Estudante

A Saúde Mental da População Brasileira

  • 0

Com o advento da vida contemporânea, as preocupações com as rotinas aceleradas e afazeres do dia a dia dão margem para o alarde em relação à saúde mental dos brasileiros. Ainda nesse contexto, o Ministério da Saúde traz preocupação com os resultados de sua pesquisa feita em 2016, a qual aponta que a cada 46 minutos ocorre um suicídio no Brasil. Dessa maneira, pode-se notar que a gravidade da saúde mental da nação é um tópico negligenciado. Assim, deve-se analisar a influência social e governamental atreladas à problemática.

Em primeiro lugar, o debate de questões mentais não é normalizado no Brasil, isto é, pessoas com transtornos mentais e psicológicos se veem desprezadas aos olhos da sociedade. Nesse contexto, porém histórico, podemos considerar a existência do Hospital Colônia de Barbacena, Minas Gerais, o qual tinha a premissa de cuidar de pessoas mentalmente debilitadas, porém, com anos de funcionamento, eles recebiam pessoas que eram vistas como indesejadas pelos padrões políticos sociais. Com isso, a falta de debate ativo e normalizado na sociedade brasileira se mostra um empecilho para mitigação da questão.

Em segunda análise, a assistência pública àqueles que requerem suporte é escassa. Além disso, apesar da Lei 10.216 prever amparo aos portadores de doenças mentais, apenas na Bahia, fora gasto 0,4% de 100% das receitas totais baianas, fato que explicita o descaso governamental mediante a situação alarmante apontada nas pesquisas do Ministério da saúde. Sendo assim, é essencial que as medidas públicas possam condizer com a atual situação dessa massa brasileira desamparada.

Faz-se necessário, portanto, que o Governo Federal, a partir do Sistema Ùnico de Saúde, atue na problemática por meio de políticas públicas que exijam que profissionais da área de psicologia atuem como consultores em escolas e ambientes de trabalho. Ainda, o povo brasileiro terá uma assistência mais abrangente e condicionada as suas rotinas, assim, podendo receber diagnósticos e consultas de forma democratizada. Além disso, o governo brasileiro poderá operar com mais precisão mediante a questão mental no país. Logo, o povo brasileiro poderá receber a devida assistência médica que os pacientes de Barbacena cruelmente não receberam.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Seu texto ficou muito bom, conhece bem a estrutura do texto dissertativo argumentativo, porém, como as meninas disse acima a conclusão ficou confusa, faltou mais detalhamento na conclusão, faça uma proposta de intervenção mais clara, colocando mais detalhamento.
    Daria uns 850-890.
    Sou apenas uma estudante, espero ter ajudado!

    • 1
  2. Olá! Seu texto é ótimo, mas é notório que a conclusão está confusa, senti dificuldade em localizar alguns elementos da conclusão, como por exemplo, a finalidade.
    Você conhece muito bem a estrutura dissertativa argumentativa, pode-se ver em sua retomada à um repertório do desenvolvimento na conclusão.
    Portanto, apenas seja mais objetiva em sua conclusão.
    Daria uns 900 pontos
    Obs: sou apenas uma aluna que está passando o que aprendeu para outras pessoas.

    • 1
  3. Seu texto estava muito bom, até chegar na conclusão. Creio que no último parágrafo você cometeu alguns erros de acentuação, pontuação e organização. Senti dificuldade em identificar se você obedeceu aos critérios da proposta de intervenção. Minha dica é que você faça uma proposta mais clara. Além disso, por essa quebra de expectativa no final do seu texto, pareceu-me que o restante dele foi inspirado em um modelo pronto de redação, o que não é muito bom. Enfim, sua redação pode melhorar. Está na faixa de 820-860.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.