Iniciante

A televisão como instrumento de educação

  • 0

        Ao longo do processo de formação da sociedade, a televisão consolidou-se como principal veículo de comunicação. Após a Segunda Guerra Mundial, seu acesso se democratizou, de modo que, anteriormente se limitava a elite. Na contemporaneidade, esse recurso tecnológico tem se concretizado como principal meio de acesso a cidadania no Brasil. No entanto, utilizar essa tecnologia como instrumento de educação vem se mostrando um desafio, em consequência da falta de investimentos das emissoras nesse setor, associada a ineficiência do Estado.

        Em primeira análise, é importante destacar o impacto que a televisão gera na sociedade, atuando na formação do indivíduo, uma vez que articulam os processos de interculturalidade por meio da informação. As emissoras, por sua vez, não investem em conteúdo educativo, o que dificulta na utilização delas como ferramenta educacional e na resolução da problemática, levando em conta a sua influência. Muitas vezes, procuram difundir apenas assuntos que visa o seu próprio interesse, em vez de abordar temas que acrescentam na construção do carácter humano.

        O Convênio MEC, criado para substituir a lei de número 236, torna obrigatório a transmissão de ao menos cinco minutos diários de conteúdo educativo em todas as emissoras de rádio e televisão. Entretanto, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa regulamentação, visto que, a impunidade na não-execução dessa lei é um dos fatores que causa a ausência de programas destinados a educação nos principais veículos de comunicação do Brasil.

        Portanto, é mister que o estado tome providências para amenizar o problema. Para que as leis sejam obedecidas, urge o Ministério Público, que por meio da fiscalização, possa filtrar a programação das emissoras de televisão e garantir que a transmissão de conteúdo educativo esteja ocorrendo. Ademais, é necessário que o Ministério da Educação disponibilize verbas e invista na mídia televisiva, afim de aprimorar as ferramentas de ensino. Dessa forma, a televisão poderá ser, enfim, um instrumento de educação no Brasil.

Compartilhar

6 Correções

  1. Muito bom,que redação bem elaborada em?. Percebo o quão você pesquisou sobre o tema e o quanto usou bons argumentos na defesa de sua tese. Nao vi erros ortográficos,nem desvio da norma culta ou fuga do tema evidenciando-me uma leitura prazerosa e com um adquirimento de conteúdo significativo em relação o exposto ..Espero ver mais redações como essas não pare e vá além. Não me sinto apta a lhe dizer uma nota,mas acredito que sua redação está ótima logo a nota segue o mesmo padrão.
    .

    • 1
  2. Adorei sua redação, usei como inspiração inclusive. A estrutura ficou perfeita, ótimos argumentos e boa conclusão, unica coisa que eu daria uma atenção maior é a alusão histórica utilizada na introdução, apesar de ter sido usada de forma correta, as vezes o mal uso pode tirar pontos no ENEM e pode acabar se embolando no resto do texto. Amei demais, parabéns pelo desempenho!

    • 0
  3. Olha, seu texto tá ótimo! Não tenho nenhum atento para sua redação. Ta tudo muito bem estruturada, não vejo nenhum erro de pontuação e nem ortográfico. Por mim eu te daria 1000 haha, espero que dê esse arraso na do ENEM também, caso for fazer! Sucesso na sua carreira estudantil e continue assim, com essa habilidade com a escrita.

    • 0
  4. Olá, bom dia!!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 200 Respeito aos direitos humanos)
    Total: 960.

    • 0
  5. boa tarde… sua redação ficou ótima, no quesito da estrutura que o ENEM cobra, a introdução ficou muito boa com a alusão e sua tese ficou bem explícita. Seus argumentos ficaram top’s também, pois teve um bom foco do assunto e bastante coesão, e coerencia entre eles. Sua conclusão também ficou bem detalhada como deve ser.

    • 0
  6. A sua redação está muito bem estruturada no quesito de aborda o assunto em seus argumentos que estão ótimos,porém existe algumas pontas soltas no quesito de alguns pequenos erros de português não tão apenas ACHO que você deveria observar mais.
    Aqui não vou pontar dando notas,pois ainda estou em processo de aprendizado apesar disso espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.