Iniciante

A representação do negro na televisão brasileira

  • 0

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou o termo de abolição da escravatura, dando esperança, principalmente para os negros de uma vida com mais igualdade social e uma comunidade menos preconceituosa e mais humana. Mas na prática não foi bem assim, e eles atualmente continuam sofrendo com a desigualdade, e até mesmo na televisão, não possuem muita representatividade.

 

Apesar de os descendentes africanos terem ganhado uma certa liberdade após a assinatura da Lei Áurea, permaneceram vivendo em dificuldades. Então, passaram a estar em um mundo livre, porém sem experiências para viverem nele, principalmente devido ao fato de antes serem mantidos como escravos, sem nenhuma oportunidade de estudo ou instruções de como era lá fora. Portanto, depararam-se com o desemprego, pois, não havia interesse em se contratar um negro, analfabeto e inexperiente para atuar em outras áreas de trabalho.

 

Mesmo com o decorrer de muitos anos após a libertação dos negros, estes ainda continuam sofrendo com atitudes discriminatórias, sendo tratados como inferiores e incapazes. Incluindo na TV, não aparecem com a mesma frequência dos brancos. E isso, confirma o racismo, já que esses aparelhos de entretenimento são vistos por todos, acabam influenciando os telespectadores a os menosprezarem. Contudo, quando trabalham em televisores, atuam sendo servidores e escravos, mostrando sua história cruel e triste, e não a sua força, exibindo conteúdos de violência. Eles raramente são protagonistas de uma novela, e portanto, uma mudança deve ocorrer em relação ao número de aparições deles em um programa.

 

Ao analisar os fatos, observa-se que é fundamental que haja respeito e confirmação dos Direitos Humanos por parte do governo e da sociedade, e como por exemplo, com palestras de conscientização, a fim de que o mundo tenha menos preconceito e discriminação. Enquanto, os produtores de conteúdos televisivos devem ser responsáveis por ampliar a presença dos negros nas mídias, não só como escravos, mas também, possuindo papéis importantes, logo , irão demonstrar que eles, assim como os brancos são fortes, capazes e não menos dignos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii, KaCa, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos, dar um feedback e atribuir uma nota no final, ta? Não sou especialista, então, qualquer incoerência/irregularidade que você achar que eu cometi, entre em contato cmg e me corrija, por favor! :)

    INTRO
    -ausência de vírgula: “Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel, assinou o termo…” (aposto) (-C1)
    -ausência de vírgula: “dando esperança, principalmente, para os negros…” (-C1)
    – ausência de vírgula: “Mas, na prática não foi bem assim, …” (-C1)
    -ausência de vírgulas: “e eles, atualmente, continuam sofrendo…” (-C1)
    -note que toda a sua conclusão foi desenvolvida em apenas um período, isso é um problema. (-C1 / -C4)

    D1
    -comece seu parágrafo com um conectivo, enriquece seu texto (-C4)
    -“Apesar de os descendentes africanos terem ganhado uma certa liberdade após a assinatura da Lei Áurea” Lei Áurea ?? o que é isso ?? Por mais óbvio que seja, sempre especifique, você não pode, de forma alguma, deixar dúvidas ao corretor. Abra um parênteses, ou mesmo forme um aposto, explicando que a Lei Áurea cedeu liberdade aos escravos (-C3 / C4)
    -equívocos na pontuação ( , . ). Altere: ” Então, passaram a estar em um mundo livre, porém, sem experiências para viverem nele. (conectivo), principalmente, devido ao fato de antes serem mantidos como escravos, sem nenhuma oportunidade de estudo ou instruções de como era lá fora. ” (-C1 / -C4)
    -uso de vírgula desnecessário: “…pois, não havia interesse…” –> “…pois não havia interesse…”
    -boa argumentação (+C3), porém, repertório fraco (-C2)

    D2
    -ausência de conectivos (-C4)
    -você possui uma ótima argumentação (+C3), é notório seu conhecimento sobre a temática (+C2), porém, sem embasamento algum, visto que você não explorou nenhuma outra área do conehcimento para dar veracidade as suas ideias (-C2)
    -parágrafo destruturado em relação à pontuação (-C1)

