Iniciante

A sub-representação feminina na política.

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No livro ficticio  “O conto da Aia”, as mulheres participam da política em segundo plano, servindo apenas aos interesses dos homens e maridos, sendo subordinadas a estes. O mundo real não diverge muito da ficção, na verdade muito se aproxima dessa realidade.

De acordo com o TSE (TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL), no ano de 2012 apenas 12% das candidaturas as eleições eram femininas, atualmente cerca de 30% das candidaturas são compostas por mulheres, havendo um aumento significativo, ainda assim homens compõem mais da metade do cenário. Tendo em vista a história, o passado da sociedade e a forma com que as mulheres passaram despercebidas ao longo do tempo, sendo subjugadas, sem poder exercer sua autonomia, sem poder atuar nos espaços políticos,  sem poder publicar um livro com seu nome intitulado no mesmo, faz-se notória a quase invisibilidade pela qual essa categoria denominada mulher passou nos últimos séculos.

No Brasil, as mulheres conquistaram o direito ao voto apenas na década de trinta, isso se dá devido a construção de uma sociedade que é fruto do machismo e do patriarcado. Nunca houve espaço na política para a mulher, esta sempre atuou em segundo plano, tal como aponta o livro de ficção “O conto da Aia”. Apesar de que, cada vez mais mulheres estejam adentrando ao mundo político, elas ainda são poucas, enquanto que os cargos ocupados por homens são muitos. Para que os números aumentem ainda  mais,  é necessário haver espaço para essa discussão abrangendo mais mulheres e meninas, para que estas se interessem desde cedo nos assuntos que dizem respeito a elas também e não somente aos homens, que somam maior parte dos espaços políticos e de liderança.

É necessário que o tema seja abordado nas escolas, nos espaços públicos. E que o governo por meio do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos em conjunto com o Ministério da Educação atuem por meio de investimento, estimulando a atuação de mulheres em cargos políticos, ofertando campanhas, investindo no assunto através das mídias e também nas escolas. Já dizia Rosa Luxemburgo: Por um mundo onde sejamos socialmente iguais , humanamente diferentes e totalmente livres.

 

 

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4 Correções

  1. Boa tarde vou fazer a correção com base nos meus conhecimentos :)

    a introdução esta boa, você colocou um ótimo repertório, porém você esqueceu do encaminhamento argumentativo, não só na introdução, e sim em todos os parágrafos. E necessário um encaminhamento para saber que o texto ainda e o mesmo já que eles juntamente com os conectivos (que fizeram muita falta) fazem o seu texto fluir.
    competência 1: e um pouco difícil para eu corrigir, porque ate hoje, eu não consegui os 200 pontos kkkk, porém ao meu ver não teve muitos desvios, só faltou os conectivos, então acredito que a nota merecida e 120.
    competência 2: dou 160, você compreendeu muito bem o tema, mas se emocionou um pouco
    competência 3: 160, organizou muito bem seus argumentos, só faltou mais detalhes.
    competência 4: 160
    competência 5 :120, ficou um pouco confusa, não entendi muito bem, por isso essa nota

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  2. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Em geral, não houve a utilização de conectivos em todo o texto e eles são fatores que auxiliam na estruturação do texto(tópico avaliado pela banca). Ademais, não há a presença de tópicos frasais(outro fator que contribui para a estrutura da redação e que também é avaliado pelos corretores). Sugiro que comece a utilizá-los, vão contribuir bastante para o texto ;)

    Ademais, acredito que seria interessante, na introdução, a presença de uma frase que informa o leitor acerca dos argumentos que serão utilizados nos parágrafos de argumentação. Além disso, deve-se colocar “” no título do livro citado.

    Outrossim, o primeiro parágrafo argumentativo ficou, na minha visão, com mais informações do que argumentações, pois é utilizado um dado estatístico acerca das diferenças entre o número de pessoas do sexo feminino e do sexo masculino na candidatura, mas por que houve esse aumento no número de mulheres? Quais são os fatores que impedem que o número seja maior? Foi dito que é válido questionar o porquê disso e realmente é, entretanto você poderia ter abordado o motivo no próprio parágrafo. Tente priorizar o que você pensa acerca do tema e exponha mais às suas opiniões sobre o motivo da problemática.

    Em relação ao A1, o seu segundo parágrafo de argumentação foi bem mais opinativo, mas ele é muito breve, faltou um detalhamento maior sobre as consequências do machismo para sociedade. Não é recomendável utilizar o mesmo repertório mais de uma vez na redação. Ademais, sugiro que haja apenas 2 parágrafos para argumentar, pois com a utilização de três, tanto os argumentos quanto a conclusão podem ficar rasos, tendo em vista que há apenas 30 linhas para a dissertação. Seria interessante encaixar o penúltimo parágrafo com o A2.

    Recomendo que, na conclusão, você faça uma breve retomada aos argumentos utilizados antes de começar a propor propostas intervencionistas. Acredito que tenha faltado um maior detalhamento nas propostas. Como será possível introduzir esse tema nas escolas? Em outras palavras, por meio do que? Qual é a finalidade desta ação? Por que ela contribuiria para um aumento da representatividade feminina na política? Sua segunda proposta está mais detalhada, mas quais serão estas campanhas que poderão ser ofertadas?

    Bem, espero que eu tenha contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)

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  3. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
    Nota:120

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Nota:120

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Nota:140

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Nota:140

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Nota:160

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  4. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:120

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:120

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:140

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:140

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:160

    Dúvidas: [email protected]

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