A Constituição Federal de 1988, prevê a todo o cidadão o direito à habitação, emprego e à saúde.No Brasil, entretanto, a falta de mobilização da sociedade permitiu o agravamento do número de casos de sarampo no país.Nesse sentido, convém analisarmos causa, consequência e possível solução para essa problemática.
Inicialmente, no século XX, o cientista Oswaldo Cruz criou a vacina contra a varíola.No entanto, na cidade do Rio de Janeiro, a população revoltou-se com a sua aplicação obrigatória.Análogo a isso atualmente existe um movimento antivacina , devido a boatos que circulam nas redes sociais que a imunização faz mal a saúde das pessoas .Ademais, é inaceitável que a população dê atenção a tal notícia sem respaldo científico.
Além disso, doenças que estavam erradicadas no Brasil estão de volta por exemplo, os casos de sarampo, rubéola, entre outras.À vista disso, é que o país perdeu o certificado o qual possuía por ter acabado essas doenças, segundo o portal de notícias G1.Haja vista, é inadmissível que o Estado nada faça para controlar essa situação.
Portanto, para que as prescrições constitucionais não sejam apenas teórica, é necessário uma ação mais organizada do Estado.Assim, o Governo Federal deve criar, por meio do Ministério da Saúde, uma cartilha para esclarecer a sociedade a importância da vacinação, com a finalidade de manter a prevenção contra o sarampo entre outras.Espera-se, com isso, que as pessoas percebam como é importante a erradicação desses casos.
madriele03
c01 – 160 – boa gramática, alguns erros
c02 – 200 – estruturou bem o texto e utilizou o seu repertório advindo de outras áreas.
c03 – 160 – faltou um pouco mais de visão crítica nos argumentos.
c04 – 200 – conectou bem o texto, usou bem os conectivos.
c05 – 160 – faltou mais detalhamento na conclusão.
VictorVieira_
Correção Gramatical:
A primeira vírgula do primeiro parágrafo está incorreta
Correção do Conteúdo:
Achei bastante interessante a sua argumentação no texto. Em adição, a comparação feita com a realidade atual brasileira enriqueceu, trouxe solidez e personalidade à sua dissertação.
Ademais, a interconexão da situação política utilizando-se da constituição para ter respaldo teórico que confirme a tese de que situação da saúde pública no Brasil não é ideal com dados históricos que dão a tona ao seu texto demonstrou grande domínio do assunto. Ponto extremamente positivo!
No entanto, vale ressaltar que para alguns vestibulares do Brasil, referências de outras áreas do conhecimento valorizarão o seu texto ou, em alguns casos, são exigidas na argumentação. Além de que, a extensão da sua argumentação fez com que o tema ficasse ambíguo, transitando entre a situação histórica do episódio da revolta da vacina até a situação atual dos movimentos conspiratórios anti-vacina. Portanto, eu assumindo de que a dissertação se trata da situação das conspirações anti-vacina no Brasil, eu digo que o seu texto está muito bom. Entretanto, se o seu texto se tratar da Revolta da Vacina do inicio do século XX ( como você pois no título), você fugiu do tema dando mais fulcro a argumentação baseada nos dias atuais do que a situação histórica da revolta tratada. Isso, caso acontecesse numa prova qualquer, resultaria numa nota zero, apesar da qualidade inegável do texto.