A relação entre obesidade infantil e educação

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Até o final da Idade Média, estar acima do peso era sinônimo de saúde e prosperidade. Entretanto,nos dias atuais, esta idéia já não é mais aceita, pois sabe-se que a obesidade é a segunda causa de morte no Brasil, e segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estática, IBGE, uma em cada três crianças está acima do peso. Com isso, surge o grande risco do aumento da obesidade infantil no Brasil, seja muitas vezes ligadas a conduta dos alimentícia dos pais ou a falta de atividades físicas.

Em primeiro ponto, vale considerar, a falta da educação alimentar em casa ajuda no aumento dos casos. Visto que, a correria do dia e o imediatismo, acaba influenciando na alimentação em casa, pois muitos pais alimentam as crianças com alimentos industrializados ou enlatados, como biscoito e salgadinhos, além dos “fast-foods”. Fazendo com que essas crianças, desde cedo, tenham uma vida pouco saudável,se tornando pessoas obesas já na adolescência. Tal realidade, infelizmente, para muitos casos de problemas de saúde como hipertensão, diabetes, além de problemas sociais como o bullying causado nas escolas.

Ademais, é notório considerar a falta de preparo físico contribui para esta problemática. Uma vez que, muitos responsáveis, desde novos, acostuma os filhos a ficar no celular ou em jogos, para assim as crianças fiquem quietas e não os atrapalhe. Entretanto, tal conduta faz com que aumente o caso de sedentarismo nos adolescentes que ficam a maior parte do tempo em jogos ou nas redes sociais e não fazem atividades físicas, que juntando com a má alimentação faz ainda mais o aumento dos casos de obesidade na parte juvenil da sociedade.

Portanto, medidas devem ser tomadas para diminuir esta problemática que atinge as crianças brasileiras. Nesse sentido, cabe as escolas, juntamente com as famílias, conscientizar além dos jovens os pais, sobre uma alimentação saudável, através de palestras e reuniões nas salas sobre como mudar a rotina em casa em relação a alimentação. Também, os pais devem realizar mais atividades com os filhos e os alertarem sobre os riscos causados por não fazer exercícios físicos. Para que, assim o Brasil consiga minimizar os casos de obesidade infantil, construindo uma sociedade mais saudável e menos sedentária.

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3 Correções

  1. Opa Dulce, tudo bem? Gostei bastante da sua redação, porém é preciso que você seja mais direta em cada paragráfo. É interresante pensar cada paragráfo como um texto: inicio, meio e fim. Ademais, utilize mais conectivos de “continuação”. E por ultimo, você tem que usar repertorios para atingir competencias. Evite a palavra conscientizar e através ( opte por utilizar ” por meio” e ” mediante”.
    sugestão de reescrita: ( só foi pensando em te ajudar, talvez não tenha ficado excelente, mas acho que dá pra ter uma noção)
    Até o final da Idade Média, a concepção de estar acima do peso representava saúde e prosperidade. Entretanto, na atualidade, essa ideia está distante de ser a realidade, tendo em vista que o surgimento de diversas doenças se associa a obesidade, principalmente entre crianças e jovens. Com isso, seja a má alimentação desde a infância, seja a falta de atividades físicas corroboram para o excesso de gordura corporal entre o público infantil.
    Em primeiro plano, o filósofo Gilles Lipovestski assinala que a sociedade contemporânea é marcada pela rapidez e, portanto, a população prioriza o urgente em detrimento do importante. Nesse sentido, percebe-se que a concepção de Lipovestski se relaciona com o contexto da obesidade infantil, haja vista que, em virtude das muitas ocupações diárias, os pais optam por alimentar os seus filhos de maneira desregulada e sem qualquer preocupação com uma dieta nutritiva. Assim, enquanto a alimentação de qualidade desde a tenra idade for desconsiderada pelos responsáveis, inúmeras crianças estarão suscetíveis à obesidade.
    Além disso, vale salientar que o problema advém, em muito, da ausência de exercícios físicos. Nesse contexto, no filme Wall-E, por exemplo, é retratada uma história em que os indivíduos se tornam obesos e incapazes de se locomover com as suas próprias pernas devido à falta de atividades físicas. Ocorre que, embora seja ficção, o contexto vivenciado pelos personagens se assemelha a realidade de muitas crianças, uma vez que muitos responsáveis não estimulam a prática de exercícios entre os seus filhos e os acostumam ao comodismo. Logo, para evitar o acumulo excessivo de gordura, é preciso desenvolver práticas saudáveis desde cedo.
    Portanto, medidas devem ser tomadas para minimizar essa problemática que acomete as crianças brasileiras. Diante disso, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com as famílias, ensinar as crianças e seus pais sobre uma alimentação saudável, por meio de palestras e reuniões nas escolas, a fim de promover mudanças na rotina alimentar do público infantil. Ademais, os pais devem incentivar os seus filhos quanto à prática de esportes e os alertarem sobre a importância de se exercitar, com o intuito de minimizar os casos de obesidade infantil, construindo uma sociedade mais saudável e menos sedentária.

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  2. C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Primeiramente, se atente a formatação do seu texto. Por exemplo, o espaço após a virgula
    Erros de concordância.
    Linguagem coloquial (Tente trazer uma linguagem formal ao texto, mas sendo simples para facilitar o entendimento)
    – seja muitas vezes ligadas : Ligada
    – dos alimentícia : Alimentícios
    – juntamente com : Pleonasmo ( ou use com ou use juntamente, ambas palavras trazem a mesma ideia)
    – em relação a : à
    NOTA: 120
    C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Parábens! Não fugiu do que é proposto e desenvolveu o tema, apenas se atente à organização dos seus parágrafos e utilize mais repertórios. Seus desenvolvimentos possuem a argumentação e conclusão, apenas tente buscar mais repertórios sócio-culturais.
    NOTA: 160
    C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Como disse, seus argumentos estão bons. Mas a desorganização acaba deixando-os confusos. Você entendeu o problema, apenas não desenvolveu ele corretamente.
    NOTA: 160
    C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Se atente ao uso repetitivo de conectivo, isso desconta ponto.
    NOTA: 160
    C5 – Proposta de intervenção
    Possui os 5 elementos
    NOTA: 200
    NOTA GERAL: 800

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  3. Gostei, mas você poderia ter falado mais na questão da escola, pois so falou na conclusão, e podeira ser falado no desenvolvimento a questão que muitas escolas so ultilizam o futebol na educação física e muitos alunos não podem participara dessa atividade.
    Poderia ter falado também que os muitos pais ja foram criados sem participar de atividades fisicas e por isso não incentivam os filhos a fazerem o mesmo, por que ja foram criados assim.

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