Atualmente, há um grupo que junta pessoas que tem a preferência de gênero incomum que incomoda alguns, mas a sua luta identidária permanece; assim, a sociedade LGBTs vem sendo vítima de preconceitos, impedindo-as de aparecer para a população da forma que quer, deixando o medo viralizar.
Com isso, a estatística de violência apenas aumenta, assim, em 2018 foram feitas 1.685 denúncias por agressões físicas e verbais constatadas pelo MDH, feitas por homofóbicos que não aceitam essa identidade. Infelizmente, além de violência há também uma certa dificuldade para encontrar trabalho.
Causado pelo preconceito, as empresas não se interessam em contratar LGBTs, isso obviamente afeta-os emocionalmente e financeiramente; forçando-os a se esconder em uma personalidade inversa da real para se encaixar nos critérios, deixando o medo prevalecer a própria identidade. E, caso se rebelar, opiniões homofóbicas serão o ponto fraco para desistir.
Alguns tomam frente servindo de apoio para os acoados, como foi o caso do David Miranda que entre 513 deputados, foi o único a se considerar homossexual, e como consequência, tem que se proteger para não se mais um no gráfico estatístico de homicídios contra homossexuais, como foi o caso do Deputado Clodovil.
Contudo, apesar das consequências, esta sociedade tem em mente a ideia comunista e socialista de Karl Marx, que serve de exemplo para o conceito igualitário, que ninguém se divide por classes, odienamente, a cantora Pablo Vittar está impondo que não se diferencia também pelo gênero.
Portanto, com base nisso, algumas escolas e eventos devem tomar previdências anti-homofobismo ajudando os alunos a tomarem escolhas prórias e pessoas a respeito disso. Além de devidas leis contra violência a essa sociedade.
Magali
Olá, Ana Carolina, tudo bem?
Vou tentar te ajudar um pouquinho com a sua redação, que trata de um tema super importante e merece sempre estar em evidência.
Está clara sua posição sobre o assunto, mas ficou confuso o jeito que você defendeu seu ponto de vista e fez sua argumentação. Você pode melhorar sua coesão usando frases mais objetivas, com vocabulário mais específico. Vou dar alguns exemplos:
“há um grupo que junta pessoas”: podemos nos perguntar que grupo é esse e sua função social. É um grupo virtual, uma comunidade ou apenas um movimento espontâneo da sociedade?
“gênero incomum”: o adjetivo aqui é bastante forte e chama a atenção para algo “extraordinário”. Talvez o uso de vocabulário mais específico como “preferência por gêneros não-binários”
Ortografia: seria legal você rever a ortografia de “identidária” e “prórias”. Foram apenas erros de digitação? Mesmo assim, indicam que você pode reforçar sua revisão e redobrar a atenção. No título não é necessário a letra inicial em maiúscula para “sociedade”, “presa” nem “preconceitos”. Não são entidades nem instituições como “Governo”, por exemplo.
Pontuação: No título que você escolheu a ideia da sociedade LGBT é que ela está presa devido aos preconceitos sofridos? Se for isso, não precisa de ponto e vírgula, que, na verdade não é nem adequado neste caso.
Uso do plural: a concordância de número, você, sabe, é o uso do plural. Seria legal você rever “ a sociedade LGBTs”: o plural vai ficar em “sociedade” ou em “LGBT”? Esta escolha é determinante para o resto da sentença.
O seu parágrafo introdutório tem muitas ideias, porém falta uma só que seja a mais importante que você vai defender. São os gêneros não binários ou não normativos que incomodam alguns? Quais suas causas e consequências para resultar em uma sociedade LGBT presa por preconceitos? De quem são os preconceitos? A luta identitária da comunidade permanece e isso incomoda pela exigência por respeito a seus direitos, que lhe são negados por outros grupos sociais, e, consequentemente, os preconceitos contra os LGBT são reforçados? Como resultado, com medo, a comunidade se fecha e fica oculta aos olhos da sociedade não-LGBT e, como sabemos, o medo tem um potencial viral imenso em si mesmo. Quais as causas deste cenário?
Olha só quantas informações só no comecinho da sua redação! Faço, humildemente, uma sugestão simples: tente escrever mais um ou dois começos de redação com apenas uma ideia (tese) em cada um.
Tenho certeza que o restante do seu texto poderá ser aproveitado também neste treino e você terá desenvolvimentos e conclusões mais claras e objetivas.
Espero ter ajudado um pouquinho, Ana Carolina! Se quiser mais uma mãozinha, boralá!
Bons treinos e um abraço!
[email protected]
No geral está muito boa. Só achei que nesta parte – “ajudando os alunos a tomarem escolhas próprias e pessoas a respeito disso”, ficou confuso, poderia ter desenvolvido mais na conclusão, dando exemplos objetivos. Percebi que cometeu alguns erros de grafia, deve ter sido a pressa na digitação das palavras.
Continue firme, praticando… Abraço.
Jean
Parabéns! Escreveu bem, porém tente deixar mais claro aquilo que se quer dizer evitando por exemplo palavras que não dão tanta certeza daquilo que se quer transmitir pois terá um melhor resultado e melhor aprimoramento para escrever com sustância e mais clareza e só assim você irá se aperfeiçoar a ponto de a cada redação fazer uma melhor que a outra, pois só melhora escrevendo e isso é lógico, todos nós sabemos!