Mestre

A realidade sobre o trabalho escravo moderno

  • 0

A carga horária de trabalho máxima permitida de acordo com a CLT é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. O que ocorre com assiduidade dentro das grandes empresas no brasil é o excesso de serviço para serem exercidos em poucas horas.

De modo geral, o trabalho industrial está a beira de ser considerado um trabalho escravo, de modo que influencia na carga horária dos funcionários, que acaba ultrapassando sua jornada de trabalho por ainda não ter terminado suas tarefas previstas. Para isso, existe a chamada “hora extra”, um valor que deveria ser pago a mais no final do mês para aquele funcionário que precisou expandir sua jornada em um determinado dia. O que ocorre no Brasil é  que a maioria das grandes empresas não cumpre esse trato, ou até mesmo por ingenuidade do funcionário de não saber a existência desse ganho. Muita das vezes o contrato de trabalho do contratado não permite o exercício da hora extra, porém as atividades são de grande quantidade que de tal modo o funcionário obriga a si mesmo a permanecer no trabalho após o termino do seu expediente, para não deixar de cumprir o seu serviço e não ser chamado atenção por não dar conta.

Vale citar que não existe só a carga horária abusiva proposta pelos empregadores, também pontua-se o trajeto que o trabalhador faz de sua moradia até o trabalho, geralmente utilizando o transporte público, a deriva de várias situações hostis, sendo ela, a longitude do local de trabalho, trânsito, lotação, entre outras. Todas essas situações adversas causam cansaço psicológico e físico no trabalhador, assim chegando já cansado no trabalho por seu trajeto extenso. Tal forma faz com que a mente dos trabalhadores já estejam repletas de pensamentos negativos em relação a seu emprego, pela falta de recurso, salário baixo e grandes jornadas de trabalho cansativas, mas mesmo assim continua no emprego passando por situações abusivas por medo de não conseguir algo melhor.

Ao contrário dos séculos passados, hoje em dia há leis trabalhistas e fiscalizações, o que pode-se fazer para melhorar a qualidade de vida das pessoas em seus trabalhos é o aumento das fiscalizações nas empresas, se possível diretamente com o funcionário para que o mesmo possa expor as irregularidades do seu local de trabalho, a partir dessa fiscalização caberia ao ministério do trabalho  julgar se esse funcionário consegue dar conta do serviço ou se precisa dividir a tarefa, se sim, dessa forma contribui para o aumento de empregos na região. O incentivo para os contratantes darem preferencia para as vagas onde o candidato mora próximo ao trabalho, ou mesmo incluir vans ou transportes privados da própria empresa para aqueles que residem longe, por último a disponibilização de psicólogos e planos de saúde obrigatórios para a avaliação da saúde mental e física do funcionário em relação ao seu trabalho.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 120

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 120

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 120

    Nota final: 640, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    Você poderia ter estendido um pouco a sua introdução e reduzido um pouco a conclusão. Sua redação está boa, mas, pode melhorar. Continue praticando, você irá melhorar bastante. Sucesso nos estudos! ;)

    • 8
  2. Olá! Boa noite.
    Sua redação está boa, mas eu te aconselho a fazer mais citações, mais alusões para enriquece-la. No youtube tem um rapaz que fala sobre alusões que podem ser usadas em qualquer tema, depois da uma olhada.
    Achei que a introdução ficou muito curta, esta era a hora de incluir uma alusão para complementar.
    Os desenvolvimentos, eu sei que é difícil, muitas vezes temos tanto a escrever que fica complicado reduzir, mas tente reduzir um pouco, tente organizar, por exemplo 4 parágrafos com 5 linhas, para não ficar nem muito grande, nem muito pequeno.
    Acho que você está treinando para o Enem, então vou te avaliar de acordo com ele, ok?

    Segue a nota:

    C1: 140 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 110 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 110 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 160 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 170 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 690.

    • 0
  3. Sugestões e correções

    Introdução:
    Corrigir “brasil” para “Brasil”.

    D1: Tentar usar sinônimos da palavra “trabalho”. Exemplos: emprego, ofício, ocupação.

    Conclusão: ” ou mesmo incluir vans ou transportes” corrija para ” ou mesmo incluir vans, ou transportes”. Conjunções alternativas devem ser separadas por vírgula.

    Ademais, boa redação. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.