A série The 100 conta a história do planeta Terra no ano 2100, onde as pessoas passam a viver no espaço por conta de uma guerra mundial nuclear. A Terra não é mais um lugar habitável para a raça humana. Entretanto, um grupo de jovens são deixados no globo para ver se o planeta está em condições de ser povoado novamente. A série relata o que pode vir a acontecer com o planeta Terra se os cuidados necessários com o meio ambiente não forem tomados. Ademais, a falta de educação sobre o meio e a alta emissão de poluentes pelas indústrias colaboram para um cenário de degradação ambiental.
Convém ressaltar que a ação antrópica ocorre desde os primórdios da humanidade, tendo sua ascensão no período da Revolução Industrial. Contudo, a ação humana vem interferindo na dinâmica da natureza, principalmente, através da poluição que é amplamente presenciada nos centros urbanos do Brasil. Segundo Immanuel Kant “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” A educação ambiental pouco se faz presente nas escolas brasileiras, as crianças crescem sem uma consciência crítica sobre os problemas ambientais, o que lhes impede de enxergar os problemas relacionados ao ecossistema. Desse modo, sem a instrução necessária de práticas sustentáveis, verifica-se comportamentos nocivos ao ambiente.
Por conseguinte, é notável que a poluição é a particularidade negativa mais marcante do modo de produção e consumo da sociedade moderna, tendo a indústria como uma de suas principais responsáveis. É cada vez mais comum a contaminação do ar em grandes cidades, que acarreta no desenvolvimento de problemas de saúde para o homem, além de destruir biomas. Segundo a OMS, no Brasil, as mortes em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% nos últimos dez anos. E, de acordo com pesquisas realizadas pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), existem 20% mais chances de se obter câncer de pulmão nas grandes capitas, como São Paulo, em comparação com espaços menos contaminados. Desse modo, a poluição constitui um dos principais desafios a serem superados no país.
Perante os fatos mencionados, é visível que a poluição é um grande problema na contemporaneidade e, que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Governo, através do Ministério do Meio Ambiente repassar verbas aos municípios com a finalidade de criar campanhas de conscientização para a população, alertando sobre os perigos que os poluentes tóxicos podem causar ao meio e a saúde humana. Ademais, o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, devem criar um aplicativo ensinando métodos para evitar a poluição nas cidades e cuidados com a saúde, além de realizar palestras em escolas sobre a importância de preservar o ecossistema. Assim, o planeta Terra estará longínquo da história que se passa na série The 100.
Luidi Nascimento
Olá, boa noite!!
Na redação, faltou a presença de elementos coesivos diversificados, principalmente, em ambos os Desenvolvimentos, notei a também a repetição de alguns como: ” Ademais” e ”Desse modo”. Assim a leitura pode ficar com uma falsa conexão entre os períodos, levando incoerente a depender de quem a fará.
Além disso, o D2 suscitou um caráter expositivo das ideias, o iniciou foi objetivo, mas na sequência faltou desenvolver mais a tese 2.
Já na conclusão, não ficou claro o objetivo da 2º proposta de intervenção, houve: agente, meio, ação, mas sem um finalidade explícita.
Assim
C1-160
C2-200
C3-160
C4-120
C5-160
Total=800
SE PUDER CORRIJA MINHA REDAÇÃO, DESDE JÁ AGRADEÇO!!!
Samuel Campelo
Bom texto, você está no caminho certo. Porém, são necessários alguns ajustes na elaboração.
Correção
A estrutura da contextualização deixou a desejar.
1- contextualização cansativa (Faltou objetividade e clareza)= vejo que você possui repertório como exige os parâmetros de correção, mas está muito extenso
2- cuidado com contextualização de séries e filmes. é sempre melhor usar autores conhecidos, constituição, declaração universal dos direitos humanos e outros recursos com mais notoriedade e peso discursivo.
3- na minha opinião, sua contextualização tangencia o tema proposto.
