A realidade do trabalho doméstico no Brasil.

  • 1

Na novela “Cheias de Charme”, retrata a história de três personagens que trabalhavam como serviçal que eram desmerecidas e humilhadas no próprio emprego. Fora da ficção, tal atitude não difere muito do que se vê no dia a dia da sociedade brasileira, principalmente quando se observa o trabalho doméstico no Brasil. Urge, pois, uma análise da falta de legislação e a desigualdade social como principais responsáveis pela estabilidade do revés.

Em primeiro lugar, é válido reconhecer como o desprezo por diaristas é uma ocorrência atual, isso, infelizmente, é uma causa direta do individualismo. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que cerca de 70% da categoria, a qual reúne 5,7 milhões eram mulheres, não possuem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada. Quanto mais essa categoria permanece desprotegida de direitos trabalhistas, mais são reforçadas as desigualdades históricas e o preconceito por classes. Dessa forma, a união da sociedade é essencial para garantir o bem-estar coletivo e combater a falta de empatia das pessoas relacionado a tal estigma.

Por conseguinte, nota-se uma omissão governamental. O filósofo libertário Barnett, em uma de suas análises críticas, pontua que o Estado é incapaz de obedecer às suas próprias leis, de forma a ser necessariamente ineficiente e contraditório como legislador. Dessa maneira, por mais que o governo tente atenuar o impasse impondo medidas, ainda não é suficiente para garantir o reconhecimento dos trabalhadores domésticos. Assim, fica explicito que os problemas ainda persistem devido ao descaso governamental.

Portanto, é fundamental que o preconceito por classe seja atenuado. Para isso, o Governo Federal, deve implantar leis mais severas, eventos de conscientização em grupo e materiais didáticos para as escolas, também poderia investir em um programa “Diaristas Merecem Respeito”, por meio do Ministério de Justiça e de Educação, e pela mídia, aplicando políticas e ações mais precisas e rigorosas, para que diminua ou até mesmo para desaparecer esses pensamentos e atos preconceituosos. Somente assim, será possível solucionar o entrave e, felizmente, alcançar um equilíbrio social duradouro.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi! Eu fiz uma leitura minuciosa do seu texto e de acordo com meus conhecimentos, elaborei esta correção, espero ajudar.
    Separei minha avaliação em dois principais conceitos: análise gramática e análise coesiva.

    Análise Gramática:

    Introdução:
    —Por você ter usado “Na novela” no inicio do texto, usando ‘na’ ( junção em + a) ao invés de usar apenas o artigo ‘a’, seria recomendável que a palavra ‘retrata’ fosse acompanhada pelo pronome ‘se’, mas nesse caso seria necessário o retiro da vírgula. Ou seja, há dois reajustes para esta frase:
    1) Na novela “Cheias de Charme”, retrata-se a história […]
    2) A novela “Cheias de Charme” retrata a história […]
    (Como isto é uma frase de abertura para a introdução de uma redação, é altamente recomendável a opção 1, pois a opção 2 dá um aspecto de ser um texto informacional; uma sinopse da novela em questão).
    —A palavra ‘serviçal’ deveria ser empregada no plural por se tratar não de uma, mais de três personagens. Palavra ajustada: ‘serviçais’.

    Desenvolvimento 1:
    —Na frase “a falta de empatia das pessoas relacionado a tal estigma.” há um erro na palavra ‘relacionado’, que deveria, de acordo com a concordância verbal, ser escrita como ‘relacionada’. (concordância verbal em ‘a falta’)

    Desenvolvimento 2:
    —Na palavra explicito, há uma falta de acentuação. Palavra ajustada: Explícito

    Conclusão:
    —Em “[…] para que diminua ou até mesmo para desaparecer esses pensamentos e atos preconceituosos.”, há uma diferenciação visível no modo do uso/conjugação de verbos quando ambos deveriam estar em uma certa concordância um com o outro para manter a unanimidade da frase. Sugestão:
    1) “[…] para que diminua ou até mesmo para desapareça esses pensamentos e atos preconceituosos.”
    2) “[…] para diminuir ou até mesmo para desaparecer esses pensamentos e atos preconceituosos.”

    Análise Coesiva:

    Introdução:
    A estratégia de começar com um repertório é bastante eficiente, e você usou bem esse recurso ao contextualizar a situação do trabalho doméstico da novela e levando para uma comparação com a situação brasileira acerca do tema. E ainda aproveitou bem a última linha para apresentação das suas teses, o que é esperado de uma ótima redação, parabéns! Mas quero ressaltar um pequeno erro (realmente pequeno; quase insignificante) : é o fato de, se minha interpretação estiver correta, as suas teses estão em “ordem trocada”, observe:

    TESE 1: um dos principais responsáveis pela realidade brasileira acerca do trabalho doméstico é a falta de legislação.

    TESE 2: outro fator responsável é a desigualdade social.

