Aprendiz

A superexposição de crianças e adolescentes na Internet

  • -1

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria”. A frase de Brás Cuba, personagem de Machado de Assis, trás uma profunda reflexão ao fazer um paralelo com o impasse da superexposição de crianças e adolescentes na internet, que circunda a sociedade mundial. Hoje, o mundo vivencia uma intensa exposição de indivíduos, como se não bastasse, estes internautas, expõem também os filhos.

Primeiramente, cita-se um caso famoso que grande parte dos brasileiros presenciaram, o caso da menina Madalena, uma criança de aproximadamente 2 anos, filha de pais que trabalham no ramo da internet, sofreu com uma excessiva exposição advinda dos familiares nas redes socias, para a demonstração da vida que a menina levava, tanto na família paterna quanto na materna, que enfrentavam um processo jurídico. A partir disso, pode acarretar diversos emblemas, tais como a pedofilia infantil, a limitação da privacidade da criança, sequestros, etc. Assim, percebe-se que a busca de interesse pessoas muita das vezes sujeitam outras pessoas ao perigo, neste caso, uma criança.

Posteriormente, ao analisar o âmbito familiar como um todo, em vários casos, perfis de bebês que ainda estão na barriga são criados, consequentemente após o nascimento possuem a vida inteiramente expostas na rede. É importante ressaltar também os adolescente e jovens que passam por isso, durante toda a infância são expostos pelos pais, quando já jovens, tendem a seguir o mesmo \”exemplo\”. Logo, isso se torna um ciclo vicioso e interminável, fazendo da exposição algo comum e natural, que não aparenta ter nenhum perigo a princípio, no entanto mascara um realidade problemática, tal como problemas como por exemplo o Cyberbullying e o assédio, que serão palco para transtornos maiores como a depressão e o suicídio.

Dessa forma, observa-se que há falta de limites á família, o que resulta nos problemas já mencionados. Portanto, como forma de atenuá-los, é necessárias medidas cabíveis para a conscientização e limitação de tais atos. é fundamental que o Estatuto da Criança e do Adolescente crie medidas que restringem a superexposição dos menores, em parceira com o poder judiciário impor as redes socias, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, por exemplo, que retirem publicações feitas por crianças até uma faixa etária imposta pelo governo, também excluam exposições e contas feitas pelos pais. Ademais, o ECA através de verbas governamentais, com auxílio das mídias, rádios, televisão e internet, promova campanhas de conscientização das medidas a serem tomadas por conta dos problemas acarretados pela superexposição de crianças e adolescentes na internet. A medida que, todos os critérios serão posto em práticas, ocorrerá a diminuição do dilema e somente assim, pessoas como Brás Cubas deixarão de pensar na opção de não ter filhos por medo de transmitir a elas a corrupção humana.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vamos lá né Lola?
    Bom! Seu texto esta muito bom ,gostei bastante pricipalmente do tema solicitado, gostei também bastante também que você utilizou todos os parágrafos, todos os requisitos solicitados na redação.
    Esse é uns dos assuntos que mais são falados no Brasil hoje em dia ,meus parabéns pelo o seu texto ficou muito bom gostei muito. Continue sempre assim que você vai longe com essa escrita.

    • 1
  2. Sua redação ficou com várias abordagens e pontuações! Isso pode ser positivo, porém desafiador devido as inúmeras colocações.
    “Primeiramente, cita-se um caso famoso que grande parte dos brasileiros presenciaram, o caso da menina Madalena, uma criança de aproximadamente 2 anos, filha de pais que trabalham no ramo da internet, sofreu com uma excessiva exposição advinda dos familiares nas redes socias, para a demonstração da vida que a menina levava, tanto na família paterna quanto na materna, que enfrentavam um processo jurídico. A partir disso, pode acarretar diversos emblemas, tais como a pedofilia infantil, a limitação da privacidade da criança, sequestros, etc.” Neste parágrafo, você cita um caso, contudo não referencia. Muitos, como eu, desconhecem tal exemplo e isso prejudica sua redação.
    Na conclusão é interessante deixar só um fechamento e no desenvolvimento as propostas de intervenções.
    Parabéns pela temática, pois é um assunto pertinente e que demanda muita reflexão! Corrija minha redação. Começa com “tema 13…

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.