Ao se falar sobre a diminuição das desigualdades sociais, vale destacar o exposto no Artigo 5º da Constituição Federal: todos são iguais perante a lei. Porém, nem sempre isso se torna efetivado, visto que, atualmente, grande parte da população brasileira sofre com essas desigualdades, principalmente as sociais.
Em primeiro plano, é necessário retratar a raíz política e histórica brasileira, a qual, por muitos anos, beneficiou sobretudo as elites. De certa forma, esse contexto se relaciona à contemporaneidade. De modo que o foco político, na maioria das vezes, está atrelado ao beneficiamento de uma pequena fração da população, e pouco se conecta ao amparo da porção mais carente dessa em diversos âmbitos, prioritariamente, o social.
Dessa forma, as desigualdades se agravam cada vez mais, fatores intesificados com a urbanização acelerada, que deficiente de políticas de controle, causou a favelização. Isso ocasiona, até hoje, problemas como a violência e a falta de infraestrutura, o que retarda tanto o desenvolvimento geral de toda uma camada da população, quanto a mudança do modo do qual ela é tratada na sociedade, isso é, pejorativamente.
Fica evidente, portanto, que a falha na inclusão e efetivação de políticas que tratam das desigualdades sociais está enraizada na Nação, e é responsável, inclusive, pelo agravamento desse fator. Logo, torna-se clara a necessidade da busca pela efetivação do apresentado na Carta Magna.
ATENÇÃO: TEXTO VOLTADO PARA CONCURSOS PÚBLICOS, NÃO SENDO NECESSÁRIA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. POR GENTILEZA, AVALIAR OS OUTROS ASPECTOS ACERCA DO TEXTO DISSERTATIVO. OBRIGADO!
LuizaOlivMelo
Conclusão extremamente vaga, argumentação também. Definir bem as teses na introdução, usar algum repertório sociocultural (nem semre precisa ser artigo, pode ser uma série ou um filme, por exemplo).
Para a conclusão é preciso colocar o agente que atuará, o que ele vai fazer e quais são os resultados esperados dessas ações!
Espero que ajude :)
Joao_bisp
A redação ficou pouco vaga, sem conclusão.
Deixando varias aspectos em aberto, podendo ser abordados com maior clareza. Deve ter mais cuidado com escolhas de palavras pejorativas, lembrando sempre quem está lendo ode se sentir ofende por algo escrito ou mal compreendido no texto.
Alguns parágrafos com excesso de virgulas e palavras desconexas
Marjorie2783
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA
PONTUAÇÃO:200
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:200
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA: 160
Dica:Ficou muito superficial e distante daquilo que você começa propondo no texto.Busque ser mais coerente com seus argumentos iniciais.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO : 200
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL :120
Dica: Faltou embasamento teórico para reforçar seu ponto de vista,além da retomada do tema deixando assim sua conclusão vaga.Busque ser mais expressivo ao concluir sua ideia e fechar seu texto.