A reforma do ensino médio e o combate a evasão escolar no Brasil

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Sem dúvida, a evasão escolar ainda é um problema recorrente no Brasil. Algumas das causas desse abandono é a falta de interesse, falta de acesso ou pela troca da escola pelo trabalho. A reforma do ensino médio tem como objetivo combate-lo, embora, especialistas comentem que essa não é a solução.

Segundo dados do infográfico da Agência Câmara, cerca de 1,7 milhão de jovens entre 15 e 17 anos, estão fora da escola, por motivos como: dificuldade de acesso à escola, necessidade de trabalhar, violência familiar e/ou escolar, gravidez na adolescência, etc. Esses motivos não serão solucionados com essa reforma, pois vão muito além da preferência do aluno do que quer ou não estudar, porque muitos deles não têm como opção válida ir à escola.

Outro fator existente, é a falta de infraestrutura das escolas, como a ausência de laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, teatros, carreira dos professores e etc, que desmotivam aqueles que a frequentam. O aluno que quiser sua organização curricular focada na área de química necessitará de um laboratório, logo, é equivocado dizer que essa evasão é causada pelo currículo não atender aos interesses desses alunos, pois mesmo se atendesse, o aluno não teria um lugar adequado para estudar.

Portanto, conclui-se que, para termos uma diminuição desse abandono, é preciso que haja mais investimento na educação, cumprimento dos direitos desses jovens de terem acesso a escola, apoio financeiro e psicológico para eles, melhoria da infraestrutura das escolas e um maior reconhecimento dos professores, para que a escola tenha estrutura para receber os estudantes e eles tenham condições e interesse de ir à escola para estudar, aprender e adquirir diversos conhecimentos.

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3 Correções

  1. Boa tarde,

    “Sem dúvida[1], a evasão escolar ainda é um problema recorrente no Brasil[2]. [3]Algumas das causas desse abandono[4] é a falta de interesse, falta[7] de acesso ou pela troca da escola pelo trabalho. [5]A reforma do ensino médio tem como objetivo combate-lo, embora, especialistas comentem que essa não é a solução.[6]”
    1: troque por “indubitavelmente” ou “inquestionavelmente”
    2: e por que ele é um problema recorrente? Você não contextualizou o tema, então essa parte não teve muita coesão.
    3: adicione um conectivo, ex: assim, desse modo, dessa maneira.
    4: como você não contextualizou ou não explicou o que é evasão escolar (sempre explique o tema, mesmo que o corretor já saiba qual é) seria melhor trocar “abandono” por “empecilho”.
    5: adicione um conectivo, ex: entretanto, todavia, contudo.
    6: ok, mas a sua introdução não seguir a estrutura correta da redação (modelo enem).
    – Quando for escrever, tente explicar o que é o tema, seja por explicação mesmo ou repertório (o segundo é melhor). Depois apresente a sua tese (a ideia apresentada ao longo do texto) e tente deixar ela bem clara. E por último, escreva um encaminhamento argumentativo, que é apenas falar quais serão os argumentos usados.
    7: repetição da palavra “falta”, substitua por um sinônimo.

    “[1]Segundo dados do infográfico da Agência Câmara, cerca de 1,7 milhão de jovens entre 15 e 17 anos,[2] estão fora da escola, por motivos como[3]: dificuldade de acesso à escola, necessidade de trabalhar, violência familiar e/ou escolar, gravidez na adolescência, etc.[4] [5]Esses[6] motivos[7] não serão solucionados com essa reforma, pois vão muito além da preferência do aluno do que quer ou não estudar, porque muitos deles não têm como opção válida ir à escola[8].”
    1: falta do tópico frasal (retomada do argumento que será utilizado no parágrafo)
    2: retire a vírgula.
    3: reformule a frase, ex: “estão fora da escola, seja pela dificuldade de acesso ou problemas particulares, como a violência domiciliar, gravidez precoce ou falta de renda.”
    4: pelo menos eu não gosto quando as coisas são citadas após dois pontos, é preferível a elaboração de uma frase.
    5: adicione conectivo, ex: desse modo, dessa maneira, assim.
    6: troque por “tais”.
    7: repetição da palavra “motivos”, troque por um sinônimo.
    8: ao invés de argumentar ” não serão solucionados”, escreva algo melhor arquitetado.

    “[1][2]Outro fator existente, é a falta de infraestrutura das escolas, como a ausência de laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, teatros, carreira dos professores e etc[3], que desmotivam aqueles que a frequentam. [4]O aluno que quiser sua organização curricular focada na área de química necessitará de um laboratório[5], logo, é equivocado dizer que essa evasão[6] é causada pelo currículo não atender aos interesses desses alunos, pois mesmo se atendesse, o aluno não teria um lugar adequado para estudar[7].”
    1: falta do tópico frasal.
    2: adicione um conectivo, ex: de certo, evidentemente.
    3: não adicione tantos exemplos, eles consomem muito espaço que iria servir para uma melhor argumentação.
    4: adicione um conectivo, ex: logo
    5: troque a frase por outra que servirá melhor no texto.
    6: troque “evasão” por “problema”
    7: trabalhe melhor a argumentação.

    “Portanto, conclui-se que, para termos uma diminuição desse abandono, é preciso que haja mais investimento na educação[1], cumprimento dos direitos desses jovens de terem acesso a escola, apoio financeiro e psicológico para eles, melhoria da infraestrutura das escolas e um maior reconhecimento dos professores, para que a escola tenha estrutura para receber os estudantes e eles tenham condições e interesse de ir à escola para estudar, aprender e adquirir diversos conhecimentos.[2]”
    1: essa é o seu tópico frasal da conclusão, é retomar o que foi discutido nos parágrafos anteriores.
    2: finalize o seu texto.
    agente(quem fará a ação): não tem.
    ação(o que será feito): tem muitas propostas, tente trabalhar melhor em apenas uma.
    meio(como a ação será feita): não tem.
    finalidade(para quê aquilo será feito?): receber os estudantes
    detalhamento: não tem.
    – a conclusão é o jeito mais fácil de conseguir pontos na redação do enem, pois é preciso que você apenas escreva os tópicos acima (coisa que não foi feito). Você trouxe soluções muito rasas e sem fundamento (nada garante que isso resolva o problema), além de que não houve uma conclusão na redação.

    Lembrando que isso é uma simulação, e eu sou uma aluna que ainda está aprendendo.

    c1: 160
    c2: 80
    c3: 40
    c4: 40
    c5: 40
    total: 360

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  2. C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
    C5. Respeito aos direitos humanos 160
    nota 760
    lembrando que eu sou apenas uma estudante assim como vc.

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  3. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:

    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom!
    Compreensão da proposta de redação. … Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom! Creio que precisava de mais fundamentações e citações, mas ok. Eu também acho as redações cheias de citações ficam poluídas, transitando para a forma narrativa ou descritiva.
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Bom!

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