Iniciante

A superexposição de crianças e adolescentes na internet

  • 1

Parafraseando John Locke e a sua teoria da “Tábua rasa”, o ser humano é como um quadro em branco que é preenchido de acordo com suas experiências e influências ao longo de sua formação social. Nesse sentido, a atual superexposição de crianças e adolescentes na internet pode ser determinante no seu desenvolvimento, uma vez que a web traz consigo uma série de problemáticas como a distorção da imagem do indivíduo e consequentemente possíveis problemas emocionais.

Vale pontuar incialmente que a família é responsável pela primeira fase do processo civilizador. Assim, o núcleo familiar participa direta ou indiretamente na superexposição dos jovens na internet. Dessa forma, é evidente que a falta de diálogo impede que as crianças e os adolescentes reconhecam os perigos da web e se exponham demasiadamente em um meio muitas vezes hostil no qual são avaliados e julgados constantemente, causando uma distorção da sua imagem devido à opiniões de terceiros.

Outrossim, tal exposição pode levar o jovem a desenvolver transtornos emocionais. Nesse contexto, a carência de algum apoio emocional e familiar pode levar especialmente os adolescentes a apresentar problemas de auto-estima e depressão quando não se adequam aos padrões de vida e aparência pré estabelecidos pela sociedade e incessantemente disseminados nas redes sociais de maneira irreal.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para atenuar o atual panorâma. Para que a superexposição das crianças e adolescentes seja combatida, é necessário que o MEC em parceria com as escolas realize projetos, por meio de palestras e atividades lúdicas, como jogo e brincadeiras, que sejam capazes de alertar as famílias e os jovens do ensino fundamental e médio a respeito dos perigos advindos da web e a sua exposiçao exacerbada em redes sociais, com o fito de auxiliá-los a utilizar a internet de maneira saudável e usufruir dos seus benefícios da melhor forma possível. Somente dessa forma a “Tábua rasa” das crianças e jovens poderá ser preenchida com o auxílio da internet sem que seu processo civilizador seja lesado pela superexposição pessoal.

Compartilhar

7 Correções

  1. Olá, sua introdução está super bem feita, organizada e de fácil compreensão , mas senti que ela precisa problematizar mais pra chamar atenção do leitor, seu desenvolvimento deve ter relação com a introdução apesar de você citar sua tese no desenvolvimento 1 você puxou ela muito pra outro assunto, não sei se você entendeu oque eu quis disser, mas é como se você colocasse uma tese na introdução e desenvolvesse outra diferente no desenvolvimento, gostei do seu desenvolvimento 2 mas faltou algo que comprovasse sua tese um e dois ,seja uma reportagem, uma informação, um argumento de autoridade tanto pro desenvolvimento um quanto dois, sua conclusão é boa mas você não deu pausas adequadas a ela , você fez um período muito longo acho que só precisa melhorar a estrutura dela e não esqueça dos cinco agentes da conclusão, no mais você fez um ótimo trabalho continue assim ,espero ter ajudado e bons estudos ; )

    • 1
  2. Olá,Sua introdução esta bem escrita, você mostra conseguir trazer outros conhecimentos para sua redação.
    No seu desenvolvimento seus argumentos são bons, mas você precisa fortalecê-los, tente trazer algo como argumento de autoridade, raciocínio lógica ou traga alguma analogia, procure saber como melhorar o seu desenvolvimento.
    Sua conclusão, esta ótima nota-se que você consegue resolver o problema proposto, e responde as perguntas “quem?” “O que?” “Como?” E “para que?”
    Você escreve bem, e sua redação é otima. Só precisa continuar treinando mais. Bjo

    • 1
  3. C1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. [160]
    C2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. [200]
    C3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. [200]
    C4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. [160]
    C5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. [200]
    Seu texto é bom, mas pode melhorar.
    A introdução está ok, bem completa.
    Os parágrafos de desenvolvimentos apresentam um bom repertório, tente apresentar uma visão mais crítica a respeito do assunto.
    Apresenta bem a proposta de intervenção, sempre tome cuidado para delimitar cada elemento para que o parágrafo não fique confuso.
    Ótimo, você possui um bom domínio do tema, assim como do texto dissertativo-argumentativo. Você está no caminho certo. Bons estudos! Continue praticando!

    • 1
  4. Parabéns, o seu texto ficou ótimo. A introdução está muito bem elaborada e organizada 👏
    Norma padrão da língua portuguesa
    Não vejo erro na escrita
    Actuações corretas
    Realmente, sua redação está impecável
    Com toda certeza, a sua introdução foi a melhor parte da redação, com ótima problematização com embasamento científico. Todavia, apesar do bom desenvolvimento, os argumentos ainda estão frágeis, sem manter uma coesão com a ideia apresentada na introdução.
    Sobre a intervenção, se mostrou hábil a resolver o problema.
    No geral, ficou boa!

    • 0
  5. Com toda certeza, a sua introdução foi a melhor parte da redação, com ótima problematização com embasamento científico. Todavia, apesar do bom desenvolvimento, os argumentos ainda estão frágeis, sem manter uma coesão com a ideia apresentada na introdução.
    Sobre a intervenção, se mostrou hábil a resolver o problema.
    No geral, ficou boa!

    • 0
  6. Com toda certeza, a sua introdução foi a melhor parte da redação, com ótima problematização com embasamento científico. Todavia, apesar do bom desenvolvimento, os argumentos ainda estão frágeis, sem manter uma coesão com a ideia apresentada na introdução.
    Sobre a intervenção, se mostrou hábil a resolver o problema.
    No geral, ficou boa!

    • 0
  7. Nota 1 – 120 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais leves e convenções da escrita.
    Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos. A argumentação desenvolvida é consistente e o participante apresenta bom domínio do tipo textual, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos.
    Nota 3 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto.
    Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.