A sociedade brasileira, embora seja um exemplo em inúmeros setores sociais, ainda é precária no que tange aos maus tratos animais. Sob esse prisma a alienação e a ineficiência participativa tornaram-se fatores alarmantes – potencializados não só pelo abandono animal, como também pela discriminação com as raças indefinidas.
Primeiramente, vale ressaltar o abandono animal como impulsionadora do impasse, já que existem inúmeros cães e gatos na rua enfrentando doenças, brigas, atropelamentos, maus tratos e até envenenamento. Outrossim tornou-se um fator prejudicial, logo, pensando nisso, o senador aprovou o aumento da pena para o crime de maus tratos animais, podendo levar até 4 anos de prisão.
Ademais, vê-se que a discriminação com as raças indefinidas também é uma ocorrência atual, dado que a comercialização das raças puras são bem valorizadas no Brasil. De acordo com a teoria da tábua rasa de John Loke “o humano é uma tela em branco, preenchido por experiências e influências”. Com base nisso contata-se que, o indivíduo, inserido em um ambiente que negligência e não combate a problemática, tende a ser influenciado pelo meio da maioria populacional – mantendo um comportamento indesejável.
Por tanto, para que essas problemáticas sejam mistigados é dever do governo e dos cidadãos a conscientização da adoção aos animais necessitados, precisando de um lar. Isso será realizado por meio de apoio as campanhas de resgates e castração, com o intuído de diminuir os cães e gatos sem dono na rua. Dessa maneira, o avanço e a prosperidade do país serão observados.
Marya@37
Oie, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
Introdução: boa introdução esta bem escrita. Porém, a estrutura e a argumentação não estão muito claras, dificultando principalmente em identificar a tese. Na minha interpretação fiquei muito na duvida sobre qual é a tese, se é parte: “alienação e a ineficiência participativa” ou “abandono animal, como também pela discriminação com as raças indefinidas.”. Irei considerar na correção a segunda parte. (não sou profissional, então peço desculpas se interpretar algo errado!)
Desenvolvimento: D1- achei esse parágrafo um pouco curto, poderia ter argumentado mais. A citação esta de acordo com o tema defendido na tese, mas a estrutura desse desenvolvimento esta um pouco comprometida. Além disso, no trecho “Outrossim tornou-se um fator prejudicial”, poderia ter argumentado ou explicado algo com relação que você falou, já que você escreveu “outrossim”, que é um conectivo de adição.
D2- esse parágrafo possui uma boa citação, mas senti que poderia ter argumentado mais em cima dela. Assim como disse anteriormente, a estrutura também não esta muito boa, dificultando a interpretação. Ideia de reescrita:
“Ademais, vê-se que a discriminação com as raças indefinidas também é uma ocorrência atual, dado que a comercialização das raças puras são bem valorizadas no Brasil. De acordo com a teoria da tábua rasa de John Locke, “o humano é uma tela em branco, preenchido por experiências e influências”. Com base nessa teoria, sobretudo pela parte da influência, constata-se que o indivíduo, inserido em um ambiente que negligência e não combate a problemática, tende a ser influenciado pelo meio da maioria populacional.”
Conclusão: agente+ ação+ meio+ efeito. Senti falta do detalhamento.
Comp. 1- Gramática: encontrei alguns erros gramaticais e posição de vírgula.
– Primeiro parágrafo: segunda linha: ” Sob esse prisma, à alienação”.
– Segundo parágrafo: segunda linha- “Outrossim, tornou-se um fator”, terceira linha- “prejudicial. Logo, pensando nisso”.
– Terceiro parágrafo: segunda linha- “De acordo com a teoria da tábua rasa de John Loke (aqui é Locke), “o…”, terceira linha- “Com base nisso, contata-se que, o indivíduo”.
– Quarto parágrafo: primeira linha: “Por tanto” –> portanto, primeira linha, “para que essas problemáticas sejam mistigados” —> mitigadas.
