A Situação dos Refugiados no Brasil

  • 1

O Brasil é um país que já se envolveu em diversos conflitos internacionais, como a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os movimentos de imigração têm sido um dos que mais nos afetam atualmente. Refugiados de diversos países vêm a este país em busca de abrigo e emprego, contudo muitos acabam não o encontrando.

Por certo o número de refugiados no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, chegando a triplicar de 2010 a 2012, segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare). Neste contexto, os imigrantes tendem a passar por diversas dificuldades ao tentarem se estabelecer em solo brasileiro. Entre elas podemos citar a xenofobia, preconceito muitas vezes sustentado quer pelo racismo, quer pelo medo de que o desemprego aumente.

Além disso, os refugiados por muitas vezes enfrentam condições de vida precárias e têm seus direitos humanos violados, tendo que se submeter a salários muito baixos ou até mesmo à escravidão. Os setores de vestuário e de construção foram os que mais foram flagrados usando de mão de obra escrava. No ano de 2019, mais de 700 trabalhadores estrangeiros submetidos ao trabalho escravo foram resgatados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia de 94 empresas.

Assim sendo, é de suma importância o maior controle do número de imigrantes que adentram o país, através da proteção das fronteiras pelas Forças Armadas. Tal medida é necessária para que possa haver melhores condições de vida para os refugiados, facilitando sua integração na sociedade. É de igual importância o combate às quadrilhas de tráfico humano através do Exército Brasileiro e do Conare.

Compartilhar

4 Correções

  1. A coesão textual apresenta ótimo desenvolvimento.
    Excelentes órgãos públicos foram citados;
    A proposta de intervenção também é boa, porém, um importantíssimo detalhes fez com que a organização da sua redação ficasse “devendo”.
    Esse detalhe chama-se Tese!
    A tese, ou seja, a ideia que você defende não foi bem articulada. Você discorreu sobre o assunto muito bem, mas será que sua redação provocaria reflexão a respeito do tema?
    Em seu texto, há muita informação.
    A quantidade de informação do primeiro ao terceiro parágrafo “ocupou tanto espaço”
    que faltou espaço para expressar sua opinião.
    Na próxima, procure convencer o leitor sobre o seu ponto de vista.
    É muito importante citar órgãos e dados estatísticos, mas lembre-se : o menos é mais! Seu texto pode ser o mais simples que existe, se ele tiver a seguinte estrutura:
    *Introdução, desenvolvimento e conclusão.
    Boa gramática, coesão (ideias claras que qualquer um entenda), organização (não perca o foco! O foco é o tema da redação! Quando perdemos esse foco, nossa redação pode ser zerada pelos corretores).
    Quanto a proposta de intervenção, tenha sempre em mente que essa redação tem de apresentar A Sua Opinião de forma clara!
    Na proposta de intervenção,
    – QUEM em sua opinião pode solucionar o problema que o tema da redação te apresenta? A próprias pessoas, órgãos públicos? ONG’s?
    – O QUE DEVE SER FEITO para solucionar tal problema?
    – COMO colocar essa proposta em ação?
    – O QUE acontecerá se colocarem sua proposta de intervenção em prática?
    AH, e lembre-se: na conclusão, que é onde inserimos a proposta de intervenção, nunca coloque ideias novas tá bom, você DEVE APROFUNDAR a ideia de algum trecho da introdução ou do desenvolvimento de sua redação, mas NUNCA ACRESCENTAR NOVAS IDEIAS.
    Espero ter te ajudado. Um abraço!

