A despeito de todo progresso científico e tecnológico obtido na contemporaneidade, a exclusão dos índios ainda é um grave entrave social no Brasil. A partir disso, é inegável afirmar que esse impasse esteja vinculado não só ao preconceito, resultado da falta de informação, mas também na forma como os órgãos governamentais lidam com as questões que envolvem os indígenas.
No seriado Anne With An E, a qual se passa no século XIX, Anne acaba fazendo amizade com uma garota indígena que ao longo da trama é afastada de seus pais de maneira forçosa para ser catequizada conforme a visão preconceituosa e limitada das autoridades locais. Já fora das telas, constata-se que essa intolerância é muito presente na sociedade, de tal modo que, segundo a Agência Brasil, muitos indígenas são negligenciados quando vão buscar atendimento médico e até mesmo na procura por empregos, exemplificando de forma clara a falta de informação sobre os indígenas. Essa situação reflete no desenvolvimento do país que por consequência resulta em problemas sociais, fazendo-se necessário, mais do que nunca, a existência de medidas para estimular a inclusão dessas pessoas no âmbito social.
Ademais, consoante a Constituição Federal de 1988, garante os direitos dos indígenas a saúde, segurança, educação, entre outros. Tristemente, observa-se que isso não ocorre na realidade, já que o Governo falha quando se trata de assegurar que os indígenas não sejam excluídos no meio social. À vista disso, percebe-se a necessidade de medidas para garantir a inserção de todas as pessoas. Portanto, é mister que o trabalho contra essa exclusão tanto garanta os direitos básicos dos indígenas, quanto combata a propagação de atos discriminatórios.
Sendo assim, é essencial que a Receita Federal em uma ação conjunta com a Fundação Nacional Do Índio, invista uma parcela dos impostos em palestras e campanhas sobre a importância e o direito a inclusão do índio na sociedade, por meio da criação de espaços acessíveis a todos cidadãos, onde serão realizados debates sobre as barreiras sociais presentes no Brasil, havendo trabalhos sociais para ajudar os indígenas a se integrarem. De forma que eles consigam obter as oportunidades em sociedade garantidas por direito.
Valeria_Milhomes
Olá, primeiramente gostaria de lembrar que sou apenas uma estudante, tentarei ajudar-te com base nos meus conhecimentos
1. Sua introdução está boa. mas falta detalhamento e repertorio sociocultural, como por exemplo, na primeira linha, sua introdução ficou confusa para o leitor. você poderia ter citado algum fator histórico como a chegada dos portugueses e como isso favorece para essa exclusão dos povos indígenas.
2. Seu desenvolvimento esta ótimo, tem repertorio, conectivos entre a serie e realidade oque deixa sua redação com coerência, parabéns.
3. O fato de você começar o paragrafo com um conectivo é ótimo, pois traz mais coerência, também tem repertorio, muito bem, uso correto de virgulas,
4. Sua conclusão possui todos os requisitos, oque é ótimo
Notasse também um bom domínio da língua portuguesa, você só precisa praticar mais a introdução, para deixa-la mais detalhada que sua redação ficara perfeita.
Nota700
parabéns, continue sempre estudando, e não desista dos seus sonhos