O saber de uma segunda língua, no atual cenário globalizado, configura-se como uma ferramenta de extrema importância, tanto cultural, social, acadêmica e empresarial. Entretanto, no cenário brasileiro, é evidente que nem todos possuem o conhecimento de uma língua que não seja a nativa, gerando um prejuízo a esses indivíduos e os distanciando de aproveitar o mundo globalizado.
A princípio, as necessidades atuais de um mundo moderno globalizado e com excesso de informações em outros idiomas exigem da população o conhecimento de uma segunda língua. Como no filme da plataforma de streaming Netflix “A chegada”, em que uma linguista é convocada para descobrir a comunicação de seres de outro planeta, já que esses não compreendem a linguagem humana, evidenciando a importância da língua como uma ferramenta de compreensão entre indivíduos. Assim, a necessidade de aprender um segundo idioma não é somente para vantagens na carreira, como também auxilia a compreender outras culturas e sociedades, gerando um membro da sociedade conectado e com bagagem cultural.
Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema. Isto se torna evidente com os preços abusivos de cursos particulares para uma segunda língua, elitizando o conhecimento e impossibilitando com que indivíduos de baixa renda tenham acesso a um idioma diferente do nativo. Consequentemente, essas pessoas são prejudicadas e sofrem uma limitação quando comparadas com indivíduos que possuem uma segunda língua, o que prejudica os menos favorecidos em relação a experiências e oportunidades.
Portanto, é necessário que medidas estratégicas sejam tomadas para amenizar esse cenário. É preciso que o Governo Federal, com o auxílio do Ministério da Educação, invista no ensino de línguas estrangeiras na educação pública por meio de tecnologias. Essas tecnologias podem ser, por exemplo, o aplicativo “Duolingo”, que fornece a possibilidade de aprendizado de diversos idiomas de maneira gratuita, auxiliando no aprendizado dos alunos. Dessa forma, será possível construir indivíduos que entendem os benefícios de se ter um segundo idioma.
João Henrique
Analisando de acordo com as competências:
C1
1 – Aqui ouve uma falha no uso da preposição, “dificuldade DE não conseguirem”.
“Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas (de) não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema.”
2 – Talvez tenha acontecido um pequeno erro de concordância aqui:
“[Essas tecnologias] podem ser, por exemplo, [o aplicativo “Duolingo]”, que fornece a possibilidade de aprendizado de diversos idiomas de maneira gratuita, auxiliando no aprendizado dos alunos.”
Você poderia ter posto: UMA DESSAS TECNOLOGIAS PODE…
3 – “Isto se torna”, certo seria “isto torna-se”
C1: 160
C2
Você domina a escrita do modelo de texto dissertativo argumentativo, apresentou as 3 partes do texto com repertório legítimo, pertinente e produtivo.
C2: 200
C3
Os seus parágrafos de desenvolvimento foram bem construídos e é perceptível a presença de um projeto de texto.
Entretanto, há pequenas partes contrastantes dentro dele. Por exemplo, na sua tese você aponta: “gerando um prejuízo a esses indivíduos e os distanciando de aproveitar o mundo globalizado”, você não especificou qual era o prejuízo, o que pode fazer a relação com seu desenvolvimento um pouco confusa. Talvez não tenha sido sua intenção colocar na sua tese os pontos principais a serem discutidos em D1 e D2, mas essa foi a impressão que ficou. Dessa forma, apesar dos parágrafos SEPARADAMENTE estarem bem descritos, pensando no texto articulado, as ideias ficaram um pouco confusas, descontando alguns pontos seus nessa competência.
C3: 160
C4
1 – “Segunda língua” – Você repete muito essas duas palavras, trocando algumas vezes pra “segundo idioma”. Mesmo fazendo parte do tema, fica um pouco repetitivo.
Obs: Sei que é chatíssimo essa coisa de repetição e sinônimos, mas fazer oq né?
2 – Consequentemente, essas pessoas [são prejudicadas] e sofrem uma limitação quando comparadas com indivíduos que possuem uma segunda língua, o que [prejudica os menos favorecidos] em relação a experiências e oportunidades.
– Há uma repetição de ideias aqui, acarretando uma incoesão no texto.
3 – Você repete o GERANDO nos parágrafos 1 e 2 como conclusão de uma ideia. Além de ser posto no gerúndio, o que deixa o texto cansativo, há outros sinônimos que podem ser usados para evitar repetição como “implicar, acarretar, etc”.
No mais, você usou bem os conectivos, atenção só para esses outros fatores.
C4: 160
C5
Apresenta todos os fatores necessários: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
C5: 200
Nota final: 880
Ps: Desculpa se errei em algo estou aprendendo assim como você! As notas são meramente ilustrativas, mais pra você se basear mesmo, não sou nenhum especialista. Ótima redação, ótima escrita. Questão de detalhes pra aprimorar seu texto, que já está bom, bons estudos!
Samuel1818
Opa, Gabriel!
Muito boa sua redação. Há pequenos erros que comprometem na sua nota final, mas um melhor projeto de texto pode ajudar.
