A redução da maioridade penal e seus efeitos em discussão no Brasil

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Em 1999, no estado americano do Colorado, o polêmico “Massacre de Columbine” registra negativamente na história, devido ao nível extremo da atrocidade cometida em uma escola da região por dois adolescentes. No quadro contemporâneo, entretanto, tal fato ocorrido traz reflexões na vida do brasileiro, que corroboram a praticidade de atos ilícitos por menores. Isso se deve à falta de acesso ao direito cidadão e as altas taxas de criminalidade. Assim, é vital compreender as causas e consequências do óbice a fim de entender seus impactos na sociedade moderna.

Primordialmente, convém destacar que a falta de acesso aos direitos influenciam diretamente na vida do jovem e em suas escolhas. A esse respeito,o filósofo e matemático Pitágoras afirma que a educação, direito de todo cidadão, tem papel fundamental na formação de caráter do indivíduo,para que não precise puní-lo quando adulto. No entanto, aqueles que não usufruem do direito educacional somado com o conhecimento básico de que a maioridade penal se mantém aos 18 anos de idade, coloca em mente a ideia de que se praticar crimes não haverá punição.

Consequentemente, presencia-se o aumento das taxas de criminalidades no país, estas que incluem, principalmente, o tráfico de drogas, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. No filme “Gummo”, é mostrado uma população local na qual possui diferentes classes sociais conformadas com as situações degradantes que vivem: a falta de laços afetivos, educação escassa e o consumo de bebidas alcoólicas entre menores. Dessa forma, percebe-se a importância do poder público em tomar medidas interventivas sobre o assunto.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Cabe ao Ministério da Educação e o Estatuto da Criança e do Adolescente reforçar campanhas publicitárias, por meio de cartazes e posters informativos em escolas e comunidades, sobre a importância da educação na formação social. Dessa maneira, a premissa defendida por Pitágoras se estenderá em gerações futuras, mantendo uma sociedade conscientizada e evitando que se repitam episódios trágicos como o de Columbine.

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3 Correções

  1. Oi, Marcos. Vou ser boazinha dessa vez ; D
    Eu estou sem palavras!.. Sua redação está ótima! Parabéns!!!
    Gostei bastante da sua introdução , pois vc colocou uma alusão e nos apresentou seu ponto de vista. Seu desenvolvimento, se comparado ao da última redação, teve uma grande melhora. Na sua última redação ( a que eu corrigi), acabei esquecendo de apresentar a ideia de colocar no D1 as causas do problema e no D2 as consequências, mas parece que vc foi bem proativo. Hein? Seguiu essa lógica e deu muito certo!!!
    Já a sua conclusão… Apesar de estar seguindo as normas e tals. Ela é muito clichê ( com certeza vc sabe disso). Acredito que existem outros meios que possam ajudar na diminuição da criminalidade, porque isso de ”campanha” INFELIZMENTE não está ajudando em muita coisa… Você poderia ter dito que ( é só exemplo) a implantação de colégios integrais melhoraria muito, pois a ociosidade do meio jovem diminuiria.
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    1- ”Em 1999, no estado americano do Colorado, o polêmico “Massacre de Columbine” registra negativamente na história, devido ao nível extremo da atrocidade cometida em uma escola da região por dois adolescentes. ” ACHO QUE QUANDO VC FALOU: ”REGISTRA NEGATIVAMENTE NA HISTÓRIA”, DEVERIA TER DITO O QUE ISSO REGISTRAVA E, SÓ ENTÃO, FALARIA OS MOTIVOS ( ”DEVIDO” COMO VC DISSE).
    2- ”A esse respeito,o filósofo e matemático Pitágoras afirma que a educação, direito de todo cidadão, tem papel fundamental na formação de caráter do indivíduo,para que não precise puní-lo quando adulto.” O ACENTO QUE VC COLOCOU NO ”I” NA PALAVRA PUNI-LO NÃO PRECISAVA SER COLOCADO. O CERTO É SEM ELE MESMO. ESSE PERÍODO FICOU MEIO CONFUSO, POIS SENTI FALTA DE CONECTIVOS. VOU REESCREVE-LO AQUI (DEPOIS VC COMPARA E ENTENDE O PORQUÊ)
    ” A ESSE RESPEITO, O FILÓSOFO E MATEMÁTICO PITÁGORAS, AFIRMA QUE A EDUCAÇÃO (É) DIREITO DE TODO CIDADÃO (E) TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL (…)” FICOU MELHOR NÉ?
    3-
    ”No filme “Gummo”, é mostrado uma população local na qual possui diferentes classes sociais (…)” AQUI A PALAVRA ‘MOSTRADO’ ESTÁ ERRADA, PORQUE ELA SE REFERE A ‘POPULAÇÃO’ QUE É UM SUBSTANTIVO FEMININO. POR ISSO, DEVERIA ESTAR ESCRITO ‘MOSTRADA’ OU SINÔNIMOS COMO; RETRATADA, APRESENTADA E ENTRE OUTROS.
    Continue assim! Parabéns!!
    Bjo, espero ter ajudado.
    ; 3 :D

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  2. Olá! Tudo bom?
    Na linha 1 faltou uma vírgula após 1999. No mais, a sua introdução está ótima. Nela se observa contextualização + tese + antecipação argumentativa. Parabéns!
    O seu desenvolvimento 1 está muito bem estruturado, porém você poderia ter feito mais juízo de valor. O juízo de valor é obrigatório na redação do ENEM e ele está relacionado à sua profundidade argumentativa.
    O seu desenvolvimento 2 está um pouco mais expositivo que argumentativo. Embora tenha repertório sociocultural, não há uma analogia com o cotidiano. Você poderia ter explicado que, assim como ocorre no filme, essa é a realidade de inúmeros jovens no Brasil e o quanto isso é um problema (Lembre-se sempre do juízo de valor!)
    Sua conclusão está perfeita! Nela se encontra tudo: Agente, Ação, Meio, Finalidade e Detalhamento. Parabéns!
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 840

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    • Olá, Isabelle. Tudo bem? Muito obrigado por tirar de seu tempo para analisar minha redação :D. Usarei suas dicas para melhorar cada vez mais, e espero ver sua análise nas minhas próximas produções. Um abraço!
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