Iniciante

A superação da exclusão digital para a redução da desigualdade social (coloquem a nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)

  • 0


Com o surgimento da globalização barreiras geográficas foram superadas, distâncias reduzidas, e as informações fizeram-se imediatas. Todavia, é possível verificar-se que o mundo nunca foi tão conectado, entretanto aqueles que não têm acesso a tais meios, se tornaram mais excluídos do que nunca. Nesse sentido, apesar de ser um direito universal, muitos indivíduos de baixa renda não tem contato com o mundo digital, em virtude da desigualdade social. Diante disso, é imprescindível debatermos a importância e a necessidade da inclusão digital, além dos problemas gerados em razão de sua ausência.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que a desigualdade vivida em nosso país, prejudica as interações sociais que podem vir a surgir. Desse modo, uma pesquisa realizada pelo site G1, explícita que cerca de 60% dos brasileiros não tem acesso à internet. Todavia, trata-se de um número expressivo, que deixa claro as várias casas que estão desconectados da realidade. Entretanto, em virtude da falta de recursos de informática, torna-se claro que acabam por gerar um ciclo vicioso, em que as elites tem acesso à tecnologia, enquanto as classes menos favorecidas são excluídas da contemporaniedade.
Outro fator, é o alto valor que as companhias telefônicas cobram por um plano de internet, no qual ultrapassa a quantia que um cidadão de classe baixa poderia vir a pagar. Desse modo, muitos indivíduos por não terem tais recursos, tornam-se inferiores aos demais. Nesse sentido, fica evidente que é de total importância termos equidade, visto que, nem todos partem de um mesmo ponto de princípio. No entanto, como por exemplo, no contexto atual de pandemia, pessoas de baixa renda não teriam condições de fazer o Enem Digital, por não usufruírem do acesso a computadores, e nem tão pouco aos meios de comunicação. Contudo, fica explícito que é necessário adaptarmos as oportunidades de acordo com a realidade vivenciada por cada um.
Diante disso, conclui-se que a inclusão digital é uma meta a ser superada. Logo, cabe ao MEC garantir políticas públicas que visem uma distribuição igualitária. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por profissionais em que o tema será debatido. Além disso, o Ministério da Tecnologia Ciência e Inovação deveria distribuir internet gratuita em regiões de maior pobreza, afim de rompermos as barreiras. Contudo, as escolas juntamente com o governo deveriam oferecer espaços públicos com salas de informática, para aqueles que não têm acesso. Assim, espera-se que a exclusão digital seja superada e com isso possamos reduzir a desigualdade social em nosso país.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá!!
    Competência I: Alguns erros gramaticais são encontrados no seu texto, por exemplo, a ausência de vírgula na frase “Com o surgimento da globalização, barreiras…”, falta de acentuação “muitos indivíduos (plural) de baixa renda não TÊM”, vírgula inadequada em “a desigualdade vivida em nosso país prejudica…”, ” como por exemplo (ou você utiliza apenas como ou apenas por exemplo), entre outros. Por isso, 40.
    Competência II: Houve um tangenciamento do tema, pois você expôs o porquê existe a exclusão digital, mas não deixou claro como superar esse problema e, consequentemente, como diminuir a desigualdade social. Preste bastante atenção nas palavras-chave!!! Apesar disso, seu texto apresenta uma ordem que estabelece ser dissertativo-argumentativo. Por isso, 120.
    Competência III: Seu repertório está de acordo com o tema proposto, mas é necessário tomar mais cuidado na articulação do seu ponto de vista com essas informações. Por isso, 120.
    Competência IV: Seus mecanismos (conectivos) são diversificados, mas é necessário atentar-se à colocação adequada, como no início do terceiro e do quarto parágrafo, você poderia substituir para outros, exemplo “outrossim, ademais, etc” (no terceiro parágrafo) e “portanto, tendo em vista que, logo, etc” (no quarto parágrafo). Por isso, 120.
    Competência V: Sua proposta de intervenção atende aos cinco requisitos (agente, ação, meio, finalidade e detalhamento). Porém, propor uma intervenção clara e detalhada é melhor que sugerir diversas, pois pode fazer com que o corretor não compreenda claramente. Por isso, 200.
    Total=600, continue melhorando e persistindo, torço por você!! (:

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.