A situação do sistema carcerário no Brasil

  • 2

No romance do escritor russo Fiodor Dostoievski ‘Memória da Casa dos Mortos’, é retratado a rotina precária e sofrível de um detento chamado Alieksandr, em um presídio com sistema ditatorial. Fora da ficção, em países como o Brasil, não é raro notar semelhanças com tais escritos, visto que a dinâmica prisional nacional em sua maioria é superlotada e hostil, gerando desconforto aos apenados e funcionários. Desse modo, é necessário empenho estatal e civil para minorar tal mazela social.

A priori, é  notório que a morosidade em processos jurídicos é o maior perpetuador da situação conturbada do sistema prisional no Brasil. Segundo o filósofo contratualista J.J Rousseau, é dever do Estado cuidar, de modo indiscriminatório, dos seus cidadãos. Todavia, na prática não é o que ocorre com a população carcerária brasileira, tendo em vista longas esperas para os tramites dos julgamentos e a ineficiência no quadro de profissionais responsáveis por tais procedimentos. Assim, é substancial afirmar, infelizmente, que se medidas não forem tomadas tal entrave tende a crescer.

A posteriori, é sabível que o descaso público para com a estrutura dos recintos de ressocialização é outro maximizador do problema supracitado. Conforme preconizou o filósofo italiano Cessare becarria, a principal função das detenções deve ser tornar o transgressor de forma ressocializada para o convívio. No entanto, tal raciocínio não é contemplada na maioria das casas de penas do país, tendo em vista os problemas  de ambientes insalubre, inóspitos e defasados, gerando ociosidade e pífia dignidade aos presos e falta de suporte aos profissionais de segurança. Prova disso foi abordado no programa televisivo Profissão Repórter, em que alguns presídios pelo país foram mostrados em sua realidade esdrúxula. Dessa forma, para não ampliação da má qualidade nos serviços de detenção é preciso ações governamentais de investimento.

Destarte, seja por demora em processos ou descaso do Poder Público, Governo e população devem impor medidas contra a precária situação carcerária no Brasil. Portanto, o Ministério da Justiça, deve, através de investimentos aprovados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, ampliar o numero de profissionais efetivos e concursados na área jurídica, bem como ampliar a promoção de ”mutirões”, para assim resolver  e julgar processos com mais agilidade. Concomitantemente, é dever da população,principalmente os ligados aos presos, as manifestações pacificas por meio de passeatas e redes sociais aos políticos, cobrando assim melhoras na estrutura e dignidade dos apenados e profissionais da segurança. Só assim o Brasil chegará a um equilíbrio cantratualista.

Compartilhar

1 Correção

  1. Eu achei maravilhosa essa redação! Sinceramente um corretor do Enem quase choraria
    Em resumo: Seus argumentos estão ótimos só algumas pequenas coisas que irei destacar para que você refaça e obtenha seu 1000.
    INTRODUÇÃO
    -NO TEXTO: No romance do escritor russo Fiodor Dostoievski ‘Memória da Casa dos Mortos’, é retratado a rotina precária e sofrível de um detento chamado Alieksandr, em um presídio com sistema ditatorial.
    Pegou muito espaço da introdução e ainda está um pouco desestruturado e faltando virgulas. NÃO USE ASPAS DE FORMA ALGUMA(demonstra fragilidade ao tema)
    – FICARIA MELHOR SE: Segundo o romance Memória da Casa dos Mortos, do escritor russo Fiodor Dostoievski, é retratado a rotina precária e sofrível de um detento chamado Alieksandr, em um presídio com sistema ditatorial.
    Sua tese poderia ficar melhor pois é a primeira coisa que o corretor vai ver! Por exemplo:
    -NO TEXTO: Fora da ficção, em países como o Brasil, não é raro notar semelhanças com tais escritos, visto que a dinâmica prisional nacional em sua maioria é superlotada e hostil, gerando desconforto aos apenados e funcionários.
    – FICARIA MELHOR SE: Fora da ficção, não é raro notar semelhanças com tais escritos, visto que a dinâmica prisional nacional brasileira em sua maioria é superlotada e hostil, gerando desconforto aos apenados e funcionários.
    (Apenas um pequeno ajuste, pois a tese você vai pegar o tema e vai reescrever com suas palavras e no final da conclusão você irá retornar a ele.
    Eu vi repetir 3 vezes ”e” e 4 vezes ”é”
    DESENVOLVIMENTO
    Acho que no 2 paragrafo poderia aprofundar mais seu argumento no inicio de forma que o 2 não ficasse maior que o 3
    Contei 4 ”é” no 2 parágrafo
    No 3 paragrafo eu acho que a sua estratégia argumentativa não condiz muito com seu argumento já que começou a falar sobre a ressociação de prisioneiros e depois falou sobre a condição das celas… Poderia melhorar esse paragrafo
    Contei 4 ”é” e 3 ”e”
    CONCLUSÃO
    Eu acho que a forma que começou a conclusão esteve errada, porque já começou apresentando quais os agentes e depois apresentou outros….
    Concursos existem todos os anos então realmente o problema estaria em mais gente ou como essas pessoas estão encarando isso?
    Os protestos foi uma otima proposta de intervenção
    Não possui o fechamento na conclusão deixando tudo meio vago.
    Poderia ser algo simples
    Exemplo:
    Dessa forma, a situação nas cadeias nacionais seriam melhoradas.
    Tente usar menos ”e” e ”é” porque os corretores aceitam isso 1 vez mais repetidas vezes em repetidos paragráfos tiram muita pontuação.
    Mas o seu texto está ótimo só melhore mais esses quesitos
    Sucesso! Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.