A saúde mental do jovem no século XXI

  • 1

A Constituição Federal, garante um dos direitos sociais fundamentais da população à saúde, no seu sentido mais amplo, conforme o artigo 6º. Contudo, o que permeia a sociedade brasileira não é o exercício pleno da lei suprema do Estado, mas sim um estigma relacionado às doenças mentais principalmente nos jovens. Esse cenário antagônico entre ordenamento jurídico e prática deve-se ao não entendimento sobre as doenças e da condição dos tantos afetados. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos.

Primordialmente, deve-se pontuar que a incompreensão por parte da população acerca do conceito ampliado de saúde reverbera esse estigma. Como órgão do Poder Executivo Federal, o Ministério da Saúde salienta sobre o assunto que é comum crianças e adolescentes deficientes mentais serem incompreendidos, julgados e excluídos por uma grande parcela da população. Fica evidente, a partir deste posicionamento do setor governamental, que as doenças mentais não são frutos da imaginação, tampouco problemas mais ou menos graves que as enfermidades físicas, pelo contrário, mostra-se tão importante quanto.

Em segundo lugar, destaca-se que aqueles que possuem algum tipo de transtorno psicológico não entendem da própria condição, nem como proceder para buscar ajuda. Segundo o Ministério da Saúde, muitas vezes as pessoas não compreendem a gravidade dos transtornos as quais são acometidas e, por consequência, acabam não buscando as assistências e projetos oferecidos pelos órgãos competentes. Um dos efeitos disso é a ocorrência de muitos casos de depressão, ansiedade e estresse que poderiam ser evitados com o apoio ofertado. Todos esses aspectos retardam a resolução deste empecilho.

Portanto, é necessário que medidas governamentais sejam feitas no âmbito informacional e educativo para que esse estigma sobre as doenças mentais seja superado. Deste modo, o Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério das Comunicações deve promover a conscientização acerca desses transtornos à população e aos afetados por meio de programas de divulgação das medidas preventivas já existentes e propagandas na internet, a fim de atenuar os impactos desse problema na sociedade. Garante-se assim a efetividade da lei pétrea redigida nos meios da Constituição e o Estado democrático de direito.

Compartilhar

3 Correções

  1. A Constituição Federal, garante um dos direitos sociais fundamentais da população à(1) saúde, no seu sentido mais amplo, conforme o artigo 6º. Contudo, o que permeia a sociedade brasileira não é o exercício pleno da lei suprema do Estado, mas sim um estigma relacionado às doenças mentais principalmente nos jovens. Esse cenário antagônico entre ordenamento jurídico e prática deve-se ao não entendimento sobre as doenças e da condição dos tantos afetados. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos.

    1- Crase inadequada.

    Primordialmente, deve-se pontuar que a incompreensão por parte da população acerca do conceito ampliado de saúde reverbera esse estigma. (1) Como órgão do Poder Executivo Federal, o Ministério da Saúde salienta sobre o assunto que é comum crianças e adolescentes deficientes mentais serem incompreendidos, julgados e excluídos por uma grande parcela da população. Fica evidente, a partir deste posicionamento do setor governamental, que as doenças mentais não são frutos da imaginação, tampouco problemas mais ou menos graves que as enfermidades físicas, pelo contrário, mostra-se tão importante quanto.

    1- esse “como” está desconexo com a frase, você poderia escrever assim : “… Sob essa perspectiva, o órgão do Poder Executivo Federal, Ministério da Saúde, salienta sobre …”
    Outro ponto é que faltou você desenvolver sobre como o problema ocorre? E o que ele gera? , por exemplo, poderia ter tido que eles são excluídos nas escolas e isso compromete a sua formação acadêmica.

    Em segundo lugar, destaca-se que aqueles que possuem algum tipo de transtorno psicológico não entendem da própria condição, nem como proceder para buscar ajuda. Segundo o Ministério da Saúde, muitas vezes as pessoas não compreendem a gravidade dos transtornos as quais são acometidas e, por consequência, acabam não buscando as assistências e projetos oferecidos pelos órgãos competentes. Um dos efeitos disso é a ocorrência de muitos casos de depressão, ansiedade e estresse que poderiam ser evitados com o apoio ofertado. Todos esses aspectos retardam a resolução deste empecilho.

    Esse parágrafo ficou melhor, você conseguiu apresentar todos os pontos necessários.

    Portanto, é necessário que medidas governamentais sejam feitas no âmbito informacional e educativo para que esse estigma sobre as doenças mentais seja superado. Deste modo, o Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério das Comunicações deve promover a conscientização acerca desses transtornos à população e aos afetados por meio de programas de divulgação das medidas preventivas já existentes e propagandas na internet, a fim de atenuar os impactos desse problema na sociedade. Garante-se assim a efetividade da lei pétrea redigida nos meios da Constituição e o Estado democrático de direito.

    Só faltou você apresentar o detalhamento de um dos elementos.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 180

    TOTAL: 900

    • 1
  2. C1-160 apresenta desvios perante a linguagem formal
    C2-200 aborda o tema em toda a redação
    C3-160 ótimos repertórios, mas busque ampliar mais eles e inserir em um contexto crítico
    C4-160 boa estratégia coesiva, seu texto tem fluidez.
    C5-160 ausência de detalhamento na conclusão
    Boa prova!!!!

    • 0
  3. Primordialmente, deve-se pontuar que a incompreensão por parte da população acerca do conceito ampliado de saúde reverbera esse estigma. (1) Como órgão do Poder Executivo Federal, o Ministério da Saúde salienta sobre o assunto que é comum crianças e adolescentes deficientes mentais serem incompreendidos, julgados e excluídos por uma grande parcela da população. Fica evidente, a partir deste posicionamento do setor governamental, que as doenças mentais não são frutos da imaginação, tampouco problemas mais ou menos graves que as enfermidades físicas, pelo contrário, mostra-se tão importante quanto.

    Redação muito boa, você conseguiu apresentar todos os pontos necessários. Só faltou você apresentar o detalhamento de um dos elementos.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 180

    TOTAL: 900

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.