O conceito de saúde não se aplica somente à ausência de doenças, mas sim de um completo bem-estar físico, mental, e social. Para a total garantia deste bem-estar, é preciso que o indivíduo tenha paz, alimentação, moradia, saneamento, saúde psicológica, acesso à educação, entre outros. A criação dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS) tem foco nessa ampla definição de saúde, tendo dentro dos mesmos, as considerações de fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e os seus fatores de risco à população, como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que os Determinantes sociais de Saúde, se relaciona às condições em que uma pessoa vive e trabalha.
No território brasileiro, a saúde vem sofrendo mudanças durante as últimas quatro décadas, demograficamente, socialmente e economicamente podemos citar:
O êxodo rural: pessoas saem do campo para ir para os centros urbanos em busca de trabalho e uma vida melhor, mas infelizmente a estrutura das cidades não estava adequada para receber uma grande quantidade de pessoas afetando assim a economia e qualidade de vida dos indivíduos. Na década de 80 agrava-se a situação, com 38,2 milhões de pessoas instaladas inadequadamente. Aumento do PIB(produto interno bruto): entre a década de 60 ao ano de 2006, ouve um aumento do PIB per capita o que ainda não ajudou na urbanização, transporte e indústrias. Taxa de fecundidade: essa taxa cai absurdamente a partir da década de 60, o crescimento anual passa de 2.89% Para 1.64% a partir dessa data. População envelhece: cai a proporção de jovens entre 1960 e 2000, e sobe a de idosos entre essa mesma data. As redes sociais, serviços comunitários de saúde, vem buscando ajudar os menos favorecidos, oferecendo um apoio a essa parte da população tentando melhorar a saúde da mesma. Pesquisas mostram que riqueza não é fator para boa saúde, mostram também que apoio e confiança uns nos outros pode ajudar muito no processo de uma boa saúde. Quanto as condições de vida e saúde: nesse quesito temos vários fatores como: acesso à água e esgoto, que são indispensáveis para a subsistência dos cidadãos, e tem aumentado o seu acesso consideravelmente entre 1999 e 2004, mas infelizmente ainda não tem uma cobertura total de acesso à população demorando assim 115 anos para uma universalização de acesso.
A educação: A cobertura do acesso à educação já está se universalizando. A população brasileira que na década de 40 56% era analfabeta, essa porcentagem cai para 40% em 1960 e reduz ainda mais em 2000 caído para 13,6%.
Para se adquirir uma boa condição de saúde e diminuir taxas com porcentagens que afetam a saúde dos cidadãos, é preciso uma atitude tanto de todos quanto individualmente. Existem vários métodos práticos, como consumo de frutas, legumes e verduras, evitar consumo de cigarro, álcool ou substâncias tóxicas e entorpecentes, o que pode desencadear um quadro de câncer. Praticar atividades físicas regularmente pode ajudar a prevenir doenças, evitando a obesidade, fator que causa muitos problemas cardiológicos, pulmonares, vasculares, diabetes, etc.
Rayssa0Loren
Lembre-se de que no parágrafo deve haver um espaço de pelo menos dois dedos, não sei se digitando da pra colocar dois dedos , mas enfim , não esqueça do espaço .rsrsrs. Seu texto está muito técnico porém bom , senti uma necessidade de uma proposta mais detalhada , ficou muito vago . Você talvez poderia ter abordado sobre questões como suicídio e etc que envolvem também sobre saúde , mas isso depende também do tipo de proposta escolhida. Ao todo o texto está bem costurado e muito técnico que pra mim é um pouco cansativo,rsrs, mas tava bom !
StefanySiqueira
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 200. Erros não perceptíveis.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 120. Informações precisam ser reformuladas e reestruturadas de maneira, mais lisa, clara e objetiva.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 120. Estude conectivos básicos.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 160. Aconselho mais clareza. E lembre-se de responder: o quê, quem, como e para quê; a medida citada deve ser adotada.
[760 a 800]
Parabéns!!!!
Tchau!
E até a próxima!😁
ingrydg
Você tem um repertório sociocultural vasto e confiável, isso é bom, mas procure se atentar a estrutura da redação dissertativa argumentativa do ENEM. Procure mais clareza e objetividade no seu texto, não se prenda a períodos longos e palavras “difíceis” porque torna seu texto forçado e cansativo. Tente se deter a períodos curtos, seja conciso.
labiramos
Bom,o assunto a ser discutido é ótimo pois,ele está nas “paradas” da mídia por causa do Corona Vírus.No seu texto eu senti uma falta muito grande de conectivos,e também de sinônimos.Você poderia reformula o final pois acho que está faltando algo.E alguns exemplos que você citou ,eu achei que alguns não tinha muito haver com o assunto porque isto esta mais ligado a economia e taus.
Parabéns pela escolha do assunto,e espero que eu tenha te ajudado!
Fernanda Menezes
Faltou coesão textual. Estude mais os conectivos
É aconselhável em cada um dos parágrafos do desenvolvimento 1e 2 escrever apenas sobre um argumento de forma fundamentada, como o uso de estratégias argumentativas.
Achei que o texto tinha muitos dados estatísticos e TODOS os dados do texto devem conter de onde você tirou essa informação como OMS, IBGE.
Espero ter ajudado! (sou nova aqui)
Sara Suzany
Parabéns, você domina muito bem a gramática só precisa se atentar nos conectivos, entende a estrutura da redação do Enem, apresentou dados com fontes confiáveis o que é ótimo, mas lembre de produzir um texto que um leigo possa entender também então cuidado com muitos termos técnicos etc. Apresentou repertório sociocultural, Mas senti falta de uma proposta de intervenção mais estruturada com agente + ação+ meio+ finalidade. Eu daria uma nota de 700 á 800 (ótima kkk)
Você escreve muito bem, continue assim ;)