A sobrevivência solidária de uma nação em crise

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No livro “A menina que roubava livros” é retratada uma zona caótica no período da segunda guerra mundial, em meio a Alemanha nazista, onde todos dependiam dos demais para sobreviver. A solidariedade era tão grande que a família da menina abrigou um Judeu em seu porão. Atualmente, o mundo passa por uma situação conturbada, um cenário pandêmico, onde pessoas nos grupos de risco acabam dependendo das demais para sobreviverem, por meio do auxílio com compras e etc. Diante desse cenário deve-se analisar o que faz a união e como ela é utilizada para a superação das crises.

Primeiramente, a família tem um importante papel social na formação dos indivíduos, a sobrevivência também é embasada nessa estrutura. O laço que mantém todos unidos é resultado da necessidade de sobrevivência, na qual, os adultos tem o dever de cuidar das crianças e dos idosos. A raça humana já passou por duas guerras mundiais, dezenas de epidemias como a peste negra, a gripe espanhola e etc. Mas, o que sempre resta a todos é a esperança de que tudo de ruim passa e novos tempos de paz e harmonia poderão ser venerados.

Outrossim, a união seguida de ações adequadas leva ao bem comum de toda a sociedade, assim como descrito no livro “leviatã” de Thomas Hobbes, onde o Estado deve zelar pelo bem de todos, gerando conforto e bem-estar. Mesmo na crise, as estruturas sociais e políticas devem se aliar para garantir que a nação seja solidária entre si trazendo contribuições mútuas, como ofertarem solidariamente, o tempo e energia para ir ao supermercado e organizar doações de cestas básicas, tais ações garantem a superação de crises pela nação.

Portanto, indubitavelmente, é mister que o Estado em conjunto com a sociedade tome providências para a superação do quadro atual. Para que se possa passar por essa fase sem maiores perdas, urge que o governo federal, estadual e municipal promovam campanhas por meio da internet, reafirmando a necessidade da quarentena principalmente da população idosa e infantil e incentivando ações solitárias pelo restante da população, como , oferecer-se para ir pagar contas ou realizar compras. Somente com tais atitudes poderemos superar essa pandemia sem grandes danos. E assim como a menina que roubava livros, a sociedade sobreviverá. Ademais, como no livro “Leviatã” o Estado terá comprido seu papel fundamental.

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4 Correções

  1. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 120. Erros crasso, concordância, nunca use “etc”, traços de informalidade.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 160. Ótimas analogias, entranto, o primeiro parágrafo de desenvolvimento está pautado apenas no senso comum, ou seja, sem dado ou analogia comprobatória.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200. Bom.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 160. Ótimo uso, todavia, há escassez no uso de conexões entre as frases ao longo do desenvolvimento; lembre-se que cada frase deve ter conexões.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200. Ótimo. Contudo, há necessidade de especificar quais os agentes de solução. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.
    [840 a 880]
    *DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto.
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais OBJETIVO melhor.
    Você tem bastante potencial.
    Parabéns!!!!
    Se possível corrija minhas duas últimas redações.
    Tchau!
    E até a próxima!😁

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  2. Seu texto é carregado de cultura e bem formulado, todavia, observei períodos muito longos, tente usar mais ponto e vírgula. Ao invés de escrever “no livro”, escreva “em…. tal livro”, a palavra “no” carrega o significado de “dentro”; evite redundância (como em seu parágrafo de conclusão) “Estado em conjunto com a sociedade”, em conjunto já significa com, então ficaria melhor “Estado em conjunto a sociedade” ou vice-versa.
    Sua conclusão foi pouco eficiente, porque é bastante óbvio incumbir o Estado disso; não ficou claro o modo como a ação seria feita e a menção sobre o órgão incumbido da ação foi bem vago. Sua introdução e desenvolvimentos foram maravilhosos e bem articulados, trabalhe mais o detalhamento da conclusão.
    Tendo em vista os fatos analisados, considerando os critérios de avaliação, eu diria que sua redação foi entre 780 e 820

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  3. O texto fala de uma situação caótica que vivemos atualmente no Brasil, reforça a importância de fazer a quarentena, todos nós devemos contribuir para que essa pandemia possa ser controlado e não que ela nos controle. Faz alusão histórica e citação de um filme, ambas no contexto de solidariedade. Parabéns!

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  4. Seu texto apresenta uma boa Estrutura e segue o padrão estabelecido pelo Enem sendo dissertativo argumentativo. Nota-se que você apresenta uma boa carga cultural, pela alusões da literatura e história, mas ao longo do texto, tem pequenos erros ortográficos. Parabéns pela redação.
    C1 demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    140
    C2 compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 180
    C3 selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 180
    C4 demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 180
    C5 elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 200,

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