Iniciante

A reintegração do jovem infrator na sociedade moderna

  • 0

Tema: EDUCAÇÃO, TRABALHO, ESPORTE E CONSTRUÇÃO
DA CIDADANIA DO JOVEM INFRATOR.

O jovem infrator é uma consequência da coerção social. Dessa forma, a construção da cidadania nessa parcela fundamental e, em muitos casos, desassistida da sociedade pode ser alcançada através dos sistemas de reabilitação social.

Nesse contexto, segundo Émile Durkheim, sociólogo francês conhecido como pai da sociologia, as instituições sociais (tais como, família, escola, Estado) desempenham um papel fundamental na construção da convivência em sociedade e uma possível consequência de sua ausência é a integração do indivíduo ao mundo da violência e criminalidade. Diante disso, apresentar meios de reintegração social., através da disponibilidade de educação, lazer e reinserção no mercado de trabalho, possibilita meios de reabilitação social.

Ao caso em análise é evidente que os jovens ainda estão em fase de inserção social. Dito isso, despertar o interesse deles para sua vocação e direcioná-los as formas corretas de alcançá-las, bem como ensiná-los a definir metas ou objetivos tangíveis, proporciona a eles formas de formação como cidadãos íntegros, participativos e, em alguns casos, conhecedores das leis, que definem as regras de convívio em sociedade.

Para ratificar esse pensamento, Zygmunt Bauman, em seu livro “Modernidade Líquida”, caracteriza a sociedade moderna como um líquido, cuja maleabilidade representa a capacidade dos modelos tangíveis de organização social auxiliar para o progresso do país, ou seja, torna possível e de forma ampla o combate a coerção social permitindo aos jovens infratores a reabilitação social e, consequentemente, sua construção como verdadeiros cidadãos.

Diante desses fatos, tanto a reintegração do jovem infrator na sociedade quanto sua formação como cidadão é intrínseca ao sistema de reabilitação social. Portanto, é necessário investir em políticas públicas, tais como a identificação das fontes precárias de assistência social, campanhas publicitárias de conscientização e participação dos jovens e seus familiares, aproximando o Estado da população e auxiliando seus sistemas sociais a alcançar este objetivo: jovens infratores reintegrados socialmente.

Compartilhar

2 Correções

  1. olá, corrigirei sua redação com base no Enem
    A estrutura do modelo enem é proposto por 4 parágrafos, em que a introdução serve para introduzir o tema e apresentar a tese, os desenvolvimentos e a conclusão, que requer a proposta de intervenção e o agente, ação, causa e modo.

    Então sua introdução está curta, sem forma de contextualização e sem a apresentação dos argumentos, revise o texto e incremente mais, mas sempre sendo conciso.
    Seus desenvolvimentos me deixaram confusa, pois há mais de dois parágrafos, no entanto não há o que se queixar muito deles, pois apresentam os recursos necessários, com bons argumentos e também há repertórios que enriquecem seu texto e que a banca adora.
    Já sua conclusão está boa, mas faltou o agente, quem deve investir. Fora isso, não tenho o que reclamar, mas uma dica é que os corretores gostam que retome o repertório utilizado no desenvolvimento ou introdução, como forma de “fechar” o texto.

    Espero ter ajudado e continue treinando

    • 1
  2. OII, TUDO BEM? INFELIZMENTE NÃO CONSEGUIR IDENTIFTICAR SE O SEU TEXTO É ENEM OU CONCURSO, FICA COMPLICADO PRA CORRIGIR, MAS, EU FAÇO MENTORIA E CORREÇÃO DE REDAÇÕES BEM DETALHADA, COM CORES, SILUMADOS E ENTRE OUTROS, CASO TENHA ALGUMA DUVIDA E INTERESSE, PODEMOS CONVERSAR SÓ FALA COMIGO NO WHATSAPP (81991492759)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.