A saúde pública brasileira

  • 1

No que se refere à saúde nacional, o Brasil possui dois tipos de sistema: o público, cujos serviços são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e o privado. Dados do IBGE indicam que, atualmente, 75% da população depende exclusivamente dos serviços do SUS. Entretanto, há uma deficiência na saúde pública do país, uma vez que há uma discrepância entre os valores investidos pelos sistemas existentes e uma distribuição desigual dos serviços médicos pelo território brasileiro.

Primeiramente, cabe frisar a desproporcionalidade dos investimentos do poder público e das entidades privadas na área da saúde. Em uma palestra, o médico oncologista e cientista, Drauzio Varella, demonstrou que o SUS investe cerca de R$103 bilhões por ano, enquanto a saúde privada, a qual atende apenas a 25% dos cidadãos, investe R$90,5 bilhões. Gastando três vezes mais por paciente, o sistema particular de saúde possui uma melhor infraestrutura no que tange à qualidade dos serviços e dos equipamentos disponíveis. Em contrapartida, o sistema público não tem uma estrutura adequada quanto à oferta de maneira equitativa dos seus serviços à população nacional, sobretudo, devido à ausência de médicos nas diferentes partes do país.

Segundo o que propõe a Constituição, a saúde é política pública guiada pelo princípio da universalidade, na qual todos têm direito de usufruir de seus serviços. Contudo, há uma distribuição desigual dos serviços médicos nas diversas regiões do país, inclusive quanto à disponibilidade de profissionais médicos. Conforme a OMS, o parâmetro ideal é de um médico para cada mil habitantes. Apesar de superar essa razão, o país possui uma desproporcionalidade na existência desses profissionais, visto que há uma concentração de médicos nas regiões mais desenvolvidas, havendo, por sua vez, uma ausência nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, em virtude de estruturas precárias ao atendimento da população.

Assim, tendo em vista elevar a qualidade das atividades desenvolvidas, o poder público deve investir um maior contingente de recursos na área da saúde, além de uma maior capacitação dos profissionais da área. Com isso, o Ministério da Saúde deve fomentar a realização de pesquisas médicas por meio das Universidades e Institutos científicos, de modo a promover a mobilização socioeconômica do país. Ademais, o incentivo a projetos comunitários de conscientização sanitária por parte da sociedade é de extrema importância, visando à formação de campanhas de combate às doenças e ao engajamento da comunidade na criação de soluções para os problemas que assolam a sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite! Primeiramente, na sua introdução precisa haver uma melhor explicação da sua tese e um uso de recurso sociocultural seria extremamente bem vindo não apenas na sua introdução mas sim durante todo o seu texto.
    Durante seu parágrafos de desenvolvimento a falta de uma problematização da tese fez com que seu texto possuisse um caráter muito mais expositivo do que dissertativo-argumentativo sendo necessária durante sua redação uma maior problematização e um maior esclarecemento do oque é o problema e por que é um problema.
    Na sua conclusão você não precisa mais, de acordo com os novos critérios do ENEM elaborar um tese de 2 núcleos mas sim apenas uma desde que essa consiga contemplar ambos os problemas apresentados e que contenha os 5 requisitos avaliados no ENEM. Que são o agente, o que deve ser feito por esse agente, o meio para a execução de tal coisa, qual estado será alcançado com o uso dessa ação e o detalhamento de pelo menos um dos elementos citados anteriormente, sendo que na sua redação apenas os 3 primeiros elementos foram contemplados.
    Espero ter ajudado.

    • 1
  2. Eu amei sua redação , escreveu muito bem te daria fácil 900 . Achei um pouco longo os períodos mas ok pois acredito que foi a digitação acontece .
    Vou de da uma dica : veja documentários ou séries que retrem alguém tema que vc vá falar. De uns tempos pra cá o Enem tá adorando isso
    Desenvolvimento ok
    Conclusão ok tbm .

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.