Iniciante

A RELEVÂNCIA DO DEBATE ACERCA DO ASSÉDIO SEXUAL NO BRASIL.

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No livro “Eleanor & Park”, autora Rainbow Rowell, Eleanor é uma jovem que constantemente sofria assédios sexuais através de bilhetes anônimos, envergonhado-se de falar sobre a situação com alguém. Em analogia à obra, a relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil ainda é baixa. Por conseguinte, além da ignorância da sociedade perante as leis, a falta de de discussão nas escolas a respeito do assédio sexual impulsionam ainda mais tal problemática.

Vale ressaltar que, apesar da Constituição ser o conjunto de normas máximas do Estado, poucos indivíduos conhecem sua regulamentação. Segundo uma pesquisa do DataSenado, cerca de 35% dos entrevistados admitiram ter uma escassa informação com relação à Carta Magna. Desse modo, a normalização do desconhecimento e a falta de interesse dos cidadãos na aprendizagem acerca das determinações legais, faz com que o assédio sexual seja cada vez menos discutido, uma vez que, sem a noção necessária, pessoas continuarão inconscientes de que se trata não só de uma violência, como também de uma infração.

Ademais, é importante destacar que, no âmbito escolar existe insuficiência da conscientização quanto ao assédio sexual. Na série “13 Reasons Why”, da plataforma de streaming Netflix, Hanna Baker é uma estudante que foi vítima de assédio sexual de seus colegas de classe, causando-lhe diversos traumas. Nesse sentido, com a escassez de esclarecimento e conversas acerca de tal violência entre jovens discentes, perde-se a oportunidade de ensinar e formar novos cidadãos conscientes, perpetuando a pequena relevância que os debates sobre assédio sexual possui.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse empecilho. Isto posto, urge que o Ministério da Justiça, provedor das garantias constitucionais, estimule a população verde-amarela a tomar conhecimento da Constituição Federal, por meio de campanhas de conscientização e distribuição de amostras da Carta Magna, afim de gerar mais debates sobre o assédio sexual e tornar a população consciente. Outrossim, o Ministério da Educação elaboraria palestras e projetos educacionais, tornando a escola um lugar mais aberto à diálogos sobre o assédio sexual.

 

ATENÇÃO!!! Por favor, corrija de acordo com os critérios do ENEM. Obrigada! sz

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4 Correções

  1. C1: 120
    Sua escrita é muito boa, parabéns por isso. Contudo, creio que por pequena distração, deixou passar alguns erros de ortografia.

    “envergonhado-se de falar sobre…” – ENVERGONHANDO-SE.
    “a falta de de discussão…” – Esse deve ter sido culpa do corretor, contudo, pode acontecer no momento da prova. Repetição do DE, cuidado.
    “faz com que o assédio sexual seja…” – Não tenho certeza, contudo, como faz referência aos dois problemas que mencionou, o FAZ deveria ser FAZEM.
    “afim de gerar mais debates…” AFIM junto dá ideia de proximidade, A FIM separado sugere finalidade, que é o caso aqui.
    “os debates sobre assédio sexual possui.” – Questão de concordância, começou no plural e terminou no singular.

    C2: 200
    Compreendeu o tema e direcionou toda a argumentação para o tema. PARABÉNS.

    C3: 160
    Apresentou dado estatístico e informou a fonte, muito bem. Além disso, trouxe várias referências e as encaixou na argumentação. Contudo, no seu 3° parágrafo, achei pouco aprofundada a discussão, uma vez que sequer citou a inexistência de qualquer forma de contato entre os jovens e a explicação do que é e como identificar o assédio.

    C4: 200
    Uso correto dos conectivos e pouca repetição de termos, apenas quando necessário. PARABÉNS.

    C5: 160
    Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).

    Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse empecilho. Isto posto, urge que o Ministério da Justiça(AGENTE), provedor das garantias constitucionais, estimule a população verde-amarela a tomar conhecimento da Constituição Federal(AÇÃO), por meio de campanhas de conscientização e distribuição de amostras da Carta Magna(MODO), afim de gerar mais debates sobre o assédio sexual e tornar a população consciente(EFEITO). Outrossim, o Ministério da Educação(AGENTE) elaboraria palestras e projetos educacionais(AÇÕ), tornando a escola um lugar mais aberto à diálogos sobre o assédio sexual(EFEITO).

    Boa conclusão, senti falta apenas do detalhamento. Contudo, PARABÉNS, pois, propôs a resolução dos problemas que mencionou e fez isso de forma sucinta.

    TOTAL: 840

    Só ressaltando, sou apenas uma estudante, assim como você. Então posso ter errado em algum momento, mas fico feliz em ajudar.

    Faz bastante tempo que não encontro uma redação tão boa assim, de verdade, parabéns. Continue assim e vai se sair bem.

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  2. No livro “Eleanor & Park”, autora Rainbow Rowell, Eleanor é uma jovem que constantemente sofria assédios sexuais através de bilhetes anônimos, envergonhado-se de falar sobre a situação com alguém. Em analogia à obra, a relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil ainda é baixa. Por conseguinte, além da ignorância da sociedade perante as leis, a falta de de discussão nas escolas a respeito do assédio sexual impulsionam ainda mais tal problemática.

    repertório: OK
    contextualização com o tema: OK
    direcionamento: OK
    erros ortográficos: X (envergonhaNdo-se)

    obs.¹: sugiro usar o “por conseguinte” entre vírgulas ao invés de usar o ponto final.
    obs²: na monitoria me foi passado que não é aconselhável usar gerúndio na redação por ser um tipo de vício linguístico, então, talvez fosse melhor trocar o “envergonhando-se” por outra palavra.

    Vale ressaltar que, apesar da Constituição ser o conjunto de normas máximas do Estado, poucos indivíduos conhecem sua regulamentação. Segundo uma pesquisa do DataSenado, cerca de 35% dos entrevistados admitiram ter uma escassa informação com relação à Carta Magna. Desse modo, a normalização do desconhecimento e a falta de interesse dos cidadãos na aprendizagem acerca das determinações legais, faz com que o assédio sexual seja cada vez menos discutido, uma vez que, sem a noção necessária, pessoas continuarão inconscientes de que se trata não só de uma violência, como também de uma infração.

    repertório: OK (não sei conta como erro, mas sugiro colocar sempre a data da pesquisa/estudo)
    direcionamento de tese: X (os parágrafos de desenvolvimento precisam começar com a sua tese, o problema que vc pontuou na introdução)
    manutenção temática: X (tente sempre manter o tema, a frase temática, no decorrer da sua argumentação principalmente no começo do parágrafo depois do direcionamento de tese e é bom fazer isso usando sinônimos)
    argumentação: OK (mas seria bom vc dar um exemplo de como essa falta de conhecimento sobre a legislação ajuda na permanência do assédio sexual.)
    erros ortográficos: OK

    Ademais, é importante destacar que, no âmbito escolar existe insuficiência da conscientização quanto ao assédio sexual. Na série “13 Reasons Why”, da plataforma de streaming Netflix, Hanna Baker é uma estudante que foi vítima de assédio sexual de seus colegas de classe, causando-lhe diversos traumas. Nesse sentido, com a escassez de esclarecimento e conversas acerca de tal violência entre jovens discentes, perde-se a oportunidade de ensinar e formar novos cidadãos conscientes, perpetuando a pequena relevância que os debates sobre assédio sexual possui.

    repertório: OK (seria melhor vc colocar ao menos um exemplo dos problemas que a personagem teve por conta do assédio sexual)
    direcionamento de tese: OK
    manutenção temática: OK
    argumentação: OK (mas, vc poderia ser mais específique sobre que tipo de esclarecimentos e conversar seriam essas, acho que dar exemplo é a melhor saída para deixar a argumentação mais completinha)
    erros ortográficos: OK

    Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse empecilho. Isto posto, urge que o Ministério da Justiça, provedor das garantias constitucionais, estimule a população verde-amarela a tomar conhecimento da Constituição Federal, por meio de campanhas de conscientização e distribuição de amostras da Carta Magna, afim de gerar mais debates sobre o assédio sexual e tornar a população consciente. Outrossim, o Ministério da Educação elaboraria palestras e projetos educacionais, tornando a escola um lugar mais aberto à diálogos sobre o assédio sexual.

    agente: OK
    ação: OK
    modo/meio: OK
    detalhamento: X (como o ministério da justiça poderia fazer com que as campanhas chegassem aos brasileiros? pelas redes sociais? propaganda na tv? e como seria feita essa distribuição da constituição? em parceria com alguma livraria grande?
    finalidade: OK

    fechamento/retomada: X (no fechamento é legal fazer tbm a retomada para deixar um texto mais bonitinho e mostrar que vc teve um planejamento para tudo que foi dito na redação. uma sugestão de fechamento/retomada: destarte/desse modo, situações como os retratados na obra de Rainbow Rowell não farão mais parte da realidade brasileira.)

    erros ortográficos: X (a fim é separado)

    obs.: vc poderia ter colocado na sua intervenção que poderia haver uma parceria entre ministério da justiça e o mec.
    obs.: aconselho a usar mais conectivos nas suas próximas redações.

    C1 – 180
    C2 – 200
    C3 – 180
    C4 – 160
    C5 – 160
    NT – 880

    não sou profissional em correção de redações, mas tentei corrigir da forma que aprendi na monitoria, então, talvez eu tenha deixado passar algo. não posso afirmar que sua nota seria essa, porém, no geral, acho que vc se saiu bem. bons estudos!

    • 1
  3. INTRODUÇÃO:

    “No livro “Eleanor & Park”, (1) autora Rainbow Rowell…”
    – “da” autora.
    – “envergonhado-se ” O correto seria “envergonhando-se”.

    Você apresentou os dois argumentos a serem defendidos nos parágrafos seguintes, além de ter trazido um repertório legitimado, muito bem! Entretanto, observei alguns desvios gramaticais consideráveis, recomendo revisar a sua escrita.

    D1 e D2:

    – Houve a repetição exagerada de algumas palavras nos seus parágrafos e ao longo do seu texto como um todo, como por exemplo, “falta” e você poderia ter utilizado algum sinônimo para “assédio sexual” (abuso, importunação sexual, etc) ficou muito repetitivo. – “possui” – “possuem” porque é “os debates”.

    Bem, ficou claro que você escreve bem e sabe se expressar, como não sou nenhuma especialista, posso apenas dar algumas sugestões. Dentre elas, acredito que seria legal você utilizar um período no fim do seu parágrafo de desenvolvimento para encerrar/concluir as ideias. Ademais, atente-se ao uso da vírgula e a repetição de palavras e expressões.

    CONCLUSÃO:

    – Apresentou os cinco elementos exigidos pelo Enem.
    “Outrossim, o Ministério da Educação elaboraria”.
    – “elaboraria”, o correto seria “deve elaborar…”
    – Faltou você concluir as ideias. Poderia ter retomado a citação lá da introdução, geralmente as redações nota mil fazem isso.
    Exemplo: Espera-se, com essas ações, que a situação vivida pela personagem Eleanor, fique restrita apenas à ficção. Apenas uma sugestão. ;)

    Nota representativa: 800/820 +/-

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  4. Introdução:
    • No livro “Eleanor & Park”, autora Rainbow Rowell, Eleanor é uma jovem que constantemente sofria assédios sexuais através [1] de bilhetes anônimos, envergonhado-se [2] de falar sobre a situação com alguém. Em analogia à obra, a relevância do debate acerca do assédio sexual no Brasil ainda é baixa. Por conseguinte, além da ignorância da sociedade perante as leis, a falta de de [3] discussão nas escolas a respeito do assédio sexual impulsionam [4] ainda mais tal problemática.