4 – cuidado com contextualização muito extensa, ele pode modificar o estilo exigido (Lembre-se, o foco da introdução é a tese e os argumento e não a contextualização)
os argumento apresentados estão ok.
5- Retomada pouco eficiente (tangencia)- 1º parágrafo(devia iniciar retomando o assunto educação, já que seu argumento trabalha esta abordagem)
6- faltou legitimar o autor utilizado (contextualizar)
7- *3º parágrafo= ficou bom, só faltou detalhar OMS (Organização Mundial Da Saúde) e a marca de autoria (posicionamento crítico ) no final.
8 – *4º parágrafo= Desde de 2018 é exigido apenas uma proposta de intervenção e vejo que você elaborou duas (sem problemas, mas só será avaliada a mais complete e a outra será desconsiderada)
Competências
C1 ————————160
Apresentou alguns desvios gramaticais, mas nada tão grave (precisa ser sanada para os 200)
C2 ————————100
1º tese pouco elaborada
2º primeiro parágrafo com estrutura mal organizada e confusa (projeto de texto)
3º repertório não contextualizado (Kant e OMS)
C3 ———————–120
A introdução faltou amarração na estrutura interna e o 1º parágrafo também (coerência interna)
contextualização mal elaborada – introdução (coerência externa)
C4 ———————-160
Faltou estruturar melhor os parágrafos e os repertórios socioculturais.
C5 ———————-160
Apresentou bem o modo, meio, agente, e detalhamento e faltou clareza e estruturação no objetivo (desfecho)
TOTAL = 700
Continue estudando e se dedicando que tudo dará certo, sucesso.
OBS.: Desculpe a sinceridade, prezo pela evolução e não pela bajulação!!
qualquer coisa entre em contato 91989594979 (whatsapp)
KauêB
Mano, sem palavras!
Sua redação está ótima. Praticamente nenhum erro de gramática, rico desenvolvimento, com ótimos argumentos, o uso correto da vírgula deixa bem claro aa presença de coerência em todo o texto.
Com base nos critérios do Enem:
Comp. I: 200
II: 200
III: 200
IV:200
V: 200
Ou seja, nota 1000, com certeza, ao meu ponto de vista. Continue assim, está indo bem!
jessica51
Seu texto está perfeito.
– sua introdução está bem estruturada com contextualização e tese. Gostei da referência a série, realmente ela se relaciona bem com o tema.
– seu desenvolvimento perfeito, super desenvolveu bem sua tese e defendeu seu ponto de vista .
as citações e as estatísticas foram bem aproveitadas.
– a conclusão está bem desenvolvida também, parabéns. você escreve muito bem
MiguelRodriguess
Gostei da sua introdução, mas a alusão ficou muito extensa e creio que vez você perder espaço para contextualizar melhor o tema e marcar bem a tese, além de trazer ela para a realidade como o coléga mencionou. A apresentação dos argumentos ficou meio do ar e o “Ademais” meio que deu outras duas problemáticas ao invés de desafios/fatores que comprovam a tese. Vejo também que vc trouxe “a falta de educação sobre o meio e a alta emissão de poluentes pelas indústrias” como argumentos na introdução e de fato falou deles no desenvolvimentos, mas senti uma falta de argumentação no primeiro parágrafo do desenvolvimento. Me perdoe qualquer equivoco pois sou novato nisso. Parabéns pelo texto.
mdodareis
Oi Vanessa, parabéns pelo texto!
– Sua introdução está ótima. Porém, seria muito interessante se você tirasse mais essa referencia do enredo da série em si e aplica-se na realidade. Sei que provavelmente você vai fazer isso no desenvolvimento (não fez, rs), mas seria interessante aplicar a citação como tópico frasal para a temática.
– Seu desenvolvimento perfeito também, com citações adequadas, dados e estatísticas – ótimo.
– Sua intervenção seguiu todo padrão do texto, não mostrou desvio.
Você escreve muito bem, continue escrevendo p/ gente. Abraços!
1000