A representação da família contemporânea brasileira

  • 2

Na série Grey’s Anatomy, há uma representação singular de família: um casal lésbico cria uma filha junto ao pai da criança, todos em grande harmonia. Não muito longe da realidade, esse cenário retrata de forma bem realista como a família contemporânea brasileira é, e como ela está em constante mudança. Entretanto, as novas famílias não são totalmente aceitas em nossa sociedade, o que faz com que as mesmas lidem com a falta de direitos e com um preconceito desenfreado.

Segundo o Estatuto da Família, a união entre homem e mulher é o que define uma família. Não há dúvidas, que essa definição imposta por lei é totalmente arcaica e exclusiva, pois subentende-se que as famílias formadas por casais LGBTQ+, pais solteiros, casais divorciados, entre outros, não se encaixam nesse conceito e com isso ficam isentos e direitos e assistência. Isso só reforça a ideia ultrapassada criada pela nossa sociedade.

Ademais, visto que seu conceito é desproporcional, as novas famílias, além de não terem garantias legais, não são vistas com bons olhos pela sociedade. Visto que são vítimas desse preconceito, elas, muitas vezes, não conseguem constituir uma família sólida, por causa de comentários maldosos e pela visão destorcida da sociedade do que uma família deveria ser. É inegável que o povo brasileiro não enxerga que ela deve ser toda união em que há presença de amor, carinho e afeto.

Desse modo, cabe ao Governo Federal, órgão que rege e administra o país, mudar o conceito de família no Estatuto, afim de incluir todas elas no meio legal. Também cabe a mídia, por meio de propagandas em rádios, na televisão e na internet, fazer a sociedade mudar o conceito de família enraizado de forma preconceituosa na mesma, a fim de que todo tipo de família seja aceito.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, você desenvolveu muito bem sua redação, eu te recomendaria que você colocasse uma citação no seu segundo parágrafo de desenvolvimento, que comprove o que você falou antes, para seu texto ficar de acordo com a estrutura pedida na redação. sua conclusão estava muito boa, mas sua proposta de intervenção deveria ser mais aprofundada.

    • 0
  2. Olá, Lara! É perceptível q vc conhece bem estrutura do texto dissertativo argumentativo. Porém vc precisa corrigir alguns erros. Na introdução e no seu primeiro desenvolvimento vc fala “nossa sociedade”. Evite isso, pois vc deve ser mais impessoal possível, e é melhor nn correr riscos. Pois dessa forma vc garante ao leitor mais confiança no texto. Portanto melhor nn ter esse “nosso”. No 2 desenvolvimento vc solta uma ideia no seu tópico frasal: “Ademais, visto que seu conceito é desproporcional, as novas famílias, além de não terem garantias legais, não são vistas com bons olhos pela sociedade”. Para vc comprovar tal opinião, vc deve apresentar algum dado, referência, argumento de autoridade e não somente suas ideias. Pois n traz mt ctz ao leitor q o q vc diz é vdd. Na conclusão, lembre-se de retomar o que diz na tese(mas com outras palavras é claro rsr). Na proposta, vc deve responder as respectivas perguntas: quem vai fazer? O que vai fazer? Como vai fazer? Para o que vai fazer?. Assim vc garante bom detalhamento. Pse, gostei mt do seu texto! Só corrija seus erros e melhore cada vez mais. Continue treinando viu, q vc chegará em seus objetivos! ;)

    • 0
  3. Olá, a forma como você desenvolve sua redação é muito boa, porém, eu te recomendaria que você colocasse uma citação no seu segundo parágrafo de desenvolvimento, que comprove o que você falou antes, para seu texto ficar de acordo com a estrutura pedida na redação. E achei também que sua conclusão poderia ter sido mais explorada, ou seja, sua proposta de intervenção. Continue se esforçando que o 1000 vem! ;)

    • 0
  4. Cara, achei muito boa. Mas acredito que a conclusão está muito “imaginativa”, entende? Assim, eu não sou professor, nem nada, mas acredito que se tu colocasse “rever” no lugar de “mudar” na parte do Governo Federal ficaria melhor. E na parte da mídia, também tirar o “mudar” e colocar tipo “apresentar”. Vai ficar tipo “apresentar os distintos conceitos de família, que há muito existiam, mas se escondiam com medo do preconceito social”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.