C1- Domínio da norma-culta, 160. Seu vocabulário e uso da gramática são bons, mas erros de concordância, crase, pronome oblíquo iniciando frase, repetições e uso exagerado do gerúndio o fizeram perder 40pts;
C2- Compreender a proposta e aplicar repertório sociocultural, 200. Sua argumentação é muito boa, não foge do tema e utiliza um filme para fortalecer seu texto;
Entretanto, poderia deixar mais claro aquilo que você quis trazer, já que faltaram as subteses 01 e 02 que deveriam ser mencionadas no final da introdução e desenvolvidas nos seus respectivos parágrafos do desenvolvimento. Por exemplo no 3° parágrafo, vc disse que existe uma dificuldade de acesso a qual as pessoas não conseguem adquirir uma segunda língua, mas não é visível essa subtese na introdução.
C3- Organização dos argumentos selecionados, 160. A explicação que você dá acerca do tema é inquestionável: faz boas relações, interliga as ideias e convence o leitor. Porém, além da falta das subteses citadas anteriormente, senti falta de algum repertório no 3° parágrafo que comprovasse sua argumentação;
C4- Elementos coesivos, 200. Conectivos bem posicionados e separados por vírgula corretamente o renderam a nota máxima nessa competência;
C5- Proposta de intervenção, 200. Sua possível solução para o tema apresenta todos os 5 elementos necessários: Agente, ação, meio, finalidade, detalhamento.
•Ressalvas:
-Como no filme da plataforma de streaming Netflix “A chegada”, em que uma linguista é convocada para descobrir…
Melhoraria esse parágrafo, pois você está dando a continuação de um pensamento, mas usou esse “Como” no sentido de nova explicação. Faria:
-No filme da plataforma de streaming Netflix “A Chegada”, uma linguista é convocada para descobrir…
No mais, parabéns pela redação! Você escreve demais e tem potencial para atingir as maiores notas. Bons estudos!!! ;)
Nota: 920
IoniaCalls
Seguinte, vou tentar corrigir com o máximo de isonomia e transparência. Se houver algum erro ou dúvida é só avisar que eu concerto.
COMPETÊNCIA I
200- esta competência analisa erros na escrita, conjugação, concordância. Coisas mais gramaticais e menos temáticas. Como não vi nenhum erro relevante a nota será a máxima, 200.
COMPETÊNCIA II
180- esta aqui tem relação com a compreensão do tema e uso do conhecimento individual coerente com o mesmo. Sem grandes coisas a declarar, apenas que faltou demarcar melhor o tema em questão. Veja bem, no terceiro parágrafo, o tema só aparece de forma satisfatória nas últimas linhas; outra coisa, EM MEU GOSTO PESSOAL, acho muito arriscado introduções tão sucintas e objetivas assim. Veja bem, você claramente sabe o que esta fazendo e tem plena segurança, dá pra perceber pela escrita objetiva e concisa, mas, se você abre mão de desenvolver mais ou opta por algo bem mais simples e prosaico, alguns corretores podem não gostar e reduzir sua nota. Um exemplo é que ainda seria razoável se eu lhe desse 160 nessa competência se eu corrigisse a redação em meros 5 minutos. As vezes a escrita mais simples não é a mais fácil de se ler, mas como eu disse, É MEU GOSTO PESSOAL e, como pode ver, não interferiu em nada na nota final.
COMPETÊNCIA III
200- a argumentação está bem convincente. Não vejo problemas muito grandes nesse setor. Só se atente em usar mais as palavras chaves do tema em questão pois isso, além de ajudar a demarcar sua argumentação, contribui para uma maior segurança na competência II. Ademais, dá uma olhadinha na conclusão na última linha, a palavra benefícios se relaciona com o tema mas não com a proposta de intervenção. Se isso acontece em outro parágrafo a nota da competência 3 cairia, mas como é na conclusão dá pra fazer vista grossa e deixar passar.
COMPETÊNCIA IV
200- sem repetições de conectivos, construção limpa e coesa, enfim, um reflexo do que eu disse na competência I. Como você escreveu tudo fechadinho não existem erros, mas, se houvesse algum, ele seria destacado devido a simplicidade do texto. É como uma folha de papel A4, se ela estiver nova, qualquer coisa que aparecer, seja amassado ou risco, acaba sendo muito visível e destacado. É uma péssima analogia kkkkkkkkkkkkkkkk, eu sei, mas foi a melhor que eu consegui pensar.
COMPETÊNCIA V
200- tirando a palavra BENEFÍCIOS no final tudo está Ok. Novamente, atente para a coerência das ideias, não só das palavras. A sua proposta de intervenção foi focada em efetivar o aprendizado por meio da tecnologia e em nenhum momento foi mencionado que seria feito um estudo ou conscientização da importância de se dominar uma outra língua. Fora isso, o detalhamento tá muito bom e não tem nada de diferente ou complicado.
No final a nota ficou 980, mas sempre dá pra baixar a nota, ainda mais porque eu li 2 vezes enquanto corrigia e uma entes de corrigir. Tomo cuidado com a simplicidade, ela ajuda muito na clareza das ideias mas também torna qualquer erro muito mais grotesco. No mais tua nota deve variar entre uns 980 que eu te dei e uns 920 no máx.
Qualquer coisa avisa ae, TMJ