A realidade e os desafios da adoção tardia no Brasil.

  • 0

A sociologia analisa que a família, instituição essencial à formação do indivíduo, sofreu modificações com o passar dos anos, novas configurações surgiram, entre elas a formadas por filhos adotivos. Contudo, o processo de adoção sofre empecilhos, em especial para crianças mais velhas. Tal realidade é evidenciada em virtude dos perfis incompatíveis com a maioria dos órfãos e a pouca divulgação do processo.

A princípio, vale destacar que a existência de perfis para adoção acarreta a disparibilidade entre candidatos à adoção e crianças à espera de um lar. Na novela “Chiquititas”, em determinado episódio um bebê é deixado em frente ao orfanato e logo surge um casal para adotá-lo, o que intriga as crianças mais velhas. Analogamente a novela, a maioria das famílias opta por crianças menores, de pele clara e sem irmão, quesitos incompatíveis com a maioria dos órfãos. Nesse sentido, faz-se necessário o combate aos estereótipos que prejudicam a equiparação de adotandos-adotados.

Ademais, a pouca divulgação acerca da importância da doação acarreta o cenário atual. O advento da Globalização, da internet e da era tecnocientífica contribuíram com uma maior eficiência na comunicação, entretanto, o processo de adoção ainda é marginalizado em meio a propagação de informações. Nesse viés, nota-se que a falta de promoção do processo impulsiona a existência de preconceitos com idade, cor da pele e irmãos da criança. Dessa forma, urge às autoridades a tomada de medidas que minimizem a problemática.

Infere-se, portanto, a necessidade de combater a problemática recorrente no processo de adoção. Logo, Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, juntamente aos conselheiros tutelar, deve promover uma maior divulgação do processo adotivo. Tal ação deve ocorrer por meio de eventos e debates, mediante meios multimidiáticos, com a participação de atrizes que adotaram, como Glória Maria, e que foram adotados, como Silvia Abravanel, que visam explanar a problemática, compartilhar experiências e estimular o engajamento da população na questão. Para quê, dessa forma, seja possível a formação de uma sociedade mais consciente e o combate à adoção preferencial retratada em “Chiquititas”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii Raiana, tudo bem? Bom, sua redação ficou ótima, a única coisa que eu diria para você especificar mais, é a introdução, e ajustar alguns erros ortográficos. Fora isso, no meu ponto de vista, creio que o resto esta muito bom, sua tese e sua conclusão principalmente! Parabéns pelo seu texto

    • 1
  2. Oi Raiana! No geral, sua redação está muito boa! No entanto, tenho algumas observações:
    1. Na introdução, seria interessante desenvolver sua menção a sociologia, abordando, por exemplo, qual vertente ou sociológo defende essa ideia.
    2. Há um problema de coesão em “novas configurações surgiram, entre elas a formadas por filhos adotivos.”. Acredito que seria melhor que você tivesse iniciado um outro período.
    3. Há um problema de vírgula em “a novela “Chiquititas”, em determinado episódio um bebê”, uma vez que era necessário o emprego dessa pontuação antes de “um”.
    4. A menção ao episódio de Chiquititas não configura uma analogia. Por esse motivo, seria melhor escrever, por exemplo, “A situação demonstrada pela novela evidencia…” (Apesar de não ser considerado um desvio, é bom evitar problemas com corretores mais rígidos).
    5. Há um erro de crase em “Analogamente a novela”.
    6. Sei como pode ser difícil encontra exemplos e estatícias que corroborem com sua opinião, mas seria interessante que você apresentasse algum aspecto que complementação a argumetação do seu segundo parágrafo.
    7. O uso de “Para quê” no último parágrafo exige subordinação ao período anterior. Desse modo, seria necessário o uso de vírgula ou a remoção dessa expressão.
    Perceba que esses são apenas alguns detalhes para a melhoria do seu texto. Apesar disso, ele está muito bem estruturado
    Nota: 880
    Critério 1: 160
    Critério 2: 200
    Critério 3: 120
    Critério 4: 200
    Critério 5: 200
    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
    E não desanime! A prática leva a perfeição ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.