    • 1
  2. Oi Julia, tudo bem? Vou estar fazendo a correção de acordo com o parágrafo, ok?
    1-O Brasil é um país que já se envolveu em diversos conflitos internacionais, como a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os movimentos de imigração têm sido um dos que mais nos afetam atualmente. Refugiados de diversos países vêm a este país em busca de abrigo e emprego, contudo muitos acabam não o encontrando.
    *Não consegui encontrar uma boa relação entre o conflito da 2 guerra e a situação dos imigrantes no Brasil. Talvez você devesse oferecer um maior detalhamento, como por exemplo, explicar que durante e após a 2 guerra mundial o Brasil recebeu imigrantes de diversas regiões da Europa que buscavam se refugiar dos conflitos violentos e da pobreza que afligiam suas pátrias*
    *Refugiados de diversos países vêm a este país* – O correto seria substituir o este por esse, já que você já explicou que o país em questão é o Brasil.
    2-Por certo o número de refugiados no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, chegando a triplicar de 2010 a 2012, segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare). Neste contexto, os imigrantes tendem a passar por diversas dificuldades ao tentarem se estabelecer em solo brasileiro. Entre elas podemos citar a xenofobia, preconceito muitas vezes sustentado quer pelo racismo, quer pelo medo de que o desemprego aumente.
    * Novamente o uso inadequado do neste, que deve ser substituído por “esse” . O seu texto ficará melhor se você substituir o “entre elas” por “dentre elas”. Fora isso, seu parágrafo está muito bom.
    3-Além disso, os refugiados por muitas vezes enfrentam condições de vida precárias e têm seus direitos humanos violados, tendo que se submeter a salários muito baixos ou até mesmo à escravidão. Os setores de vestuário e de construção foram os que mais foram flagrados usando de mão de obra escrava. No ano de 2019, mais de 700 trabalhadores estrangeiros submetidos ao trabalho escravo foram resgatados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia de 94 empresas.
    *Esse parágrafo está muito bom, parabéns!
    4- Assim sendo, é de suma importância o maior controle do número de imigrantes que adentram o país, através da proteção das fronteiras pelas Forças Armadas. Tal medida é necessária para que possa haver melhores condições de vida para os refugiados, facilitando sua integração na sociedade. É de igual importância o combate às quadrilhas de tráfico humano através do Exército Brasileiro e do Conare.
    *Sua proposta de intervenção me parece meio contraditória. Como o controle das fronteiras melhorará a vida dos imigrantes que já habitam o solo brasileiro? Como isso fará que a integração social seja facilitada? Como o Conare e o exército vão exercer essa sugestão?

    • 1
  3. Boa noite, JuliaFagundes21! 1. Gostaria de pontuar que na frase “têm sido um dos que mais nos afetam atualmente”, você utilizou o pronome “nós”, e esse é um erro grave, visto que, que o Enem deve ser escrito em 3° pessoa.
    2. “Refugiados de diversos países vêm a este país em busca de abrigo e emprego, contudo muitos acabam não o encontrando.” – Se você citou “abrigo e emprego” a sua frase deve permanecer no plural: “contudo, muitos acabam não os encontrando”. Você repetiu a palavra “país” 2 vezes de uma forma muito próxima, procure utilizar sinônimos.
    3. “É de igual importância o combate às quadrilhas de tráfico humano através do Exército Brasileiro e do Conare.” – Esta sua proposta está sem detalhe algum. Quando você sita 2 propostas de intervenção, ambas devem ser detalhadas da mesma forma.
    4. Tome cuidado com erros ortográficos, no 2° parágrafo você citou a xenofobia como uma das diversas dificuldades, logo, a utilização da pontuação após “solo brasileiro” não é necessária, visto que você não terminou sua ideia.
    Essas são minhas sugestões, espero que você as utilize e que melhore cada vez mais!

    • 1
  4. Parabéns!!! 😀
    Sua redação foi muito bem elaborada.
    ———–Respeitando as competências exigidas.
    ———– Sua tese foi bem elaborada e o desenvolvimento tbm .
    __________muito bem , com toda certeza você tiraria uma excelente nota !
    ____________ Você usou dados que enriquecem uma redação , o que vai fazer diferença quando seu corretor for avaliar
    _______________ continue assim !!!!!!:)

    • -3

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.