A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?

  • 0

           A desigualdade social no Brasil é um problema visível que transmite seus efeitos para toda a sociedade. O Brasil, um país extenso geograficamente e culturalmente, possui desigualdades econômicas, regionais, raciais e de gênero, além de outras muitas vezes veladas nos cenários sociais. Desse modo, nota-se que tais disparidades são decorrentes de uma série de problemas que afetam a estrutura socioeconômica, política e cultural do país.

         Para Karl Marx, os meios de produção influenciam o modo de vida da sociedade. Nesse sentido, as pessoas com menor poder aquisitivo têm a qualidade de vida afetada, sobretudo, nos países em desenvolvimento, em que há pouca aplicabilidade de políticas públicas por parte do Estado para minimizar as desigualdades sociais. Assim, uma inclusão social, como educação de qualidade, cursos de profissionalização, acesso à cultura, ao lazer e à saúde, são fundamentais para favorecer uma melhor empregabilidade e consequentemente reduzir a concentração de renda, aumentar a expectativa de vida e diminuir a criminalidade.

    De acordo com estudos realizados por arqueólogos britânicos das universidades de Bristol, Cardiff e Oxford, o mundo produz anualmente 80 trilhões de dólares de bens e serviços. Se divididos, por o valor total de habitantes, isso representa em média cerca de 4 mil dólares por mês por famílias contendo quatro pessoas. Com um PIB de 6,5 trilhões de reais e uma população de 208 milhões, o Brasil está precisamente na média mundial. Uma distribuição mais justa assegura 11 mil reais por mês por família de 4 pessoas. Daria para todos viverem de maneira digna e confortável. Reduzir a desigualdade é o principal caminho para uma sociedade mais decente e mais produtiva. Nosso problema não é econômico, é político

        Portanto, observa-se que a desigualdade social no Brasil é algo real e visível em todo o território nacional. Para solucionar essa problemática é primordial que o Estado torne-se apto para suprir as necessidades da população no que se refere ao acesso à serviços básicos de qualidade como educação e saúde, além de ações que que ajudem as pessoas a conseguirem empregos. Cursos profissionalizantes gratuitos são importantes nesse quesito. Ademais, a sociedade civil, principalmente os mais privilegiados financeiramente, precisam se conscientizar de que todos são cidadãos desta nação merecem ser tratados de igual forma, pois em tese, todos estão sujeitos aos mesmos direitos e deveres.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Não sou da área, mas posso lhe pontuar alguns pontos:

    – Use conjunções sempre entre frases, ao fim de agregar pontuação em coesão e coerência.
    – Evite repetições de palavras com sinônimos.
    – Conclusão na métrica do ENEM é chata mesmo, tem que ter agente, forma, finalidade, público alvo, …

    Parabéns pela iniciativa, continue praticando e não desista fácil dos seus sonhos. Há muita dificuldade ainda pela frente, rs

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.