A relevância da ciência para o mundo contemporâneo

  • 0

Aristóteles definiu ciência, como ” conhecimento demonstrativo”, ou seja, um conhecimento que foi provado e pode ser demonstrado. Logo, auxiliou no desenvolvimento e explicação de vários âmbitos da humanidade. Mas, com os altos cortes de investimentos nessas áreas, torna-se difícil a execução da prática. Dessa forma é perceptível que o saber científico é a saída para a atual recessão, que tem como causa a pandemia.

A priori, para que haja evolução no desenvolvimento da ciência, é necessário a disponibilidade de recursos financeiros. Contudo, houve grandes cortes de investimentos no que se refere as pesquisas, é o que mostra o site el país, onde o CNPq não tem recursos para o pagar 84.000 bolsistas, com isso resulta atrasos nos estudos. Consequentemente as análises científicas do país ficaram retrógradas, gera consequências negativas não só para ciência, mas também para à educação, saúde e tecnologia. Dessa modo, o saber que ajuda no sucesso de variados campos do conhecimento, perderá sua qualidade e desmotiva assim todos.

Ademais, as pesquisas são essenciais para o país conseguir sair da atual crise, visto que a vacina é a principal solução, porém as aplicações de dinheiro nessa área não contribui para a execução de estudo. Segundo o jornal USP mostra que países investem na única saída de longo prazo da crise: a ciência e tecnologia, já o Brasil possui ausência de capitais financeiros. Além disso, a sociedade sofre pela estagnação da moeda e por perder tantas pessoas para uma doença, visto que se tivessem aprendizagem avancada vidas teriam sido preservadas. Evidente que o mundo clama por ajuda, pois todos estão cansados de viver instabilidade monetária sem pausa, algo que os governos poderiam ajudar a evitar.

Portanto, conteúdos científicos são primordias para o bem-estar das pessoas, de modo que todos buscam melhores condições de vida. Apartir disso cabe ao Governo Feral – órgão que garante os direitos do cidadão – investir recursos em áreas que envolva a ciência, por meio da disponibilidade financeira para o MCTIC, direcionar para as pesquisas nas universidades, feiras científicas e em bolsas de estudos. Afim de garantir estudos científicos em muitos lugares, facilitar o acesso e o avanço em todos os ramos do conhecimento.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde, Lívia. Tudo bom? ;)

    Sabemos que em qualquer redação há pontos positivos e pontos que podem ser melhorados.

    Sendo assim,

    Pontos positivos: há bons argumentos, repertório, estruturação do texto, conhecimento sobre a situação etc.

    Pontos que podem ser melhorados:

    A introdução está um pouco confusa. Penso que você quis dizer que Aristóteles contribuiu muito para o avanço da ciência e que devido aos cortes de investimentos esses avanços…. e que isso se relaciona com…sair da recessão e pandemia…

    Talvez seria legal uma nova reestruturação:

    Se sua intenção for falar de falta de investimento, TALVEZ seria melhor você começar assim:

    Segundo Marx, “o centro é o capital”. Nessa perspectiva, entende-se que os avanços em quaisquer áreas da sociedade dependem de investimento. Entretanto, com relação ao conhecimento cientifico, percebe-se que no Brasil está ocorrendo o contrário, ou seja, há cortes nos orçamentos das instituições…

    No segundo parágrafo: Tem uma palavra que está errada: “Dessa Modo”… mas creio que foi na hora da digitação… Mas convém falar.
    E também aparenta ter duas conclusões. Uma começa com: Consequentemente e a outra: “Dessa modo”… Analise:

    “Consequentemente as análises científicas do país ficaram retrógradas, gera consequências negativas não só para ciência, mas também para à educação, saúde e tecnologia. Dessa modo, o saber que ajuda no sucesso de variados campos do conhecimento, perderá sua qualidade e desmotiva assim todos.”

    O terceiro parágrafo… também aparenta ter 02 conclusões.

    A conclusão ficou boa.

    Mas enfim… Como disse há sempre pontos positivos e pontos que podemos melhorar.

    No geral ficou bom :)

    Nota final entre 800 a 900.

    Qualquer dúvida pode me chamar. :)

    • 0
  2. A estruturação do texto está boa. Houve alguns erros de grafia como ” Governo Feral” e outros erros de vírgula. Não consegui compreender as duas problemáticas apontadas no texto, então tentar fortalecer o ponto de vista em cada um dos dois parágrafos do meio é essencial pro leitor compreender o que você quer defender. Em suma, não sou apta pra corrigir com pontuação FUVEST/ENEM, porém você está no caminho certo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.