A saúde mental nas escolas públicas

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A Organização Mundial da Saúde(OMS) define o termo saúde como sendo sendo o bem-estar físico, social e psicológico. Sob essa ótica, nota-se, no que tange à saúde mental nas escolas públicas, que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes, visto que há um ocultamento dessa temática, que é impulsionada pela insuficiência de medidas governamentais de auxílio e pela escassez de discussão dessa problemática em tais espaços educativos. Diante desse contexto, torna-se imprescindível a análise desse empecilho hodierno, a fim se permitir seu enfrentamento.

Insta salientar, a princípio, que a carência de ações de assistência à saúde mental por parte do governo nas escolas públicas contribui para a existência e o aumento dos casos de transtornos mentais. À vista disso, é lícito referenciar a teoria do sociólogo Max Weber, o qual afirma que o Estado detém o aparato administrativo, sendo responsável, portanto, pelas Instituições de atendimento à população e resolução de problemas sociais. Todavia, observa-se que essas Instituições Governamentais não executam suas funções com excelência,  porquanto não ocorre o desenvolvimento  eficaz de medidas de amparo para esses alunos da Rede Pública de Ensino, que necessitam de apoio direto e indireto do Estado.

Outrossim, deve-se salientar que a falta de debates acerca da saúde mental nas escolas públicas-espaços que são, por muitas vezes, os únicos em que as crianças e os jovens podem dialogar sobre o assunto-corroboram para a perpetuação dessa adversidade. Nessa perspectiva, é válido destacar o pensamento do educador Paulo Freire, que defende a ideia de uma educação dialógica-pautada na comunicação entre o educador e o educando. Entretanto, devido à exiguidade de momentos formativos destinados aos profissionais dos colégios públicos, eles não conseguem promover tais conversações com os estudantes, impedindo, pois, o tratamento de problemas associados à saúde mental.

Destarte, urge que medidas efetivas sejam adotadas para a mitigação desse óbice. Para tanto, faz-se preciso que o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais, possam realizar-por intermédio de programa assistencialista de abrangência nacional- a construção de consultórios que forneçam atendimento com psicólogos e psiquiatras em todas Instituições Escolares Públicas do país-com o intuito de possibilitar o atendimento a esses alunos. Em concomitância, é necessário que as Secretarias de Educação ofertem momentos formativos aos professores da Rede de Ensino Pública, para que eles possam transmitir orientações aos estudantes e incentivá-los a realizar consultas com os profissionais adequados. Desse modo, a saúde mental poderá ser assegurada tal qual é trazida pela OMS.

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4 Correções

  1. C1- 160
    referente à compreensão da proposta e elaboração da redação, o texto atende plenamente ao tema proposto e apresenta uma estrutura textual organizada e coerente.

    C2- 200
    referente à compreensão da estrutura da língua, o texto apresenta erros de concordância, como em “nota-se, no que tange à saúde mental nas escolas públicas, que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes”, que deveria estar no plural. Além disso, apresenta problemas de regência, como em “para que eles possam transmitir orientações aos estudantes”, onde a preposição adequada seria “para os estudantes”.

    C3 – 160
    Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
    Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele. Faltou apenas o fecho crítico.

    C4 – 160
    Não apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
    apresenta vários conectivos intra parágrafos

    C5 – 200
    Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção

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  2. Na competência 1, referente à compreensão da proposta e elaboração da redação, o texto atende plenamente ao tema proposto e apresenta uma estrutura textual organizada e coerente.

    Na competência 2, referente à compreensão da estrutura da língua, o texto apresenta erros de concordância, como em “nota-se, no que tange à saúde mental nas escolas públicas, que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes”, que deveria estar no plural. Além disso, apresenta problemas de regência, como em “para que eles possam transmitir orientações aos estudantes”, onde a preposição adequada seria “para os estudantes”.

    Na competência 3, referente à seleção e organização de informações e argumentos, o texto apresenta informações pertinentes e argumentos bem estruturados, como a referência à teoria de Max Weber e o pensamento de Paulo Freire.

    Na competência 4, referente à utilização de conhecimentos linguísticos e argumentativos, o texto apresenta uso adequado de conectores, como “todavia” e “outrora”, para indicar contraste e adição, respectivamente. Além disso, utiliza adequadamente citações de autores para reforçar seus argumentos.

    Na competência 5, referente à elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, o texto apresenta uma proposta clara e bem elaborada, que visa à criação de consultórios nas escolas públicas para fornecer atendimento com psicólogos e psiquiatras e oferecer momentos formativos para os professores.

    Diante disso, atribui-se ao texto a nota 800,0 na escala do ENEM.

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  3. olá Layssa Oliveira bom eu vou dar aqui minha opinião sobre sua redação.
    Introdução
    -sua introdução esta muito bem estruturada, tem repertorio, apresentou bem o tema,porem a palavra “nota-se, no que…” deveria ser substituído por “nota-se que” pra ficar mais abrangente ok.
    deu pra perceber que tem tese: “que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes,”
    -e vc colocou dois argumentos: “insuficiência de medidas governamentais de auxílio e pela escassez de discussão dessa problemática em tais espaços educativos”, ok
    Desenvolvimento 1
    – topico frasal “insta salientar, a princípio, que a carência de ações de assistência à saúde mental por parte do governo nas escolas públicas contribui para a existência e o aumento dos casos de transtornos mentais.”
    -citações “Max Web”
    – sustentação da ideia “observa-se que essas Instituições Governamentais não executam suas funções com excelência, porquanto não ocorre o desenvolvimento eficaz de medidas de amparo para esses alunos da Rede Pública de Ensino, que necessitam de apoio direto e indireto do Estado.”
    – o termo ortográfico “executam suas” deve ser substituído por “executam as suas”

    Desenvolvimento 2
    erros ortográficos
    “perspectiva” trocar por “perspetiva”
    desenvolvimento ok

    conclusão
    ok tambem
    agente: “destarte” e “ministério da saúde”
    ação : “possam realizar-por intermédio de programa assistencialista de abrangência nacional- a construção de consultórios que forneçam atendimento com psicólogos e psiquiatras em todas Instituições Escolares Públicas do país-com o intuito de possibilitar o atendimento a esses alunos ”
    modo : “para que eles possam transmitir orientações aos estudantes e incentivá-los a realizar consultas com os profissionais adequados.”
    não conseguir identificar o detalhamento .

    espero ter ajudado.

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  4. Competência 1 – 160
    Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática

    Competência 2 – 200
    – Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero

    Competência 3 – 160
    – Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
    – Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele. Faltou apenas o fecho crítico.

    Competência 4 – 160
    – Não apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
    – apresenta vários conectivos intra parágrafos

    Competência 5 – 200
    – Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção

    Nota – 880 Parabéns. Continue escrevendo

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