    CONCLUSÃO (C5)
    -erros de vírgula (-C1)
    -ausência de conectivos (-C4)
    -“enquanto” –> “conquanto” (-C4)
    -ação: palestras de conscientização | ampliar a presença dos negros nas mídias
    -meio/modo: ? | ?
    -agente: governo e da sociedade | produtores de conteúdos televisivos
    -finalidade: a fim de que o mundo tenha menos preconceito e discriminação
    -detalhamento: ? | não só como escravos, mas também, possuindo papéis importantes

    |FEEDBACK|
    KaCa, você possui um gigantesco potencial na escrita, so precisa treinar mais um pouco, afinal, “a prática leva a perfeição”. Eu gostei bastante da sua argumentação em cima da temática, vc realmente mostrou muito conhecimento sobre, mas lembre-se que apenas a sua argumentação, sem citar algum autor, ou comparar a realidade com um livro/filme/música, fala de alguma autoridade competente, torna-se vaga, sem veracidade alguma. Ademais, o enem não cobra do participante que ele resolva os 2 problemas, porém, vc trouxe 2 propostas de intervenções e ambas incompletas. Dê uma olha em redações nota 1000 e se espelhe na estrutura delas, com certeza vc tirará uma nota ótima no enem.

    DICAS!
    -2 problemáticas: uma de ação outra de consequência, isso mantem uma linha de raciocínio
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use conectivos, enriquece seu texto
    -não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    -da mesma forma, não use “onde” no sentido de “no qual”
    -não use mesóclise (dar-te-ei)
    -evite piadas/deboche/gírias
    -não generalize nada (é de conhecimento geral/ ninguém respeita tal coisa)
    -faça uma divisão de parágrafos de maneira igualitária
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    *ação: o que será feito?
    *meio/modo: como será feito? por meio de que?
    *agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    *finalidade: afim de que isso será feito?
    *detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 100
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 80
    C5: 120
    NOTA: 580

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

    • 3
  2. Oi, Kaca, tudo bem? ficou muito boa sua redação. o titulo ficou ótimo… Uma boa argumentação, soube falar muito bem sobre o assunto, espaço de um paragrafo para o outro ficou excelente. A acentuação tudo muito bem elaborado. A única coisa é que a sua conclusão não ficou tão boa, mas não desista, continue treinando… parabéns continue assim! sucesso sempre para você

    • 1
  3. Olá,boa noite :)

    Não irei te dar uma nota,pois ainda sou iniciante,mas irei te dar algumas dicas que vai te ajudar bastante

    Em geral sua redação está boa,você conhece bem a estrutura da redação e tem conhecimento!

    >Seu repertório está ótimo,mas a dica que eu te dou,é que no desenvolvimento 2 seria legal você usar como exemplo algo mais atual,como o fato de eles utilizarem o negro sempre no papel de empregados,ladrões,assaltantes,algo mais pejorativo que sempre vemos no dia a dia.Além de que você também pode abordar o uso do blackfishing que era utilizado por atores brancos,onde eles se pintavam e se caracterizava apenas para não contratar pessoas negras de fato (Lembrando que isso é um ato racista).Por exemplo aqui no Brasil,no programa zorra total era utilizado e também na A fazenda o humorista carioca foi alvo de polêmica por conta disso

    >Você também poderia abordar que hoje em dia,depois de muitos anos,alguns artistas tem se destacado em ascensão..Mostrando que por mais que exista negros,ainda existe pouca representação e ainda é uma problemática

    >Uma pessoa que corrigiu minha redação disse que na proposta de intervenção,não é suficiente só a conscientização,então tu poderia dar algo mais concreto,assim como você deu no exemplo ”os produtores de conteúdos televisivos devem ser responsáveis por ampliar a presença dos negros nas mídias”.Seria legal tu utilizar como exemplo o mundo da marvel que criou o Pantera Negra.Na abordagem você poderia dizer que a televisão deve também criar personagens negros para desenhos infantis,protagonista e etc.

    Mas de resto,achei sua redação ótima!O uso da Lei aurea,foi bem utilizado…
    Recomendo o instagram @larissaescurece ( Ela aborda vários assuntos que engloba o racismo,além de explicar todo o histórico de vários acontecimentos,isso vai te ajudar a ter mais repertório no assunto :D)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.