Não restam dúvidas de que o Brasil seja um dos países mais violentos do mundo. isso porque as altas taxas de homicídio variam a cada ano, sendo as cidades menos industrializadas as mais prejudicadas por esse mal. Com base nisso, é válido discutir sobre, já que, de modo geral essa problemática ocorre com jovens, negros e com baixa escolaridade entre 15 e 29 anos que são mal remunerados obrigados a viver em bairros periféricos.
Em 1888, após a abolição da escravidão, os escravos diferente de seus senhores saíram prejudicados, pois não receberam nenhuma indenização que pudesse ajuda-los a continuar a vida. Então, eles foram obrigados a viver na margem da sociedade e, consequentemente, entre os séculos XXI E XX com o advento da urbanização e industrialização essas pessoas que não tinham renda foram obrigadas a construir casas em lugares que hoje são tomadas pelo tráfico e são palco de diversos tipos de violência.
Além disso, a violência muitas vezes está enraizada nos bairros periféricos justamente pelo fato de que nesses lugares há falta de policiamento no local e as condições sociais não serem tão boas quanto em outros bairros. No filme tropa de elite, por exemplo, mostra como é a ação da polícia frente aos morros cariocas em combate ao tráfico de drogas. Paralelamente, a operação no jacarezinho que ocorreu no Rio de Janeiro na qual resultou em 25 mortes entre elas a de um policial demonstra a insegurança da população que em muitos casos são vítimas de bala perdida e obrigada a viver nesse confronto sem fim.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o governo federal invista na área de segurança pública, para que possam criar novas UPP(Unidade de Polícia Pacificadora) perto de favelas onde a violência é mais intensa e comprar novos equipamentos para auxiliar a polícia durante as operações.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
– Sugiro que revise o uso da vírgula, visto que há aplicações inadequadas no texto.
– Seu desenvolvimento 1 está dissertativo expositivo, fugindo da modalidade exigida pela Enem, não há argumentos suficientes em defesa do seu ponto de vista.
– No desenvolvimento 2 há períodos muito longos que dificultam a compreensão e correção, sugiro que revise as orações da redação.
– Sua proposta de intervenção não apresenta todos os elementos, ao meu ver, falta meio e finalidade.