Obs: não sou muito boa com questão de gramatica, mas consegui pontuar alguns erros. 120
Comp. 2- Repertório: possui bons repertórios, porém sem uso produtivo. 160
Comp. 3- Projeto de texto: o seu projeto de texto esta um pouco comprometido, como escrevi anteriormente, ele apresenta uma estrutura um pouco confusa. Ideia de estrutura de parágrafo: desenvolvimento: tópico frasal (alguma afirmação sobre o que foi dito na tese)+ ampliação desse tópico+ fundamentação (repertório)+ frase de intensificação para concluir o parágrafo. (não quer dizer que essa forma seja a unica opção, até porque existe várias formas de estruturar a redação, você pode ler algumas e tentar encontrar alguma estrutura que você tenha mais afinidade! Recomendo a cartilha de redação nota 1000 do Lucas Felpi) 120
Comp. 4- Coerência: você utiliza alguns conectivos mas poderia usar mais, principalmente entre os desenvolvimentos. 160
Comp. 5- Proposta de intervenção: a sua proposta de intervenção esta incompleta faltando o detalhamento. 160
Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional! Você possui um grande potencial! :)
Espero ter ajudado e bons estudos!!!
Gabriel-rd
Introdução: gera a seguinte pergunta quando você diz
“Sob esse prisma a alienação e a ineficiência participativa tornaram-se fatores alarmantes – potencializados não só pelo abandono animal, como também pela discriminação com as raças indefinidas.”
Como a alienação e a ineficiência tornam-se fatores alarmantes?
Por que raças indefinidas sofre discriminação?
Desenvolvimento 1: você fala do abandono animal mas não diz pq ocorre se é por falta de estrutura do dono ou se é só por crueldade mesmo, e ficou vago quando você diz “Outrossim tornou-se um fator prejudicial, logo, pensando nisso, o senador aprovou o aumento…” É prejudicial a quem?, e o senador aumento a pena ajudou ou não mudou nada?
Desenvolvimento 2: falou da discriminação com raças indefinidas porém não se aprofundou no assunto. E depois da alusão você não explicou bem o que ela tem haver com o assunto e quando diz: “ser influenciado pelo meio da maioria populacional ”
Da a entender q a maioria dos donos fazem tais atrocidade com os animais
Conclusão: você diz pra adotar e dar um lar prós bichinho mas isso vai resolver a violência contra os animais? Q é o tema da redação, os maus tratos não acontece só na rua!
Faltou aprofundamento, se direcionar a poucos assuntos pra n ficar confunso o texto e ter uma tese mais forte sobre o assunto
Te aconselho a ver vídeos de correção de redação para entender melhor a estrutura e oque os corretores procuram
Porém, parabéns continue se esforçando.
Yasmin.nunes
INTRODUÇÃO: Procure iniciar sua redação citando alguma teoria, filme, lei,… que fale sobre o tema da sua redação de forma mais ampla, assim você mostra mais consistência no seus argumentos e não deixa o leitor perdido. Ou seja, faça uma boa base para sua tese e seus argumentos.
DESENVOLVIMENTO 1: Inicie seu parágrafo com lei que você citou no final e depois argumente com base nisso e, ao invés de terminar com uma citação, procure terminar fazendo um fechando da ideia que você apresentou no parágrafo, por exemplo: “Assim, se o Governo não continuar tomando medidas como a do senador (nome do senador), o abandono continuará sendo um reflexo dos altos níveis de maus tratos no país.”
DESENVOLVIMENTO 2: Você mostrou argumentos consistentes e usou a teoria de John Locke como base, esse parágrafo ficou bom.
CONCLUSÃO: Procure iniciar sua conclusão dando um breve inicio para depois apresentar suas propostas, por exemplo: “Portanto, para mitigar os maus tratos aos animais no Brasil, é dever do Governo …”. Tirando isso, sua conclusão está boa.
ababababa
Bom dia! Estou contando essa redação como se fosse para o ENEM. Então, vamos lá:
A sociedade brasileira, embora seja um exemplo em inúmeros setores sociais, ainda é precária no que tange aos maus tratos animais. Sob esse prisma a alienação e a ineficiência participativa tornaram-se fatores alarmantes – potencializados não só pelo abandono animal, como também pela discriminação com as raças indefinidas.
