Estudante

A relação entre o modelo econômico e problemas resultantes do crescimento populacional

  • 0

NÃO É DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA, E SIM ARTIGO DE OPINIÃO!!!

 

O consumismo é a chave para o funcionamento do capitalismo?

 

É evidente que, o modelo econômico atual é falho para o meio-ambiente e para uma parcela desfavorecida da população. A relação entre o capitalismo e o crescimento populacional não gera bons resultados. Contudo, a maior potência econômica do mundo adota esse modelo econômico. Por que? Quais os métodos eles utilizam para terem tanta “prosperidade”, mesmo com um sistema deficiente? A verdade que podemos obter é a da necessidade de reflexão e observação, para que consigamos perceber e ajustar os erros do “nosso” capitalismo.

O segredo dessas superpotências econômicas, está no consumismo. Para ilustrar o funcionamento do sistema capitalista irei utilizar a crise de 1929. Um dos pilares desse modelo é a aquisição frenética de bens. Sem consumo não há como o próprio modelo se “manter de pé”, não é mesmo? Porém, na época do entreguerras houve uma superprodução, que esperava um alto consumo a troco de dinheiro, o que fez o sistema capitalista mundial sofrer graves consequências. Entretanto, as demandas atuais são gigantescas assim como a produção também é enorme. Dessa forma, podemos observar quão perigosa é a situação atual e que se não tomarmos medidas cabíveis, as gerações futuras terão um grave problema. 

O meio-ambiente será o primeiro a sofrer com a “nova onda do consumismo”. A aquisição de novos bens a cada dia gera mais problemas. Uma pesquisa do Instituto Akatu revelou que, das 1090 pessoas entrevistadas 76% não praticam o consumo consciente, ou seja, aproximadamente 830 pessoas compram excessivamente sem se preocuparem com danos futuros. Irei um pouco mais além, se fizermos os cálculos em escala global, considerando a população mundial como 7,7 bilhões de habitantes, 5.852 bilhões deles são consumidores excessivos em potencial. São números alarmantes para você? Mas parece que para mais da metade dos cidadãos do planeta é um número razoável. Assim sendo, podemos perceber que a maioria da população não está interessada em se desfazer de um pouco de seu conforto em prol do bem do planeta, e consequentemente do seu próprio bem futuro.

Enfatizo, aqui, a extrema necessidade de reflexão e observação de nossos próprios atos, além, é claro, da urgente necessidade de uma reavaliação e correção de erros do sistema econômico vigente em nossa sociedade. Em síntese, podemos explicar nosso sistema atual como uma máquina de destruição em massa. Destruidor de pessoas, de vidas, da natureza e do futuro. Mahatma Gandhi, ativista indiano, disse que “a natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a ganância”, ou seja, nosso consumismo extremo não será financiado pelo meio-ambiente, uma vez que este não mais existirá.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem? Bom, saliento antes de tudo que essa correção trata-se apenas de uma opinião, já que não sou profissional no assunto. Vamos lá!

    De uma maneira geral, curti mto mesmo o seu texto, excelente, com bons dados e argumentos. Já que é um artigo de opinião, fica mais complicado pra especificar notas e correções mais voltadas à estrutura, destacaria um erro de vírgula que ficou bem evidente no primeiro período do segundo parágrafo, nesse caso, não se separa sujeito de predicado.
    Ademais, diminuiria um pouco a quantidade de pronomes pessoais, sei que é importante em um artigo de opinião usá-los, mas achei que ficou um pouco repetitivo. Por fim, diria pra você reforçar a argumentação no terceiro parágrafo, ele ficou muito expositivo e sua argumentação só foi inserida lá em baixo.
    Mas assim, seu texto é muito bom e você escreve bem também, cuida só com alguns detalhes gramaticais e o resto manda ver. Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.