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A superexposição de crianças e adolescentes na internet

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O filme “O Show de Truman”, estrelado por Jim Carrey,conta a história de um homem o qual tem sua vida, desde o nascimento, monitorada por câmeras e sendo transmitida em rede nacional. Analogamente, crianças e adolescentes têm suas vidas expostas a todo momento na internet, visto que se tornou comum a criação de redes sociais para bebês. Assim, os pequenos são exibidos na web sem ter a chance de opinar sobre o conteúdo.

Precipuamente, destaca-se a exposição exagerada das crianças. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 determina que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas. Dessa forma, a superexposição dos pequenos indivíduos viola a Constituição, já que a pessoa retratada não tem poder de fala e, tal exposição a torna impossibilitada de opinar, bem como pode gerar vergonha e sentimento de revolta no futuro.

Outrossim, vale ressaltar as consequências de tais atitudes. Dessa maneira, é inegável que tudo exposto nas redes fica eternizado, portanto, quando o pequenino ali apresentado tomar conhecimento do conteúdo postado, pode desenvolver raiva dos próprios pais em vista de tal atitude. Haja vista que os registros poderiam ser feitos apenas de maneira privativa, através, por exemplo, de álbuns de fotografias.

Em suma, medidas são necessárias para mitigar o impasse. Logo, deve ser enviado para a Câmara dos Deputados um projeto de lei o qual determinaria a remoção de contas relacionadas a crianças com idade menor que 13 anos, por meio da reformulação dos Termos de Uso das redes sociais. A fim de evitar a superexposição de crianças e adolescentes na internet.

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5 Correções

  1. Olá, boa noite Giocabral !!
    Com relação a correção de sua redação segue abaixo seguindo as competências do Enem.
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200 pontos
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200 pontos
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120 pontos
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160 pontos
    5. Respeito aos direitos humanos: 200 pontos
    Total: 880 pontos.

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  2. Ótima redação,parabéns.Nota 960.
    Sua introdução faz uso de repertório sociocultural,uso de conectivos e se posiciona perante o tema.
    Seu desenvolvimento citou a constituição e isso é ótimo.Houve argumentos e justificativas.
    Sua conclusão é boa mais falta atender alguns requisitos,tal como explicitar o agente.Além disso ela foi muito breve indo em linha reta até o fim,porém ,sim,está muito boa.Parabéns novamente .

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  3. Nota completa: 960
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Nota: 200
    Recado: está muito bem apresentado o tema, seguindo com coerência e as normas padrão da língua portuguesa, mas… aí vai uma dica: tente usar palavras melhores no início dos parágrafos, assim ficam melhores conectados.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 200
    Recado: Apresentou bem o tema, propriedade do que abordar.

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 180
    Recado: nem tem muito o que falar, muito bem organizado, porém seguiu em apenas um argumento (os traumas da exposição por serem crianças), sem ter muito em quem se firmar, todavia, vale ressaltar que foi muito bem apresentado.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 200
    Recado: seguiu as regras do Texto Dissertativo Argumentativo, nunca em 1ª pessoa.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    Nota: 180
    Recado: elaborou bem uma proposta de solução, porém poderia ter se aprofundado mais na proposta, afinal, muitas crianças mentem a idade para criar redes sociais, provavelmente para essa lei ser comprida as pessoas que querem criar uma rede social deveriam enviar seus documentos para não haver fraude.

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  4. Olá, não darei nota porque não cabe a mim.
    Pontos positivos:
    Introdução bem relacionada ao tema
    Bom uso dos conectivos e variados
    Falou da Constituição
    A estrutura é planejada
    Pontos a melhorar:
    Busque sinônimos para exposição
    Evite repetir “tal, tais” no mesmo parágrafo
    Faltou repertório no desenvolvimento 2
    A P.I está boa, mas divida em agente+ ação, ponto final para iniciar Meio+ detalhamento, ponto final para a finalidade e fechamento.
    Você disse “deve ser enviado”, mas quem é o agente?, você só disse ação (projeto lei), meio (Câmara), detalhamento e finalidade, também faltou fechamento voltando em um repertório, exemplo “Assim, outros indivíduos não vivenciarão situações como a de Truman”
    Bons estudos, volte como a melhor correção e voltarei mais vezes aqui.

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  5. Olá!
    COMPETÊNCIA 1: Apresenta domínio da norma culta da língua portuguesa
    NOTA: 200
    COMPETÊNCIA 2: compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema (repertório sociocultural), dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. ( NÃO FUGIU DO TEMA)
    NOTA: 200
    COMPETÊNCIA 3: Consegui identificar seu ponto de vista, e utilizou argumentos sólidos para afirmar sua Perspectiva de observação e entendimento. (utilizou repertório sociocultural)
    NOTA: 200
    COMPETÊNCIA 4: Texto interligado, usou bem os conectivos, texto coeso e de fácil entendimento para o leitor
    NOTA:200
    COMPETÊNCIA 5: Apresentou uma excelente conclusão, com agente, modo, meio e resultado esperado, com detalhamento de um destes.
    NOTA:200
    NOTA FINAL:1000
    Excelente texto, parabéns!

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