A remição de pena pela leitura como forma de ressocialização é indispensável àqueles que cumprem pena privativa de liberdade, uma vez que assegura ao preso o contato à educação, a qual é fator ímpar no contexto da reinserção social dos apenados. Além disso, tal instituto propicia aos presos a diminuição dos dias de pena a cumprir no sistema, o que é positivo.
A importância da leitura como forma de reorganização da visão de mundo do detento é um objetivo que ainda precisa ser integralmente posto em prática nos estabelecimentos prisionais, devido à precariedade do sistema. A leitura mostra caminhos e abre horizontes na vida do preso, pois bons valores são postos em prática, além de fortalecer o conhecimento adquirido.
Todavia, há limites para que a leitura não prejudique a moral e os bons costumes. Não se deve incentivar a leitura de livros ou até jornais que exaltam as organizações criminosas, por exemplo. Indo de encontro a isso, livros de crescimento pessoal e até mesmo da parte jurídica – especialmente a Constituição Federal – fortalecem a visão de mundo do detento. Livros motivacionais geram reflexões ao preso, porque mostram caminhos que devem ser seguidos extramuros: trabalho, estudo e, sobretudo, não reincidir.
Por outro lado, livros jurídicos mostram os direitos dos detentos, dentro e fora do sistema, o que é importante para a sua visão de mundo. Respeito à integridade física e moral, vedação à tortura. Princípios imprescindíveis que o preso, muitas vezes, não tinha conhecimento e que, caso ocorram violações, ele possa exigir do Estado indenizações, para evitar arbitrariedades.
As possibilidades e desafios da implementação de projetos de leitura no sistema prisional brasileiro são enormes, porém possíveis. A criação de bibliotecas, sobretudo no sistema Estadual, torna-se necessária a fim de garantir aos presos a leitura, como forma de aprendizado, que ele levará para a vida toda, e , também, pela remição. O Estado tem essa obrigação, pois a leitura é um instrumento ímpar no processo de ressocialização e ela necessita de políticas públicas efetivas, sem, contudo, eximir dessa obrigação a família do preso e a sociedade em geral.
Por gentileza: corrijam a redação, dando uma nota de zero a mil. Agradeço.
Melchior
E aí mano
Para uma redação modelo ENEM não está muito de acordo com os padrões da prova ,mas para qualquer outro vestibular específico vc provavelmente conseguiria uma boa nota.
Eu vou tentar corrigir no modelo ENEM blz ?
Como as outras correções já falaram seu texto é da tipologia expositiva e a redação do ENEM exige um texto dissertativo-argumentativo
Na introdução é necessário ter tópico-frasal, sua tese e os núcleos de argumentação, são eles que vão guiar o seu texto inteiro, por isso é importante deixar claro.
Os parágrafos de desenvolvimento vão ser escritos a partir dos seus núcleos citados na introdução e nestes parágrafos vc pode e deve usar o seu repertório sociocultural.
A sua conclusão em si está muito boa mas, para o ENEM infelizmente não.
A conclusão no ENEM é necessário retomar a tese e a proposta de intervenção DEVE responder quatro pergunta: o que vai ser feito, quem vai fazer, como vai ser feito e para isso vai ser feito. Além disso vc deve detalhar tudo.
É mais ou menos isso.
Procure vídeos na internet também. Débora Aladim, Umberto Mannarino, Descomplica e Felipe Araújo são canais muito bons.
Flw 🤙
Thaisz21
Ficou muito bom o texto, porém a estrutura dele não está parecendo com uma redação, me pareceu mais um texto expositivo com muitas informações e sem o aproveitamento total delas no modo dissertativo-argumentativo, onde você poderia ter colocado alguma citação ou dados estatísticos. Dica: separe o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão, relembre a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e pesquise estratégias de argumentação :)
PalomaSantos78
Oi! Parabéns pelo tema, amo livros, vou corrigir de acordo com as competências:
C1- erros de vírgula, excesso delas na verdade
100
C2- você não fez um texto dissertativo-argumentativo, mas sim um texto expositivo, não apresentou nenhum problema referente ao tema, tampouco apresentou um repertório sóciocultural
0
C3- há uma organização razoável, poderia melhorar
100
C4- coesão, há conectivos no seu texto
180
C5- você tinha uma ótima proposta de intervenção, e seu maior pecado foi não desenvolve-la bem, pense que diferença faria uma biblioteca nos presídios! Mas você deixou solta, o que é uma pena.
120
Total: 500
Parabéns pelo texto.