Iniciante

A supervalorização da aparência na sociedade contemporânea (Estilo FUVEST)

  • 1

“Os homogênicos Kardashianos”

Os padrões de beleza regem a sociedade desde o seu primórdio. No entanto, sabe-se que eles mudam conforme a era e a localidade nas quais o indivíduo se encontra. Na era tecnológica, as pessoas (sobretudo meninas adolescentes) seguem o estilo de vida “Kardashiano”, o qual tem como suma importância e finalidade o agrado ao outro, assim negligenciando o real desejo do próprio ser.

No contexto de dissipação desse estilo de vida supérfluo, o público-alvo da indústria estética são os países cujos limites relacionados à uso de mídias sociais sejam mínimos e jovens de média e alta classe social facilmente impressionáveis. Isso deve-se ao fato de que a ausência ou carência de monitoração de conteúdo anunciado virtualmente feita por responsáveis pertencentes à uma nação facilita o bombardeamento de propagandas estéticas inatingíveis. Além disso, o favorecimento financeiro atribuído a meninas do topo da pirâmide social acaba sendo seu pior inimigo, uma vez que os produtos divulgados serão facilmente comprados e a partir daí será inicializado seu modo de vida “Kardashiano”.

Outrossim, a vivência destinada ao agrado social não é o único prejuízo ofertado pela supervalorização da aparência na sociedade contemporânea. Ao se restringir a segui rigorosamente padrões estéticos puramente homogênicos, o sujeito estará silenciosamente apagando a real beleza do ser humano: a sua pluralidade. Sendo assim, é triste para àqueles que não estão adeptos à demasiada superficialidade “Kardashiana” verem a estética biologicamente concedida à humanidade diluir-se em apenas uma.

Em suma, os bombardeamentos de conteúdos estéticos dentro das redes sociais ilimitadas por autoridades da área propagaram na comunidade de adolescentes socialmente favorecidas o estilo de vida “Kardashian”. Este impôs uma série de padronizações estéticas utópicas que aos poucos apagam a real riqueza da beleza humana, a qual supostamente deveria ser a diversidade contida nos traços de cada indivíduo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Redação muito boa!
    Acrescentaria na conclusão algumas soluções para que esse problema social seja resolvido.
    Assim, se alguém que se encontra nesse grupo fizesse a leitura, saberia ao certo o “certo” e o “errado” e poderia buscar melhorias.
    Entretanto, o tema é de extrema importância e a maneira como você o abordou foi incrível.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.