Iniciante

A relação entre o agronegócio e o meio ambiente para o desenvolvimento econômico do Brasil

  • 0

No longa metragem “Rio” de 2016 é contado a história de animais que vivem na Amazônia, com o foco principal na beleza da maior floresta do mundo, valorizando a fauna e a flora. Fora da ficção a realidade é totalmente diferente, embora o agronegócio seja importante para o desenvolvimento econômico do Brasil, ele desmata as áreas verdes e coloca em risco a saúde dos consumidores, já que busca apenas o lucro, significando um grande inimigo do meio ambiente.

É relevante abordar, primeiramente, que o agronegócio é um dos maiores causadores de desmatamento no país, de acordo com o IBGE 91% das áreas desmatadas são usadas para plantio e pastagem de animais. Além disso o Brasil é o segundo maior utilizador de agrotóxicos do mundo, representando um impacto negativo na saúde dos brasileiros que são obrigados a consumir “veneno” e a biodiversidade presente na área de plantio que é morta para o crescimento dos alimentos. Em suma o agronegócio não tem efeitos positivos suficientes para justificar os danos causados as espécies que fazem parte dele.

Paralelo a isso, como o Brasil tem seu sistema econômico capitalista que visa o lucro, o agronegócio não é diferente. Segundo o sociólogo Karl Marx “as inquietudes são a locomotiva da nação”, conclui-se que quanto maior for o mercado de consumo, por mais tempo a agronomia e a pecuária representaram uma ameaça para a pátria. Portanto apesar de ser importante para a economia, deixa sequelas irrecuperáveis.

Dessa forma a necessidade da união do agronegócio e natureza de forma saudável. Para tanto é preciso que o governo federal e o Ministério do Meio Ambiente busquem medidas mais sustentáveis, isso ocorrera por meio de novas leis contra o desmatamento, diminuição do uso de agrotóxicos e medidas de sustentabilidade, como a agricultura orgânica, com o intuito de assegurar a proteção da biodiversidade e melhor qualidade de vida aos cidadãos. Portanto, para que a valorização da natureza não seja apenas uma realidade fictícia presente apenas no filme “Rio”, mas também no Brasil, para que a economia cresça sem deixar danos as nossas terras.

Compartilhar

3 Correções

  1. Primeiramente Boa noite.
    Estou longe de ser uma especialista, porém durante a leitura de seu texto me peguei muitas vezes tendo que voltar e reler algo pois não consegui entender de primeira e em alguns momentos parecia que havia perdido a linha de raciocínio. No geral gostei do seu texto, e acredito que fazendo mais alguns textos você irá conseguir trazer textos mais coerentes.

    • 1
  2. Só alguns pequenos erros/sugestões:
    “Em suma, o agronegócio” (2º parágrafo, uma vírgula)
    “os danos causados às espécies” (2º parágrafo, a crase)
    “isso ocorrerá por meio de novas leis” (4º parágrafo, um acento)

    E a conclusão está um pouco grandinha, normalmente aconselham ser menor.

    Mas fora isso o texto está muito bom.

    • 1
  3. muito boa sua redação esta de parabensssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss continue assim

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.