Introdução
– Não existe repertório no começo da redação
– A sua exposição argumentativa está confusa. A impressão que dá é que existem quatro argumentos que serão desenvolvidos nessa redação — a alienação, ineficiência participativa; abandono animal, discriminação com os vira-latas. (raças indefinidas está meio estranho)
Primeiramente, vale ressaltar o abandono animal como impulsionadora do impasse, já que existem inúmeros cães e gatos na rua enfrentando doenças, brigas, atropelamentos, maus tratos [e todas essas coisas não se enquadrariam em maus-tratos?] e até envenenamento. Outrossim tornou-se um fator prejudicial, [. Logo,] logo, pensando nisso, o senador aprovou o aumento da pena para o crime de maus tratos animais, podendo levar até 4 anos de prisão.
D1
– Seu repertório está confuso. Senador de onde? Além disso, nas redações do ENEM, você é quem precisa solucionar o problema. Logo, se existe alguma referência sobre soluções, ela pertence ao parágrafo de intervenção.
– A sua causa/consequência não está desenvolvida. Além de que a relação entre abandono animal-maus tratos foi pouco explorada, o parágrafo inteiro parece ter sido escrito às pressas.
Ademais, vê-se que a discriminação com as raças indefinidas também é uma ocorrência atual, dado que a comercialização das raças puras são bem valorizadas no Brasil. De acordo com a teoria da tábua rasa de John Loke “o humano é uma tela em branco, preenchido por experiências e influências”. Com base nisso contata-se que, o indivíduo, inserido em um ambiente que negligência e não combate a problemática, tende a ser influenciado pelo meio da maioria populacional – mantendo um comportamento indesejável.
D2
– Seu argumento não se relaciona ao tópico frasal. Você cita os animais sem raça definida e como não são valorizados, mas não fala como isso influencia nos maus-tratos.
Por tanto[Portanto], para que essas problemáticas sejam mistigados[mitigadas,] é dever do governo e dos cidadãos a conscientização da adoção aos animais necessitados, precisando de um lar [informações redundantes]. Isso será realizado por meio de apoio as campanhas de resgates e castração, com o intuído[intuito] de diminuir os cães e gatos sem dono na rua. Dessa maneira, o avanço e a prosperidade do país serão observados.
Intervenção
– Conscientização não é uma intervenção muito boa por si só(existem ações mais palpáveis, tipo aquela lei do segundo parágrafo). Ainda assim, todos os elementos estariam presentes, menos o detalhamento.
Dicas
– Ler muitas redações nota 1000, prestando bastante atenção na estrutura
– Ler mais coisas, no geral (melhora tanto a gramática quanto o repertório)
– Assistir vídeos no Youtube sobre a redação (o canal da Débora Aladim é uma boa opção)
EM-BUSCA-DE-EMPREGO
A INTRODUÇAO NÃO FICOU BEM CLARA A RESPEITO DO TEMA E FIQUEI UM POUCO PERDIDO EM QUEM VOCÊ ESTAVA CULPANDO PELOS MAUS TRATOS AOS ANIMAIS, NÃO TOU DIZENDO QUE ERA OBRIGATÓRIO DIZER QUEM ERAM OS CULPADOS LOGO NO INICIO PORÉM DEU ATENDER QUE VOCE TENTOU DIZER QUE ALGUEM OU ALGUMAS PESSOAS TINHAM CULPA.
SEGUNDO PARÁGRAFO VOCÊ CONTINOU SEM SER CLARA E OBJETIVA, COLOCOU SENADOR DO NADA SEM MENCIONAR OU CONTEXTUALIZAR ELE NO TEXTO.
TERCEIRO PARÁGRAFO O INICIO FICOU UM POUCO MELHOR PORÉM LOGO DEPOIS VOCÊ JOGO UMA CITAÇAO DO NADA E QUEBROU TODO O SENTIDO.
CONCLUSÃO FICOU NOVAMENTE UM POUCO SEM OBJETIVIDADE E CLAREZA.