    Mas você acabou desenvolvendo a Tese 2 no primeiro desenvolvimento, e a Tese 1 no segundo desenvolvimento, o que confunde o leitor. (Posso estar errada quanto a isso, mas ao analisar sua redação tive a sensação desta troca de ordem)

    Desenvolvimento 1:
    A apresentação de dados do IBGE foi bem feita, então não há pontos negativos nesta questão, mas por outro lado, a frase “Quanto mais essa categoria permanece desprotegida de direitos trabalhistas, mais são reforçadas as desigualdades históricas e o preconceito por classes” é que leva o leitor a uma pequena confusão, pois isso faz parecer que você está desenvolvendo a tese 1 (apresentada acima), enquanto no resto deste parágrafo, parece que você desenvolveu a tese 2. Um parágrafo um tanto bipolar, eu diria.

    Desenvolvimento 2:
    Se a sua intenção neste texto era desenvolver a tese 1 apresentada acima, você fez um trabalho IMPECAVÉL, e a citação filosófica indireta que você fez realmente caiu muito bem para sua explicação. O fato de saber contextualizar uma citação/alusão ao tema ou à tese, é de fato, útil. Não há erro coesivo aqui.

    Conclusão:
    Eu particularmente não encontrei falhas em sua proposta de intervenção, sua atenção para até nomear o nome do projeto sugerido é realmente plausível (estou me referindo a esta frase: “também poderia investir em um programa ‘Diaristas Merecem Respeito’”).

    Comentário Extra: Eu ainda não sei dar notas às redações, porém quero deixar o comentário de que sua redação foi muito bem desenvolvida (se tirasse mais de 900, eu não ficaria surpresa), apenas tome cuidado para não fazer um texto relativamente grande, pois se você vai fazer o ENEM, por exemplo, e quer tirar uma boa nota não apenas pela redação e sim pelas questões também, não use muitas palavras, afinal, texto dissertativo-argumentativo tende a ser objetivo e direto.

    Por favor, use meu comentário de modo construtivo.

    • 1
  2. Seu texto está muito bom! Você estruturou corretamente todos os parágrafos, sem comentários negativos em relação a estrutura do texto. Um único contratempo é em relação a competência, visto que seu texto possui alguns erros de vírgula.
    No primeiro parágrafo “Na novela “Cheias de Charme”, retrata…” o correto seria Na novela “Cheias de Charme” é retratado…, pois dessa forma é mantido a concordância e a estrutura sintática correta.
    Na conclusão “Para isso, o Governo Federal, deve…” O correto seria Para isso o Governo Federal deve…, pois é preciso manter a estrutura sintática (sujeito não é separado do verbo).

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: 960

    • 1
  3. BOA NOITE !
    TEMA MUITO BOM, VAMOS LÁ =)

    PONTOS QUE ESTÃO PRESENTE EM SUA REDAÇÃO:
    Repertório introdutório
    Uso de conectivos
    Tese bem apresentada
    Tópicos frasais estruturados
    Dados
    Argumentação coesa
    Não houve fuga do tema
    Parágrafos com ideias coerentes
    Interligação de períodos, ok

    PONTOS QUE SE FAZEM AUSENTE :

    * Senti falta apenas de uma conclusão paragrafal em cada um dos parágrafos. Ficaria mais rica se colocasse. Por exemplo: Portanto, faz-se necessário a intervenção do (s) problema (s) …
    Nessa linha de pensamento.

    CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA :

    Competência 01: 180
    Competência 02: 200
    Competência 03: 180
    Competência 04: 200
    Competência 05: 200

    CONCLUSÃO:
    Agente + : Ministério da Cidadania
    AÇÃO + : crie um projeto contra atitudes antiéticas na política nacional, elaborando palestras e campanhas,
    MEIO + : por meio de anúncios nas redes sociais e na TV aberta
    DETALHAMENTO +
    FINALIDADE + : com o fito de informar os indivíduos sobre seus direitos e deveres
    RESULTADO + : Somente assim será possível reverter tal problemática.

    **** DICA:

    # Cuidado com a(s) palavra (s) terminadas em NDO, pois o GERÚNDIO INDICA AÇÃO INACABADA OU EM ANDAMENTO. Ao invés de usar o gerúndio use palavras que indique certeza. Isso trará mais autoria em sua redação. ok?

    ESPERO TER TE AJUDADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS…….
    Precisando estarei a disposição para ajudar ^_^

    • 0
  4. Não sou muito boa nisso, só quero ganhar meus pontos pra escrever minha redação kkkkk. Tua redação tá muito boa, parabéns👏👏
    Teu texto corresponde muito bem à estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, a saber:

    -apresentação de um ponto de vista ou tese;

    -defesa da tese por meio de argumentos;

    -sugestão de proposta de intervenção prática e detalhada para os problemas discutidos no texto.

    • 0
  5. Introdução:
    1- Remover o “pois” (linha 5)

    Desenvolvimento 01:
    1- Remover o “infelizmente” (linha 2)

    Desenvolvimento 02:
    1- Muito bom!

    Conclusão:
    1- Ótimo

    Gostei muito do seu texto, ficou muito bom mesmo!! Só algumas palavras que eu mudaria mas nada demais, nem tem o que corrigir. Vc tá de parabéns.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.