    Obs.:
    • 1 – Uso inadequado de “através”, pois significa algo que atravessa. Substitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
    • 2 – envergonhando-se*. Eu refomularia esse trecho assim: […] anônimos e não falava dessa situação com ninguém, pois se sentia envergonhada. […]
    • 3 – Tire um desses “de”.
    • 4 – impulsiona*. Concorda com “a falta…”

    Desenvolvimento 01:
    • [1] Vale ressaltar que, apesar da [2] Constituição ser o conjunto de normas máximas do Estado, poucos indivíduos conhecem sua regulamentação. [3] Segundo uma pesquisa do DataSenado, cerca de 35% dos entrevistados admitiram ter uma escassa informação com relação à Carta Magna. Desse modo, a normalização do desconhecimento e a falta de interesse dos cidadãos na aprendizagem acerca das determinações legais, faz com que o assédio sexual seja cada vez menos discutido, uma vez que, sem a noção necessária, pessoas continuarão inconscientes de que se trata não só de uma violência, como também de uma infração.

    Obs.:
    • 1 – Aconselho colocar um conectivo interparágrafo, por exemplo, “De início”.
    • 2 – apesar de a*
    • 3 – No tópico frasal, você precisa deixar bem claro sobre o que você vai falar, ou seja, a causa do problema que é “a ignorância da sociedade perante as leis”. Óbvio que você não vai repetir a mesma coisa da tese, pois pra isso existem os sinônimos, se não fizer isso, perderá na c3.
    • Seu parágrafo está bom, porém aconselho argumentar um pouco mais, fazendo um último período pra encerrar o parágrafo.

    Desenvolvimento 02:
    • Ademais, é importante destacar que, no âmbito escolar [1] existe insuficiência da conscientização quanto ao assédio sexual. Na série “13 Reasons Why”, da plataforma de streaming [2] Netflix, Hanna Baker é uma estudante que foi vítima de assédio sexual de seus colegas de classe, causando-lhe diversos traumas. Nesse sentido, com a escassez de esclarecimento e conversas acerca de tal violência entre jovens discentes, perde-se a oportunidade de ensinar e formar novos cidadãos conscientes, perpetuando a pequena relevância que os debates sobre assédio sexual possui. [3]

    Obs.:
    • 1 – Ausência de vírgula.
    • 2 – Palavras estrangeiras devem ficar entre aspas.
    • 3 – Poderia ter feito uma analogia da série com a realidade, né? Porque ficou meio que jogado no meio do teu texto.
    • Mesma coisa do desenvolvimento 01, aconselho a fazer um encerramento.

    Conclusão:
    • Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse empecilho. Isto posto, urge que o Ministério da Justiça, provedor das garantias constitucionais, estimule a população verde-amarela a tomar conhecimento da Constituição Federal, por meio de campanhas de conscientização e distribuição de amostras da Carta Magna, afim de gerar mais debates sobre o assédio sexual e tornar a população consciente. Outrossim, o Ministério da Educação elaboraria palestras e projetos educacionais, tornando a escola um lugar mais aberto à [1] diálogos sobre o assédio sexual.

    Obs.:
    • 1 – Equívoco de crase, NUNCA antes de PLURAL usa-se crase.
    • Cadê o detalhamento? Não tem, né? Como irá acontecer essas campanhas? Que tipos de profissionais? Ainda fez outra proposta e não detalhou, aconselho a fazer somente uma e detalhar ao máximo, pois não é obrigatório fazer duas.

    Nota:
    c1: 160
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 200
    c5: 160
    Total: 840//

    Irei montar um grupo para dar aulas de redação, caso queira participar ou saiba de alguém que queira, me mande uma mensagem.

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