A Organização Mundial da Saúde(OMS) define o termo saúde como sendo sendo o bem-estar físico, social e psicológico. Sob essa ótica, nota-se, no que tange à saúde mental nas escolas públicas, que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes, visto que há um ocultamento dessa temática, que é impulsionada pela insuficiência de medidas governamentais de auxílio e pela escassez de discussão dessa problemática em tais espaços educativos. Diante desse contexto, torna-se imprescindível a análise desse empecilho hodierno, a fim se permitir seu enfrentamento.
Insta salientar, a princípio, que a carência de ações de assistência à saúde mental por parte do governo nas escolas públicas contribui para a existência e o aumento dos casos de transtornos mentais. À vista disso, é lícito referenciar a teoria do sociólogo Max Weber, o qual afirma que o Estado detém o aparato administrativo, sendo responsável, portanto, pelas Instituições de atendimento à população e resolução de problemas sociais. Todavia, observa-se que essas Instituições Governamentais não executam suas funções com excelência, porquanto não ocorre o desenvolvimento eficaz de medidas de amparo para esses alunos da Rede Pública de Ensino, que necessitam de apoio direto e indireto do Estado.
Outrossim, deve-se salientar que a falta de debates acerca da saúde mental nas escolas públicas-espaços que são, por muitas vezes, os únicos em que as crianças e os jovens podem dialogar sobre o assunto-corroboram para a perpetuação dessa adversidade. Nessa perspectiva, é válido destacar o pensamento do educador Paulo Freire, que defende a ideia de uma educação dialógica-pautada na comunicação entre o educador e o educando. Entretanto, devido à exiguidade de momentos formativos destinados aos profissionais dos colégios públicos, eles não conseguem promover tais conversações com os estudantes, impedindo, pois, o tratamento de problemas associados à saúde mental.
Destarte, urge que medidas efetivas sejam adotadas para a mitigação desse óbice. Para tanto, faz-se preciso que o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais, possam realizar-por intermédio de programa assistencialista de abrangência nacional- a construção de consultórios que forneçam atendimento com psicólogos e psiquiatras em todas Instituições Escolares Públicas do país-com o intuito de possibilitar o atendimento a esses alunos. Em concomitância, é necessário que as Secretarias de Educação ofertem momentos formativos aos professores da Rede de Ensino Pública, para que eles possam transmitir orientações aos estudantes e incentivá-los a realizar consultas com os profissionais adequados. Desse modo, a saúde mental poderá ser assegurada tal qual é trazida pela OMS.
Patrick_Mandu
C1- 160
referente à compreensão da proposta e elaboração da redação, o texto atende plenamente ao tema proposto e apresenta uma estrutura textual organizada e coerente.
C2- 200
referente à compreensão da estrutura da língua, o texto apresenta erros de concordância, como em “nota-se, no que tange à saúde mental nas escolas públicas, que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes”, que deveria estar no plural. Além disso, apresenta problemas de regência, como em “para que eles possam transmitir orientações aos estudantes”, onde a preposição adequada seria “para os estudantes”.
C3 – 160
Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele. Faltou apenas o fecho crítico.
C4 – 160
Não apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
apresenta vários conectivos intra parágrafos
C5 – 200
Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
PPXP2514
Na competência 1, referente à compreensão da proposta e elaboração da redação, o texto atende plenamente ao tema proposto e apresenta uma estrutura textual organizada e coerente.
Na competência 2, referente à compreensão da estrutura da língua, o texto apresenta erros de concordância, como em “nota-se, no que tange à saúde mental nas escolas públicas, que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes”, que deveria estar no plural. Além disso, apresenta problemas de regência, como em “para que eles possam transmitir orientações aos estudantes”, onde a preposição adequada seria “para os estudantes”.
Na competência 3, referente à seleção e organização de informações e argumentos, o texto apresenta informações pertinentes e argumentos bem estruturados, como a referência à teoria de Max Weber e o pensamento de Paulo Freire.
Na competência 4, referente à utilização de conhecimentos linguísticos e argumentativos, o texto apresenta uso adequado de conectores, como “todavia” e “outrora”, para indicar contraste e adição, respectivamente. Além disso, utiliza adequadamente citações de autores para reforçar seus argumentos.
Na competência 5, referente à elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, o texto apresenta uma proposta clara e bem elaborada, que visa à criação de consultórios nas escolas públicas para fornecer atendimento com psicólogos e psiquiatras e oferecer momentos formativos para os professores.
Diante disso, atribui-se ao texto a nota 800,0 na escala do ENEM.
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olá Layssa Oliveira bom eu vou dar aqui minha opinião sobre sua redação.
Introdução
-sua introdução esta muito bem estruturada, tem repertorio, apresentou bem o tema,porem a palavra “nota-se, no que…” deveria ser substituído por “nota-se que” pra ficar mais abrangente ok.
deu pra perceber que tem tese: “que esse bem não é garantido em sua plenitude nesses ambientes,”
-e vc colocou dois argumentos: “insuficiência de medidas governamentais de auxílio e pela escassez de discussão dessa problemática em tais espaços educativos”, ok
Desenvolvimento 1
– topico frasal “insta salientar, a princípio, que a carência de ações de assistência à saúde mental por parte do governo nas escolas públicas contribui para a existência e o aumento dos casos de transtornos mentais.”
-citações “Max Web”
– sustentação da ideia “observa-se que essas Instituições Governamentais não executam suas funções com excelência, porquanto não ocorre o desenvolvimento eficaz de medidas de amparo para esses alunos da Rede Pública de Ensino, que necessitam de apoio direto e indireto do Estado.”
– o termo ortográfico “executam suas” deve ser substituído por “executam as suas”
Desenvolvimento 2
erros ortográficos
“perspectiva” trocar por “perspetiva”
desenvolvimento ok
conclusão
ok tambem
agente: “destarte” e “ministério da saúde”
ação : “possam realizar-por intermédio de programa assistencialista de abrangência nacional- a construção de consultórios que forneçam atendimento com psicólogos e psiquiatras em todas Instituições Escolares Públicas do país-com o intuito de possibilitar o atendimento a esses alunos ”
modo : “para que eles possam transmitir orientações aos estudantes e incentivá-los a realizar consultas com os profissionais adequados.”
não conseguir identificar o detalhamento .
espero ter ajudado.
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 160
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele. Faltou apenas o fecho crítico.
Competência 4 – 160
– Não apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 880 Parabéns. Continue escrevendo