Iniciante

A relação do homem com a tecnologia no século XXI (se possível me deem nota pfvr)

  • 0

Em “Perdida”, livro da autora brasileira Carina Rissi, Sofia ao ser teletransportada do século XXI para o XIX, em um mundo totalmente distinto ao seu, percebe o quão dependente da tecnologia ela era. Na realidade, não é muito diferente, logo que, apesar da facilidade que a tecnologia oferece, a dependência vem sendo um grande desafio. Nesse sentido pode-se afirmar que a relação do homem e a tecnologia deve ser analisada.

Cada vez mais a tecnologia influência no cotidiano, tornando tudo veloz e mais prático. Desde a criação do computador pelo matemático inglês Alan Turing, durante a segunda guerra mundial, a tecnologia vem se desenvolvendo rapidamente, o que trouxe diversos benefícios para a sociedade como a internet. No entanto também trouxera a dependência do usuário nela.

Por conseguinte, as facilidades que a tecnologia dispõe, ocasiona diversos perigos como o vício. De acordo com um estudo britânico realizado pelos pesquisadores do King’s College de Londres afirma que 1 a cada 4 jovens está viciado no celular, a pesquisa também afirma que jovens não conseguem, controlar a quantidade de tempo que passam diante dos smartphones. O que acaba resultando na falta de análise crítica, não aproveitamento da realidade entre outros.

Portanto, é evidente que medidas são necessárias para combater o impasse, pois apesar da tecnologia facilitar a vida das pessoas, o ser humano não está sabendo lidar com as consequências. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) promover campanhas e palestras – sobre o vício e suas consequências – nas escolas, a fim de que haja uma boa relação entre o homem e a tecnologia desde cedo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: bem desenvolvida
    ” Nesse sentido pode-se afirmar que a relação do homem e a tecnologia (devem) ser analisadas” Pq vc está se referindo a dois agentes: homem e tecnologia. Logo a ação deve estar no plural.
    D1: Parágrafo muito vago, vc poderia ter desenvolvido mais. Vc foi contrário a sua tese.
    D2: Parágrafo continua muito vago, vc poderia colocar mais informações.
    Conclusão: Faltou o detalhamento.
    Obs: Tente desenvolver mais os parágrafos, trazendo mais informações e contextualizando-as.

    C. I = 80 pontos;
    C. II = 80 pontos;
    C. III = 80 pontos;
    C. IV = 120 pontos;
    C. V = 160 pontos
    Nota: 520

    • 1
  2. 1º PARÁGRAFO: Assunto, tema e tese, os três pilares da introdução, bem explicados.

    Ortografia: na primeira linha, é necessária uma vírgula após “Sofia”. Na penúltima linha, a conjunção “e” deve ser substituída pela preposição “com”, pois em razão da ideia a qual você quis passar, a colocação da conjunção “e” está empregada incorretamente. Sim, o emprego de “com” no lugar de “e”, pelo menos nesse contexto, muda o sentido da frase. Caso coloques “e” (“A relação do homem e a tecnologia”), dá a entender que “homem” e “tecnologia” são duas coisas sem ligação entre si, ou seja, relação do “homem + tecnologia”. Caso coloques “com” (“A relação do homem com a tecnologia”), a ideia passada é a de que há relação entre “homem” e “tecnologia”, isto é, que são duas coisas interligadas.
    O uso de “e” ou “com” também implica mudança na concordância com os termos que vêm a seguir. Se for colocada a conjunção “e”, o verbo “dever” e a palavra “analisada” vão para o plural, ficando da seguinte forma: “A relação do homem e a tecnologia devem ser analisadas”. Caso optar por colocar a preposição “com”, tanto “deve” quanto “analisada” ficam no singular.

    2º PARÁGRAFO: A maior parte do parágrafo argumenta de forma contrária à tese. Você disse na introdução que a relação entre os seres humanos com a tecnologia deve ser analisada, mas não desenvolveu o seu parágrafo de argumentação com base nessa tese. Poderias ter explicado melhor seu argumento. Você fez a argumentação apenas no último período e de forma muito superficial.
    Ortografia: Pelo contexto, percebi que você quis dizer “influencia” (sem o acento circunflexo no “e”). Influência com o acento no “e” é um substantivo. O verbo “influenciar”, conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, é escrito sem o acento.

    3º PARÁGRAFO: A argumentação foi desenvolvida de forma melhor do que no parágrafo anterior, mas poderias melhorar.
    Ortografia: Uso indevido da conjunção “Por conseguinte”. Por questões de sentido, poderias ter colocado a expressão “Em se tratando disso”. Não há vírgula após “dispõe”, pois não se separa sujeito do predicado com vírgula. O verbo “ocasionar” (após “dispõe”) deve ficar no plural, já que essa palavra deve concordar com o sujeito “facilidades”. Há vírgula antes do “como”. Por conta do emprego da expressão “De acordo com”, torna indevido o uso de “afirma que” após a palavra “Londres”, a qual vem antes de uma vírgula. Após “celular”, há um ponto final. Não há vírgula após “conseguem”. Há uma vírgula após “smartphones”.

    4º PARÁGRAFO: Dos 5 pilares da proposta de intervenção (Quem, o quê, como, para quê e detalhes), estão ausentes o “como” e o detalhamento.

    NOTAS:

    C. I = 80 pontos;
    C. II = 120 pontos;
    C. III = 80 pontos;
    C. IV = 160 pontos;
    C. V = 120 pontos.

    NOTA TOTAL: 560 pontos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.