A relevância dos meios de comunicação e das informações na constituição social e cultural do homem contemporâneo.

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                      Na sociedade contemporânea, os meios de comunicação exercem um relevante poder na integração social dos indivíduos. Isso se deve, sobretudo, ao surgimento das novas tecnologias de comunicação que vem modificando as relações sociais. É perceptível que estes modos de comunicação têm grande impacto sobre a civilização, por ser a principal fonte informativa. Nesse viés, surge um desafio moderno em relação as notícias, as fake news, que gera uma alienação social devido a falta de educação digital.

                        Em verdade, o desenvolvimento tecnológico promoveu potencialmente a integração social, principalmente, por meio das redes sociais, que possibilitou aos seus usuários encontrar oportunidades, bem como construir, um complexo canal de relacionamentos. Além disso, a globalização foi uma das maiores forças de transformação da paisagem social moderna, que vem estabelecendo uma aproximação a distância. Assim a internet é, também um agente de intercambio democrático e cultural, pois torna à informação acessível as comunidades, sendo essa um importante instrumento de mobilização social.

                               Outrossim, a falta de educação digital propicia divulgação de informações falsas, tendo em vista que a população dispõe de confiabilidade nas redes sociais. Partindo desse pressuposto, as mídias socais podem facilmente alienar os internautas, pois esses não buscam pela veracidade das fontes, devido ao poder de influência digital midiático. Dessa maneira, o leitor foge da maioridade para Kant, atingida quando o sujeito age com exercício qualificado da razão e toma suas próprias decisões em influências do mundo externo.

                              Com o objetivo de alterar esse cenário de informações falsas, é dever do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações criar campanhas elucidativas e instrutivas sobre notícias falsas nos meios de comunicação, com a veiculação pelos recursos televisivos, grande potencia informativa, que ensinem o telespectador a buscar veracidade informativa, para aguçar o senso crítico do cidadão. Somente assim, será possível receber informações corretas que coopere com a constituição social e cultural do homem contemporâneo.

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1 Correção

  1. Ei, tudo bom? Corrigirei sua redação com base no modelo ENEM!! Antes de ir para a avaliação, gostaria de lembrar que se o objetivo da redação não é o ENEM, está EXECELENTE E MUITO BEM ESCRITO.
    ps: lembrando que não sou expert no assunto

    INTRODUÇÃO:
    Contextualização (fazer uma alusão/citação sobre o tema) – senti falta de uma citação/alusão histórica, para haver uma demonstração de conhecimento sociocultural e se afastar um pouco do senso comum.

    Tese (o que aquela contextualização tem a ver com o tema?) – houve a tese (porque você trouxe o tema), porém, ela ficaria mais interessante após uma citação ou alusão.

    Argumentação (expor os problemas que serão aprofundados no desenvolvimento) – você só expos 1 problema, que é a existência das fakes news. E o outro? A argumentação precisa conter dois problemas que serão respectivamente apresentados no Desenvolvimento 1 e 2.
    Se atente à escrita nessa parte: …uma alienação social devido “à” falta de educação digital.

    DESENVOLVIMENTO 1: Bem escrito, porém, ele é utilizado para se aprofundar na argumentação 1 citada na introdução. (Que não foi o caso)

    DESENVOLVIMENTO 2: EXCELENTE. Só que o problema citado não foi a produção de fake news e sim a falta de educação social. Se tu tivesses posto por ex.:
    “Nesse viés, surge um desafio moderno na constituição social e cultural do homem contemporâneo, visto que (argumento 1), juntamente com a falta de educação digital se torna uma problemática a ser discutida. ”
    Se atente à escrita nessa parte: Dessa maneira, o leitor foge da maioridade que, para Kant, é atingida quando o sujeito age com exercício qualificado da razão e toma suas próprias decisões em influências do mundo externo.

    CONCLUSÃO:
    Agente: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
    Ação/detalhamento: criar campanhas elucidativas e instrutivas sobre notícias falsas nos meios de comunicação, com a veiculação pelos recursos televisivos, grande potência informativa, que ensinem o telespectador a buscar veracidade informativa, para aguçar o senso crítico do cidadão
    Modo/meio: senti falta
    Finalidade: Somente assim, será possível receber informações corretas que coopere com a constituição social e cultural do homem contemporâneo.
    A conclusão ficou boa, mas recomendaria ter de 2 a 3 agentes, e diferentes modos de ação.

    PONTUAÇÃO POR COMPETÊNCIA:
    C1: domínio da escrita formal – 160 // C2: compreender proposta – 80 // C3: interpretação 120 // C4: conhecimentos linguísticos – 200 // C5: intervenção – 120
    PONTUAÇÃO: 680!!!!

    Continue assim! A pratica leva à perfeição!!!
    Abraço!

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