A situação dos maus-tratos aos animais no Brasil

  • 2

Desde a pré-história os animais estão ativamente presentes na vida da humanidade; Analisando-se a evolução dos relacionamentos afetivos entre ser humano e animal, é notório que os seres racionais sentem-se superiores, sendo impulsionados a agir com más intenções perante os bichos, esquecendo da importância dos animais para a sobrevivência da população. Dessa maneira, nota-se que a situação dos maus-tratos decorrem da ignorância, resultando na extinção de espécies e do prejuízo ecológico.

Sob o mesmo ponto de vista, é reflexível a importância da conscientização ambiental para a manutenção da sobrevivência. Sendo assim, o filme “Bolt – Supercão” transmite para seu interlocutor a necessidade de bons-tratos para com os animais, resultando em cenas que o cão, protagonista do filme, torna-se o melhor amigo da sua dona. Fora das telas, no século XXI, é de fácil observação a precariedade dos cuidados com os animais nos zoológicos e nos lares, elevando o nível de espécies em extinção e prejudicando a vida humana e ambiental no Brasil. Desse modo, a escassez de um recurso auxiliar que previna esses acontecimentos, faz com que a problemática seja cada vez mais recorrente no país.

Ainda não bastante, vê-se a necessidade que os humanos possuem de conviver em conjunto com a natureza; Mas, caso essa prioridade seja desregulada, prejuízos graves acarretarão a vida humana. Outrossim, observa-se a intervenção teórica da Constituição Federal em seu artigo 32, dizendo que praticar qualquer malefício aos animais é crime. Contraponto, a prática do artigo no cotidiano torna-se dispensável, uma vez que os maus tratos aos seres irracionais são cada vez mais constantes e vivenciados, sem uma contenção eficaz, ocasionando o desequilíbrio ecológico.

Logo, é inquestionável a necessidade de um combate para a problemática vivenciada no Brasil; Portanto, cabe ao Governo Federal – Responsável pela ordem no país- promover divulgações sobre a importância de manter os animais bem cuidados,  acarretando na preservação da natureza, fazendo isso através da mídia, utilizando as redes sociais (Twitter e Instagram) e os canais de televisão mais assistidos (SBT e Globo) para atingir a uma maior conscientização pública e consequentemente reduzir a problemática no país, tornando-o um bom lugar para se viver.

Compartilhar

2 Correções

  1. Percebi que você usa muito o ponto e vírgula, talvez não seja tão necessário.
    Além de alguma erros de vírgula e poucos erros de gramática.
    Gostei dos repertórios e argumentos.
    Na conclusão ao invés de usar a palavra ‘”problemática” eu acho que você poderia usar: entrave, problema, impasse e etc. Para evitar repetição da palavra.
    A proposta de intervenção está bem organizada e possui o agente, meio, modo, detalhamento e finalidade.

    Parabéns pela redação! Espero ter ajudado de alguma forma.

    • 1
  2. C1 – 160 ( poucos erros gramaticais, mas que poderiam se evitados. Evite utilizar o ponto e vírgula! Você está colocando demais e sem necessidade. Dê preferência apenas às vírgulas, pontos finais, dois pontos, travessões e aspas. Esses são os sinais gráficos de pontuação mais comuns nesse tipo de texto. Além disso, achei alguns equívocos no uso da vírgula, por exemplo, na linha 10, pois acho que deveria ter uma virgula depois de espécie pra isolar o aposto. Outra coisa! Evite o gerúndio e a informalidade, bem como atente-se à concordância verbal e nominal).
    C2 – 200 (repertorio, compreensão textual e obediência ao tipo textual ok, parabéns!)
    C3 – 160 (achei que você poderia ter organizado melhor as ideias, escolhendo um vocabulário mais preciso e evitando errinhos pontuais que podem estar dificultando a coerência do texto. Siga essa estrutura de desenvolvimento : topico frasal com retomada do argumento da tese + repertorio + contextualização e argumentação do repertório + desfecho do parágrafo. Cada período é uma etapa dessa, totalizando 4). Vv seguiu bem essa estrutura no D1, mas senti falta no D2. Além disso, não sei se a sua proposta de intervenção ameniza os 2 argumentos da sua tese. Seja fiel à su discussão até o fim, e se possivel retome um repertorio que vc ja tenha utilizado no final do texto, pra demonstrar projeto, planejamento.
    C4 – 160 (faltou ao menos dois conectivos no inicio dos parágrafos do tipo OPERADOR ARGUMENTATIVO). Por exemplo no D1, você poderia ter colocado ” Sob essa perspectiva “, aí já contaria 1 operador argumentativo e com o da conclusão , que foi o logo, faria 2.
    C5 – 200 (ok, poposta completa com os 5 elementos. Eu só trocaria o através pelo por meio, a fim de sinalizar melhor o modo meio).
    No mais tá ótima sua redação. Uma dica que eu te daria era tentar reescrevê-la de acordo com alguns desses apontamentos. Garanto que ajudará! Eu te daria 880, parabéns e boa sorte, siga firme no seu sonho.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.