A política do auto julgamento está estagnada na sociedade. Julgar e ser julgado tornou-se parte da ética do ser humano, visto que, a ‘’aparência perfeita’’ suscitou um ideal almejado por todos, em especial, mulheres. Assim como diz o famoso filósofo Rousseau, “O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra acorrentado.”, compreende-se que o ser humano é bom por natureza. Entretanto, sente a necessidade de associar-se com outros indivíduos. Dessa forma, a supervalorização da aparência configura-se como um problema social. Nesse cenário, a difusão de padrões de beleza pela mídia e a educação familiar narcísica, são fatores que não devem ser negligenciados.
Desde a antiguidade, o culto ao belo tornou-se uma cultura presente, perante as sociedades, de tal forma, que com o passar dos tempos seus padrões foram atualizados de maneira exponencial. Convém lembrar, que a pintura produzida no renascimento, por Sandro Botticelli, ‘’O nascimento de Vênus’’, retrata a estética corporal das mulheres exaltadas na época, configurando-se por apresentarem: quadris e seios volumosos, além de não possuírem a ‘’cintura perfeita’’, como valorizado no século XXI. Diversas variações no ramo da estética aconteceram, e o belo tornou-se perigoso e desafiador, podendo afetar diretamente na saúde, acarretando o surgimento de doenças como: anorexia e bulimia.
Outro fator existente, é o aumento da procura por cirurgias plásticas e estéticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a demanda por tais procedimentos expandiu cerca de 70% no Brasil. Análises feitas pela Faculdade UNIFESP em 2017, apontaram que 93% das certidões de óbito de pessoas que morreram, após se submeterem a cirurgia no Brasil, eram em procedimentos de lipoaspiração. Em suma, a busca exacerbada pela perfeição esculpe indivíduos viciados por estereótipos impostos pela ‘’cultura da beleza’’, aos quais, normalmente, se submetem a cirurgias mais baratas, em lugares inapropriados e com equipamentos mal esterilizados.
É notável o crescimento da indústria da beleza, movimentando cerca de milhões a cada ano e ocasionando sérios distúrbios na sociedade. Em virtude disso, o Ministério da Saúde deve estabelecer uma maior rigidez, em processos de cirurgias estéticas, além de oferecerem, previamente, um atendimento do paciente com um psicólogo, ao qual, terá uma conversa saudável, a respeito da cirurgia. Outrossim, a grande concentração de mídias expansoras da beleza, precisam estabelecer a quebra de estéticas eurocêntricas, enraizadas na sociedade brasileira, uma das mais miscigenadas do mundo.
Ana_bora
Oi Nath gostei da sua redação ficou muito boa, mas seus parágrafos estão muito longos cuidado a redação é só 30 linha. E parágrafos muitos longos cansar o corretor tirando isso vc foi muito bem, parabéns. Também gostei muito da sua proposta de intervenção muito boa. Faça o uso de conectivos deixar o texto mais rico. Planejar seu texto a estrutura sabe.
Thalyne
Oi Nath, tudo bem??? **
Eu adorei sua redação, você tem um ótimo vocabulário, sabe usar as palavras, sabe argumentar muito bem, e com certeza eu gostei muito da sua proposta de intervenção também. Porém, você acabou prolongando muito os parágrafos (um problema que eu também tenho rs). Se você fazer a redação do Enem, terá que resumir mais os argumentos e introdução, pois só tem 30 linhas para escrever a redação. Mas você tem um ótimo potencial, parabéns!!
anapaulaa13
Boa noite Nath, achei seu texto muito bom, segue a estrutura pedida do ENEM, tem referências, teses e uma boa conclusão, gostei muito da suas propostas de intervenção. A única observação que eu faço é que você se atente a quantidade de linhas, o ENEM permite apenas 30 linhas, cuidado para que se texto não extrapole isso e também não fique cansativo. Tirando esses pequenos fatores, achei muito bom. Espero que siga assim em seus estudos. Boa sorte.
angelomrrc
A redação em si está muito boa e a sua citação da introdução, creio que poderia ter sido mais bem aproveitada se tivesse no desenvolvimento, ao meu ver, colocando-a na introdução ela passa um pouco “batido”. Tirando essa minha opinião, é isso mesmo é uma redação muito boa com boa pontuação e ortografia. :D
Pablo347
A meu ver, sua redação está muito boa, organizada e bem elaborada. Pois ela cumpre todos os requisitos de uma redação dissertativa-argumentativa, tendo uma boa introdução, apresentando um repertório sociocultural no desenvolvimento, de forma que você conseguiu construir suas ideias sem fugir do tema, além de apresentar uma ótima proposta de intervenção. Parabéns pela sua redação.
Não sou nenhum especialista no assunto ou corretor de redações. Mas acho que sua redação é no mínimo 800/1000.