Iniciante

A RESILIÊNCIA FRENTE A DESASTRES NATURAIS

  • 0

Ser resiliente diz respeito a forma como uma pessoa se adapta a situações adversas. No contexto de desastres naturais, dois aspectos se destacam: como a resiliência se constrói e como se expressa em casos de desastres naturais.

Para a psicóloga americana Froma Walsh, a resiliência é um processo que se desenvolve a partir de fatores de risco e de proteção. Fatores de risco são situações pessoais que predispõem pessoas e comunidades tanto a desestruturação quanto ao enfrentamento dos desafios. Os fatores de proteção, são características que podem contribuir para o enfrentamento dessas situações. Pode-se concluir que a resiliência das vítimas de desastres naturais, está ligado ao contexto psicossocial em que cada uma delas está inserida.

Além disso, é notório que a resiliência é um forte mecanismo de enfrentamento a desastres naturais. Mas, por se tratar de um conceito psicossocial de construção individual, não pode ser a única alternativa de reposta q desastres ambientais. Para que a resiliência, enquanto processo, se desenvolva, é preciso que haja suporte, não só à pessoa, mas também à situação como um todo.

Depreende-se portanto, a necessidade da adoção de medidas que busquem facilitar o desenvolvimento da resiliência perante desastres naturais. Dessa maneira, cabe à Defesa Civil, em nivel municipal, estadual e Federal, buscar aperfeiçoar e desenvolver programas de gerenciamento de risco. Somente assim, as vítimas de desastres naturais terão recursos para enfrentar tais tragédias.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. 1° Parágrafo: O primeiro paragrafo esta muito bom, a única coisa que seria interessante ressaltar na minha percepção, é a repetição das palavras “desastres naturais”. podendo ser substituida por tragédias ambientais, catástrofes naturais, etc.

    2° Parágrafo: Você não definiu oq é “psicossocial” ou falou em qual contexto ela se apresenta com base no tema.

    3° Parágrafo: Seria massa relatar exemplos sobre o suporte apresentado.

    4° Parágrafo: Você colocou uma boa proposta de intervenção e agente mas, não tem um modo como essa problemática será abordada, conscientizada ou acessível perante a população, não tem um efeito sobre o que acontecerá se o problema for resolvido nem uma ação para ser resolvida. Aqui você usa “adoção de medidas” mas elas não são retratadas.

    NOTAS EM GERAL: A sua redação tem coesão, coerência e tem uma leitura bem atrativa mas, senti falta de mais argumentos e exemplos para relatar os fatos citados, tendo pouca informação à sua ideia defendida com base no tema. Ademais, algumas poucas melhorias na pontuação e é show.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.