A realidade do bullying nas escolas brasileiras

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Na obra “O Cidadão de Papel”, o jornalista Gilberto Dimenstein critica o sistema de leis do Brasil, o qual possui uma boa elaboração, porém carece de efetividade, na prática. Sob esse viés, a crítica da obra sobredita se aplica ao contexto nacional quanto ao entrave, pois é uma questão a ser solucionada. Logo, é necessário medidas para solucionar o impasse, motivado pela banalização da sociedade e pela falta de discussões sobre o assunto.

Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade como uma das causas do empecilho no país. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt criou a expressão “Banalidade do Mal”, a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo a torná-las banais. Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, visto que parte da população é ou foi vítima de violência psicológica, ou física no ambiente escolar, acarretando na baixa autoestima, depressão e até mesmo suicídio. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.

Ademais, a carência de discussões acerca do bullying nas escolas é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, alguns temas são omissos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada no fato de que crianças e adolescentes sofrem agressões na escola devido as suas diferenças, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, acarretando na manutenção do problema no país. Desse modo, devido à carência de visibilidade dada à questão, a problemática se mantém no Brasil.

Portanto, faz-se necessária ações para conter o empecilho na nação. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação, devem promover palestras instrucionais nas escolas sobre o bullying, com psicólogos ou professores especializados, a fim de conscientizar a criança ou adolescente, sobre as consequências dessas ações ofensivas e consciencializar os pais ou responsáveis a prestar atenção no comportamento dos filhos e sempre acompanhar o desempenho na escola. Feito isso, a realidade destoará da obra de Dimenstein.

 

 

 

 

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5 Correções

  1. C1-120- existem erros na construção de orações
    C2-120- os seus repertórios foram aprofundados ao ponto de não conseguir uma expor seu argumento com clareza
    C3-160- sua estrutura está boa, mas pode ser revisada, em especial na articulação entre parágrafos
    C4-200
    C5-200
    Nota: 800
    OBS: revise os pontos mencionados e sua nota subirá

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  2. Vamos lá
    a sua introdução está boa, tem um repertório que acredito está relacionado ao tema, porém faltou você relacionar com o tema proposto, era para você ter escrito o tema na introdução (quando o corretor estiver corrigindo a redação ele tem que saber o tema a ser discutido sem precisar olhar na ficha da redação) um exemplo, era bom ter escrito um repertório relacionando com o tema( vc fez) depois relacionar com o tema escrevendo as palavras do tema na introdução, e dando um pouco de detalhamento e depois as causas ,e uma frase reflexiva ou crítica.

    No seu desenvolvimento 1, você começou bem, começou com um tópico frasal explícito e um repertório ótimo relacionando bem com a sua causa e um desfecho bom, mas faltou um pouco de detalhamento.

    O seu desenvolvimento 2 está bem estruturado como o desenvolvimento 1, mas faltou também um pouquinho de detalhamento era para você argumentar mais um pouco.

    Sobre a sua conclusão você começa com um tópico frasal conclusivo, e a sua proposta intervenção está boa e termina com uma frase relacionando ao seu repertório anterior isso é ótimo!

    continue assim melhorando os seus erros que logo logo chegará aos 900+

    Bons estudos

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  3. Nota: 960

    Corrigi com base nessa estrutura:

    Introdução:
    Repertório/contexto + apresentação do tema + tese + fechamento

    Desenvolvimento:
    Conectivo + tópico frasal + repertório + causa + consequências + fechamento do parágrafo

    Conclusão:
    Conectivo + tema + agente + ação + modo/meio + finalidade + fechamento + retoma a tese

    Erros nas competências:

    Competência 1: 2
    Competência 2: 1
    Competência 3: 0
    Competência 4: 2
    Competência 5: 0

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  4. Na obra “O Cidadão de Papel”, o jornalista Gilberto Dimenstein critica o sistema de leis do Brasil, o qual possui uma boa elaboração, porém carece de efetividade, (VIRGULA SEM NECESSIDADE ESSA )na prática. Sob esse viés, a crítica da obra sobredita-ESSA PARTE ESTA UM POUCO CONFUSA,EU COLOCARIA “CITADA” DO QUE SOBREDITA ENCAIXA MELHOR NO CORPO TERXTUAL- se aplica ao contexto nacional quanto ao entrave –> QUE È UMA QUES… – pois é uma questão a ser solucionada. Logo, é necessário medidas para solucionar o impasse, QUE É motivado pela banalização da sociedade e pela falta de discussões sobre o assunto.

    Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade como uma das causas do empecilho no país. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt criou a expressão “Banalidade do Mal”, a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo a torná-las banais.
    ESSA PARTE NECESSITA DE UMA RECONSTRUÇãO POIS ESTA CONFUSA –> Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, visto que uma considerável parcela populacional já foi vítima de violência psicológica ou física no ambiente escolar,isso pode acarretar na baixa autoestima, depressão e até mesmo suicídio nos expostos à esses tipo de situação. Dessa forma, devido à normalização desse problema ocorre um agravamento do meio social.

    Ademais, a carência de discussões acerca do bullying nas escolas é um dos motivadores do impasse(repetição). A CARENCIA DE DISCUSSOES ACERCA DO BULLYING NAS ESCOLAS COLABORA PARA A AMPLIAÇAO DELE .Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, alguns temas são omissos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada no fato de que crianças e adolescentes sofrem agressões na escola devido as suas diferenças, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, acarretando (repetição)na manutenção do problema no país. PARAGRAFO MUITO GRANDE .Desse modo, devido à carência de visibilidade dada à questão, a problemática(repetição) se mantém no Brasil.

    Portanto, faz-se necessária ações para conter o empecilho na nação. Para tanto, o Governo Federal(AGENTE), cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação, devem promover palestras instrucionais nas escolas sobre o bullying(AÇAO), com psicólogos ou professores especializados(MEIO), a fim de conscientizar a criança ou adolescente(OBJETIVO), sobre as consequências dessas ações ofensivas e consciencializar os pais ou responsáveis a prestar atenção no comportamento dos filhos e sempre acompanhar o desempenho na escola. Feito isso, a realidade destoará da obra de Dimenstein. DETALHAMENTO PRESENTE MUITO BEM:)

    isso aqui são apenas sugestões, não sou profissional, visto o que eu coloquei sugiro que tentar rever o restante do seu texto, quero destacar que você escreve muito bem e aparenta ter uma ótima bagagem de conhecimentos de mundo, continue treinando a prática é uma ótima aliada da aprovação, espero ter ajudado.

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  5. “Em primeiro lugar” não é considerado um conectivo para o enem, “Nessa perspectiva é uma boa opção para o primeiro parágrafo. Msm q vc tenha saltado o conectivo para frente o corretor n está habituado já q isso é mais comum na conclusão.
    Fora isso existe algumas vírgulas fora do lugar mas sua redação é 900+ com certeza

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