a essa problemática, de suas consequências que esse comportamento que, embora seja natural devido à atual conjuntura, traz grandes desafios à sociedade.

Diante do que foi exposto, percebe-se a gravidade e o rumo que essa questão pode tomar: cidadãos isolados e debilitados psicológica e fisicamente. Portanto, é obrigação dos governos junto com certos ministérios e as secretarias de saúde estadual educarem a sociedade a ver esse fenômeno com outra visão, a fim de ser perceptível os fatores resultantes e o quanto são ruins. Ademais, é sabido agir já em ambientes escolares, instigando as crianças e jovens, por meio de palestras de profissionais da saúde, a tomar o cuidado de não ser mais uma vítima dessa tendência comportamental.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. olá! vc apresenta argumentos relevantes.
    mas peço que dê uma olhada na estrutura da redação do ENEM. vc não apresenta uma introdução do tema, o que na minha opinião dificultou um pouco a leitura.
    e sua conclusão esta faltando detalhes quando vc coloca “certos ministérios”, foge totalmente da competência 5 que pede que vc apresente orgãos certos e determinados para resolver tal problemaitca.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.