Iniciante

A saúde como direto básico

  • 1

Ulysses Guimarães, promulgou em 1988 uma série de direitos inéditos até então no cenário nacional na constituição, como o direito a moradia digna, saneamento, comida e entre eles o direito a saúde a todos os brasileiros como parte desse pacote de políticas de bem estar público. o resultado disso foi o estabelecimento do SUS, o Sistema único de saúde, elogiado como exemplo pelo mundo, disponibilizando cirurgias, acompanhamento de pacientes nos mais diversos quadros de saúde, ajuda no fornecimento de medicamentos de alto custo como na AIDS e até mesmo troca de sexo como exemplo do respeito a saúde psicológica de transexuais.

No entanto não é fácil mantê-lo e apresenta diversos problemas, a falta de investimento é grave, e partem dos ataques constantes pelos seus concorrentes da rede privada por meio de lobbies no congresso nacional, assim como a desigual  distribuição de médicos ao longo de nosso território, principalmente em regiões mais pobres, isso tudo se coaduna pra gerar o principal obstáculo para que a letra da lei seja a mesma que a realidade, a demora do atendimento e a consequente dificuldade de acesso.

Pais, Mães, responsáveis e a família em geral vem na profissão de médico uma espécie de oásis, oásis no meio de tanta desigualdade, uma possibilidade de salvação da precária realidade social em que muitos de nós nos encontramos, por isso, a tendência da profissão em ser disputada é conhecida, a elitização da profissão embora seja compreensível como consequência é também parte do problema da concentração de médicos nos grandes centros e estados ao sul e sudeste. A criação de cotas específicas para a faculdade de medicina que se deem por regiões do país com menos médicos seria uma forma possível de diminuir as diferenças entre as regiões periféricas e centrais do país.

A falta de acesso se dá igualmente pelo não acompanhamento prévio, esperamos o último segundo e as complicações dos pacientes para que possamos atendê-los. O aumento da demanda poderia ser evitado, países como Cuba criaram o médico da família, com visitas frequentes às moradias e a avaliação das rotinas, da alimentação, de exercícios e outros fatores fazem com que apenas os casos mais graves e não evitáveis como é o caso de doenças genéticas cheguem aos hospitais, facilitando assim o acesso de quem precisa e chegando mais perto daquilo descrito pela constituição cidadã.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação fugiu ao que se refere a estrutura MODELO ENEM, mas com argumentação boa e dominio sobre o tema. Embora se fosse para banca da prova, vc zerava por tangenciamento ao tema…
    foque nas aulas de estrutura modelo enem se for seu caso , e é oq avaliamos aqui no site.
    Meus parabéns em parte, você escreve bem e de forma coesa.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….v………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….v…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.